Checklist: como arrumar a mala para viagem

Como fazer a mala
Foto Filippo Bacci | Getty

Como arrumar a mala para viagem? Passaporte, certificado internacional de vacinação, tickets e vouchers, roupas e sapatos… Houve um tempo em que reunir tudo isso era um estresse, batia aquele receio de, a qualquer momento, perceber que esqueci algo essencial para a viagem. Por mais que a gente viaje, aprender como fazer a mala é uma lição que se aprende continuamente.

Porque não adianta. Toda viagem tem um momento Kevin, bem parecido com a cena do filme Esqueceram de mim, quando Kate McCallister (Catherie O’Hara) faz mentalmente uma checklist no avião e percebe esqueceu em casa o filho, Kevin (Macaulay Culkin).

Felizmente, para mim, tais momentos têm sido cada vez mais raros, graças à organização. É tanto vaivém pelos ares que resolvi criar vergonha e desenvolver checklists para me facilitar a vida.

Todas têm sido muito eficientes e vou compartilhá-las com você.

Certamente há itens diferentes dos que você costuma levar, mas seguindo os passos abaixo, não há como esquecer o essencial, já que são listas bem úteis para arrumar a mala para viagem.

  • A primeira destaca itens de documentação e conforto a bordo.
  • A segunda traz produtos de higiene pessoal.
  • Depois, um kit de remédios/primeiros socorros.

E, por fim, uma série de conselhos úteis sobre a escolha de roupas e acessórios para arrumar a mala para viagem de forma prática e versátil.

Ao arrumar a mala, é sempre útil, também, consultar o site da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – para se inteirar sobre artigos permitidos e proibidos em bagagens de mão e despachadas. Confira a lista aqui.

Como Arrumar a Mala
DOCUMENTOS E COMODIDADES A BORDO

.
Alguns dos itens listados aqui são fornecidos ou não pela companhia aérea. Por exemplo, máscara para os olhos, tampões para ouvidos, fones, escova e pasta de dente são disponibilizados nas classes executiva e primeira. Dependendo da companhia, alguns itens também são fornecidos para a classe econômica.

Ainda assim, independentemente da classe em que vou viajar, não mudo a lista.

Vamos lá:

1. Passaporte

2. Cópias do passaporte (o original fica sempre no cofre do hotel).

3. Certificado internacional de vacinação (que nunca sai de dentro do meu porta-passaporte).

4. Vistos, se o(s) país(es) de destino exigir(em).

5. Carteira de seguro viagem. Nunca, NUNCA viaje sem um seguro viagem.

6. Comprovantes aéreos, vouchers para transporte e hotel.

7. Carteira de motorista (na versão internacional, se o país de destino exigir).

8. Cartões de crédito e débito, ou traveler checks (não costumo usar estes últimos). Importante: não esqueça de validar os cartões junto à administradora para utilização no exterior no período de viagem.

9. Dinheiro (admito que viajo com quase nada em espécie, apenas o suficiente para alguma despesa no aeroporto e trocados para gorjetas no hotel ou para motoristas, em dólares e/ou na moeda local).

10. Cinta para guardar dinheiro e documentos, se você tem o hábito de usar.

11. Livro, Kindle e/ou iPad. Em poucos lugares você terá o raro prazer de não ter a leitura interrompida como em um avião..

.
12. Laptop (para quem trabalha a distância, como eu).

13. Câmera fotográfica

14. Cases, fontes e carregadores de laptop, celular, Kindle, câmera e adjacências.

15. Lista de contatos importantes, como emergência (seguro viagem), embaixada brasileira, companhia aérea (tenha em mãos também o número de fidelidade) etc.

16. Sacola dobrável para levar dentro da mala, em caso de trazer aquisições ou lembranças.

17. Guias/mapas (físicos ou em aplicativos). O portal Viagem e Turismo fez uma lista bem legal com os aplicativos de viagem mais úteis. Confira aqui.

18. Fones de ouvido (e/ou protetores de ouvido).

19. Máscara para os olhos (não o rímel, mas o bloqueador de claridade).

20. Óculos de sol (e de grau/lentes de contato, se você precisar).

21. Guarda-chuva no menor tamanho e peso possíveis

22. Uma pashmina pode ser bem útil quando a temperatura cair no avião e também ao desembarcar em um destino frio.

23. Caderninho de notas e caneta.

,

24. Mini-cadeados (mesmo com a mala equipada com  TSA, levo sempre um avulso, como garantia).

25. Adaptador universal de tomadas. Há vários modelos por bons preços aqui

26. Balança digital para bagagem – vai te ajudar um bocado na hora de arrumar as malas e dividir o conteúdo na volta, porque sempre se compra algo e as malas, claro, pesam mais. O modelo que uso pode ser comprado aqui.

27. