A receita do miojo perfeito do New York Times

Receita do Miojo Perfeito
Reprodução Craig Lee | The New York Times
Aprenda com o chef Roy Choi a elevar o macarrão instantâneo a um outro nível em apenas 10 minutos

Dia desses, lá estava eu no Twitter, minha rede social favorita, quando vi passar pela timeline uma foto instigante de um lamen apetitoso. Era um post do New York Times Cooking, com uma chamada que dizia mais ou menos assim: “A receita do miojo perfeito. Prepare um lamen instantâneo, adicione um ovo no caldo quente e um pouco de manteiga. Coroe o macarrão fumegante com fatias de queijo americano”.

É claro que cliquei para ver no que aquilo ia dar. E acabei me surpreendendo.

Tratava-se da receita do miojo perfeito do chef coreano-americano Roy Choi, adaptada pelo escritor e editor de gastronomia Jeff Gordinier.

A maior parte dos mais de 600 comentários no artigo era de gente agradavelmente surpresa, após ter preparado e experimentado “o prato delicioso e perfeito para o dia em que se precisa de comida reconfortante, não exatamente saudável, mas para um deleite ocasional”.

.

Sendo assim, que me perdoe Rita Lobo, mas o que você vai aprender a preparar a seguir não é exatamente o que chamam de “comida de verdade”.

Portanto, se você é purista, é muito provável que não goste nada deste post, ainda que eu ressalte que se trata de um prato a apreciar em raros momentos. Em outra palavras, ‘Miojo, aprecie com moderação’

Para os puristas, aliás, recomendo este outro post, sobre o genuíno lamen, que traz a forma correta de comer essa especialidade oriental, além de sugestões de restaurantes para apreciá-lo e até indicações de filmes com o lamen como tema central ou coadjuvante.

Dito isto, vamos em frente.


+ Conheça o macarrão instantâneo com embalagem que vira molho
+ Aprenda como comer lámen como um japonês


A receita do Miojo perfeito do New York Times
QUEM É ROY CHOI
A receita do miojo perfeito do New York Times
@chefroychoi

Nascido em Seul, na Coréia do Sul, e criado em Los Angeles, Roy Choi é um dos principais articuladores do movimento moderno de comida de rua nos Estados Unidos. Choi fundou em 2008 o Kogi BBQ, uma frota de food trucks de fusão de comida coreana/mexicana que circulam por Los Angeles, anunciando pelas redes sociais os locais por onde vão passar, com suas respectivas ofertas.

Não demorou muito e a proposta, tradicionais tacos mexicanos recheados com a condimentada comida sul-coreana, conquistou público e crítica.

Durante as filmagens de Iron Man, em 2008, Choi conheceu o ator Jon Favreau, já que seu food truck havia sido contratado por Gwyneth Paltrow para cuidar das refeições dos atores e de todo o staff. Então Favreau o contratou para ser consultor do filme Chef  (2014). E a amizade entre os dois rendeu o spin-off The Chef Show, exibido pela Netflix.

Na atração apresentada pela dupla, convidados conversam enquanto preparam o que der vontade. Entre o pessoal que já participou estão os atores Gwineth Paltrow, Robert Downey Jr e o chef David Chang, do Momofuku.

Pra concluir: Roy Choi se formou em gastronomia pelo Culinary Institute of America, foi eleito o melhor novo chef pela revista Food and Wine (2010) e nomeado uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo pela TIME (2016), com direito a perfil assinado por niguém menos do que Anthony Bourdain. Também  faturou, em 2017 o prêmio de Restaurante do Ano com o LocoL, pelo L.A. Times, e em 2020 ganhou o prêmio James Beard Foundation como Melhor Apresentador em uma Série de Televisão, por Broken Bread with Roy Choi, veiculada inicialmente pelo Tatemade e agora pelo KCET.

A série mostra outro lado bastante conhecido do chef: Roy é um engajado ativista social. Nos episódios, ele revela o trabalho inspirador de pessoas e organizações que vêm fazendo a diferença, transformando comunidades em Los Angeles por meio da comida.

Vamos lá, admita: agora essa receita de miojo, criada por um chef premiado e endossada pelo New York Times, ganhou moral, não?

Então bora preparar.


A receita do Miojo perfeito do New York Times
CONSIDERAÇÕES
A receita do miojo perfeito do New York Times
“O macarrão instantâneo sempre fez parte da minha vida”, Roy Choi | Getty

De acordo com o editor Jeff Gordinier, a receita do miojo perfeito do chef Roy Choi é praticamente uma amostra da comida de alma sul-coreana direto da embalagem.

A manteiga, o ovo e o queijo ajudam a revestir o macarrão instantâneo e a aprofundar seu sabor. E sobre o lamen (ou ramen) instantâneo, Choi declarou:

É o nosso lanche, nosso sanduíche de manteiga de amendoim com geleia, nossa tigela de cereais, algo que sempre fez parte da minha vida

– Roy Choi, sobre o macarrão instantâneo

Se muita gente já torceu o nariz para o macarrão instantâneo, imagine, ainda, unir a ele fatias de queijo “tipo cheddar”. Mais precisamente o “American Cheese” como eles chamam o queijo processado.

A receita do miojo perfeito do New York Times
American cheese: o queijo processado que, aqui, não pode ser substituído

Mas já aviso de antemão: não adianta tentar substituir o queijo processado pelo cheddar autêntico, porque ele não vai se derreter de forma homogênea na água quente. E o resultado serão pedaços de queijo que se depositam no fundo do bowl/prato.

Já o queijo americano (ou processado) derrete imediatamente e se incorpora da forma ideal ao caldo quente, dando a ele a textura rica e espessa dos noodles das lojas de lamen.

“Nunca mais vou comer lamen instantâneo de outra forma”, comentou um dos leitores.

“Como regra geral, não como alimentos embalados, mas por algum motivo esta receita me chamou atenção”, afirmou outro. “Dizer que fiquei agradavelmente surpreso é pouco”, completou.

A receita do Miojo perfeito do New York Times
ENFIM, A RECEITA
A receita do miojo perfeito do New York Times
Unsplash
INGREDIENTES
  • 1 embalagem de macarrão instantâneo no sabor de sua preferênciaA receita do miojo perfeito do New York Times
  • 1 ovo grande
  • ½ colher (chá) de manteiga
  • 2 fatias de queijo processado (como prato ou cheddar)
  • ¼ colher (chá) de sementes de gergelim torradas
  • ½ cebolinha cortada em fatias finas e enviesadas
PREPARO
  1. Leve 2 1/2 xícaras de água para ferver em uma panela pequena. Adicione o macarrão instantâneo e cozinhe por 2 minutos.
  2. Junte o conteúdo do sachê que vem junto com o macarrão instantâneo, mexa e continue cozinhando por mais 30 segundos.
  3. Retire a panela do fogo e acrescente o ovo com cuidado. Atenção: não mexa; puxe o macarrão sobre o ovo e deixe descansar por um minuto para escaldar (veja no vídeo abaixo)
  4. Com cuidado, transfira tudo para uma tigela, acrescente a manteiga, o queijo e as sementes de gergelim e misture. Finalize com a cebolinha.

Posso garantir que em uma noite fria o miojo perfeito é quase como um abraço. A primeira vez que fiz ficou assim:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Luciana Lancellotti 🅱️⛔️ (@gourmetviajante) on

 

Penso em algumas variações, quando for preparar novamente. Algo como substituir o conteúdo do sachê por molho shoyo, por exemplo. Também quero testar com apenas uma fatia de queijo. E, quem sabe, substituir as sementes de gergelim torradas por sementes de chia…

Por enquanto, apenas ideias, porque, repito, a receita original é mesmo boa.

Fique agora com o vídeo do próprio Roy Choi preparando o miojo perfeito.

Inspire-se e bom apetite!

.

Quando você prepara o lamen instantâneo, é sua jornada pessoal, uma espécie de religião. Todos nós nos encontramos por meio da mesma fonte de energia ”

– Roy Choi

Tags from the story
, , , , ,
More from Luciana Lancellotti

Cookies de baunilha com chocolate

Fosse em outra época,  eu sequer cogitaria utilizar uma caixa de mix...
Leia mais