Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel

Lisboa. Mesmo viajando profissionalmente há tanto tempo, admito que tive no Corpo Santo Hotel uma experiência inédita: fui a primeira hóspede a me instalar ali, com direito a assinar livro e tudo. Trata-se de um dos mais novos hotéis 5 estrelas em Lisboa (que anda tão na moda, meu Deus), mas com peculiaridades que poucos têm. 

+ Confira o valor das diárias e a disponibilidade no Corpo Santo Hotel
+ Saiba o endereço dos melhores wine bars em Lisboa

Corpo Santo Hotel
LOCALIZAÇÃO

O Corpo Santo Hotel está instalado no Cais do Sodré, uma das regiões mais concorridas na noite lisboeta. Antes decadente, essa área sofreu um intenso trabalho de revitalização e hoje atrai gente de toda parte com uma concentração incrível de bares, restaurantes e boates (confira aqui alguns dos melhores bares do Cais do Sodré).

Logo em frente fica a igreja do Corpo Santo.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Olha esse céu! | Foto Luciana Lancellotti

Uma curta caminhada leva à icônica rua Garrett, no Chiado, e a vários dos melhores restaurantes de Lisboa, como Alma, de Henrique Sá Pessoa, Cantinho do Avillez e Belcanto, de José Avillez.

Por falar em caminhada, outro bom programa é aproveitar os walking tours gratuitos que o hotel organiza, com  1h30 de duração. É, de fato, uma parte muito interessante da cidade para explorar.

O Corpo Santo Hotel também está muito perto do Mercado da Ribeira, que concentra amostras do que é feito de mais interessante em termos de gastronomia em Lisboa.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Foto: Chris Hepburn / Getty

A poucos passos está, também, a Ribeira das Naus, avenida que margeia o Tejo, com direito à contemplação de um incrível pôr do sol e várias outras vistas belíssimas a qualquer hora do dia.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Alguns passos e você já está na Ribeira das Naus | Fotos Luciana Lancellotti

Neste mapa é possível encontrar a localização de alguns dos principais pontos em torno do Corpo Santo Hotel:

.
Corpo Santo Hotel Lisboa
CHEGADA

Três edifícios de arquitetura pombalina formam o atual Corpo Santo Hotel, que se transformou em um prédio de cor clara, com toldos vermelhos em destaque e 77 quartos (mais duas suítes).

Pisos, móveis, tudo recém-instalado, aquela sensação de estrear algo novinho em folha.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
O prédio ocupa boa parte do quarteirão | Foto Corpo Santo Hotel

Quem chega encontra uma recepção decorada com muita madeira e iluminada pela tão exaltada luz de Lisboa. A equipe, calorosa, dá boas-vindas com água aromatizada e frutas. No verão escaldante daquele mês de setembro, vieram a calhar.

Confira o valor das diárias e a disponibilidade no Corpo Santo Hotel
+ Valverde Hotel, luxuoso hotel boutique na Avenida da Liberdade


Já durante o check-in o hóspede é informado sobre o legado histórico do Corpo Santo Hotel e convidado a visitar o subsolo. O nome do hotel, aliás, estou abreviando desde o início deste post, porque, na verdade, trata-se do Corpo Santo Historical Hotel.

Corpo Santo Hotel Lisboa
ARQUEOLOGIA

Esse nome se deve ao resultado de um longo trabalho de escavações realizado durante as obras de construção do hotel, que fez brotar nada menos do que 32 metros de muralha Fernandina. Trata-se de uma estrutura de defesa que ampliou, em 1373, as dimensões de uma cerca velha erguida pelos romanos na época de César.

A muralha recebe esse nome por ter sido construída por ordem do rei D. Fernando, para proteger Lisboa. Na época, a cidade acabava no ponto onde hoje está o Corpo Santo Hotel.

Repare que o vidro foi utilizado para resguardar a muralha, sem comprometer sua observação.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
A muralha Fernandina, dose generosa de história | Foto Estúdio Branco sobre Branco

Durante as obras, foram escavadas, também, ruínas da antiga torre de João Bretão e vestígios do Palácio da Corte Real.

Esses incríveis achados acabaram transformando o subsolo do Corpo Santo Hotel em um núcleo museológico, que ainda não estava concluído quando fiquei hospedada (setembro de 2017).

