Os melhores restaurantes de Mendoza

Divulgação

Aproveitei uma das passagens do enólogo Hervé BirnieScott pelo Brasil para saber, na opinião dele, quais seriam os melhores restaurantes de Mendoza.

Os melhores restaurantes de Mendoza
Divulgação

O francês, que é diretor de enologia da vinícola Terrazas de Los Andes (LVMH), em Luján de Cuyo, vive na região há 25 anos e conhece, como poucos, os lugares mais especiais para comer e brindar na principal região vitivinícola da Argentina. 

+ Vai viajar? Confira este post sobre como arrumar a mala: roupas, documentos, remédios

 

ROTA DO VINHO

Os melhores restaurantes de Mendoza
Foto Luciana Lancellotti

Na última década, Mendoza desenvolveu uma oferta incrível de visitas às vinícolas, com várias paradas para simplesmente uma taça, comprar alguns vinhos ou, mesmo, um almoço harmonizado. “Além da Terrazas de los Andes, recomendo a Ruca Malen e a Dominio del Plata, de Suzana Balbo“, diz o enólogo.  

“É uma experiência sensorial que passa pela vista, com a Cordilheira, linda, em volta,  e pela cultura: a oportunidade de entender o resultado do trabalho de um grupo de imigrantes que, ao chegar, plantaram suas primeiras vinhas”.

Recentemente estive na Bodega Ruca Malen e registrei, na íntegra, o menu degustação oferecido pela vinícola. Confira fotos e impressões sobre essa experiência gastronômica em Mendoza.

MARÍA ANTONIETA

Os melhores restaurantes de Mendoza
Divulgação

Um dos restaurantes mais recentes de Mendoza, o Maria Antonieta tem no comando a chef Vanina Chimeno, pupila de Francis Mallmann. A base da gastronomia é franco-italiana, com toques da cozinha caseira argentina. “O lugar tem uma comida que costumamos chamar de generosa, não apenas em quantidade, mas também em sabor,” diz.

O restaurante María Antonieta  também oferece um brunch bastante concorrido na cidade.

AZAFRÁN

Os melhores restaurantes de Mendoza
Foto: Luciana Lancellotti

Entre os melhores restaurantes de Mendoza, o Azafrán, no centro da cidade, é ambientado em um velho armazém, cercado por prateleiras e um antigo balcão.

O cardápio criado pelo chef Pablo Ranea combina produtos de Mendoza com estilos da cozinha internacional. “O mais divertido é escolher o vinho pessoalmente na cave, que fica na parte da frente do restaurante, onde é possível, também, jantar, tendo em volta rótulos incríveis.” 

LA MARCHIGIANA

Os melhores restaurantes de Mendoza
Divulgação

Sabores da Itália e da Argentina se fundem no cardápio do La Marchigianaum dos restaurantes mais tradicionais de Mendoza, atualmente nas mãos da terceira geração da família fundadora.

Os destaques são as massas artesanais e o assado. “É um daqueles clássicos que nunca decepcionam, frequentados por pais e avós com alta exigência qualitativa, as lasanhas são incríveis”, recomenda.

1884

Os melhores restaurantes de Mendoza
Foto: Luciana Lancellotti

Nesta lista dos melhores restaurantes de Mendoza, não poderia faltar o 1884, instalado na Bodega Escorihuela Gascón. O lugar tem, à frente, Francis Mallmann, chef mais respeitado da Argentina, conhecido como o mestre dos fogos. No cardápio, o destaque são as carnes, preparadas na brasa com maestria: cabrito, leitão, enormes cortes de carne de primeira e o frango, preparado em um grande fogão à lenha ao ar livre.” A carta de vinhos tem nada menos do que 75 páginas”.

Em tempo: Mallmann também criou o Siete Fuegos, no interior do  The Vines of Mendoza Resort & Spa, que também merece ser conferido.

DANTESCO

Os melhores restaurantes de Mendoza
Divulgação

“Mais para os lados de Chacras de Coria, o Dantesco é um lugar muito bom, com ótimos vinhos”, recomenda o enólogo. Considerado o melhor entre os novos restaurantes de Mendoza, o Dantesco se distribui por várias salas, que recebem os nomes dos pecados capitais.

A cozinha está sob o comando do chef-celebridade Jesús Cahiza e a carta contempla mais de 300 rótulos argentinos. Um misto de bar, restaurante, vinoteca, delicatessen e rotisseria. 

 .

Leia a série sobre Mendoza

.

  1. Informações gerais sobre Mendoza
  2. Visita à bodega Ruca Malen, em Agrelo
  3. Em Mendoza, o melhor restaurante em vinícola do mundo 
  4. Visita à bodega Nieto Senetiner, em Vistalba
  5. Os melhores hotéis de Mendoza
  6. Os melhores restaurantes de Mendoza, por Hervé BirnieScott..
  7. Mais sobre a Argentina


    1. Dicas exclusivas da chef Paola Carosella para curtir Buenos Aires
    2. Entrevista com Laura Catena, da Catena Wines
    3. Patagônia e Buenos Aires: um passeio pelos sabores argentinos
    4. O chá da tarde no hotel Alvear Palace, em Buenos Aires

    .

The following two tabs change content below.
Os melhores restaurantes de Mendoza
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Os melhores restaurantes de Mendoza

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)