Motivo: peças encontradas durante as obras estavam sendo analisadas e catalogadas por arqueólogos antes de serem expostas. O conjunto soma mais de mil itens e os arqueólogos, veja você, integram a equipe de funcionários do hotel. 

+ Confira o valor das diárias e a disponibilidade no Corpo Santo Hotel
+ Um almoço no Cantinho do Avillez, em Lisboa

Corpo Santo Hotel Lisboa
RESTAURANTE

No mesmo piso, um corredor de madeira dá acesso ao restaurante do Corpo Santo Hotel, Porter, aberto ao público em geral. O ambiente é despojado, com detalhes como o revestimento cerâmico das paredes inspiradas em escamas de peixes.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
O agradável salão do restaurante Porter e seus pratos cheios de sabor | Foto Corpo Santo Hotel

Uma das boas notícias:  o café da manhã é servido até o meio-dia, com itens da confeitaria portuguesa, iogurtes, granola, queijos, ovos, sucos naturais, croissants, entre outros itens. Há menus do dia por menos de 20 euros, com bebida incluída.

Confira o valor das diárias e a disponibilidade no Corpo Santo Hotel
+ Baixa House: charmosos apartamentos no centro histórico de Lisboa

Corpo Santo Hotel Lisboa
INSPIRAÇÃO MULTICULTURAL

Em cada um dos outros quatro andares, a decoração viaja por destinos que marcaram a história dos descobrimentos portugueses – nada mais propício, afinal o Tejo está logo ali.

Nessa proposta, corredores são adornados por lambris e papéis de parede ganham diferentes tonalidades.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Papéis de parede e essências diferentes a cada andar | Foto estúdio Branco sobre Branco

O projeto assinado escritório BRANCO sobre BRANCO, das arquitetas Vera Moreira e Paula Laranjo, destaca, em cada andar, diferentes regiões do mundo. O Norte da África, com layout que remete ao deserto, ganha essência de flores secas e madeira. A Ásia, por sua vez, conta com papel de parede com motivos orientais e perfume de mirra. Já o Brasil tem seu andar homenageado com plantas e papagaios, perfumado com notas aromáticas de baunilha.

Confira o valor das diárias e a disponibilidade no Corpo Santo Hotel
+ Lisboa moderna: o Myriad by SANA, 5 estrelas debruçado sobre o Tejo

Mas quando entrei no quarto, foi o agradável odor característico do mobiliário novo, das instalações recém-implantadas, que me recebeu.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Um dos quartos novinhos em folha | Foto Corpo Santo Hotel

A decoração privilegia os tons claros e a madeira natural. Me chamaram atenção os azulejos tradicionais portugueses da histórica marca Viúva Lamego, posicionados em pontos estratégicos. Estão, aliás, em todos os quartos.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Azulejos antigos por toda parte | Foto Luciana Lancellotti

Abrem-se as gavetas, surgem dizeres.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Surpresa! Um verso | Foto estúdio Branco sobre Branco

Abrem-se as janelas, surge Lisboa.

Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
A localização central é um ponto forte | Foto Luciana Lancellotti

Os móveis foram desenhados especialmente para o hotel. A experiência sensorial proposta nos corredores continua durante o banho. No box, é possível ajustar vários programas de cromoterapia. Claro que registrei um deles.

Infelizmente, foi apenas uma noite (era meu último dia em Lisboa). E fora a excelente localização e as comodidades de um novo hotel 5 estrelas, eu diria que, se você curte história e arqueologia, o Corpo Santo Historical é o seu hotel. 

Eu já diria isso, aliás, pelo simples fato de um hotel contar com arqueólogos em sua equipe de funcionários. Some-se a localização e… Bingo! Temos aí uma grande opção de hospedagem em Lisboa. Um pedaço da história da capital portuguesa.

Melhor: um hotel com a história, literalmente, a seus pés.

The following two tabs change content below.
Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
A cena do jantar em Festa de Babette
Dirigido por Gabriel Axel, A festa de Babette (Babettes Gaestebud, 1987) conta...
Read More
0 replies on “Novidade em Lisboa: Corpo Santo Hotel”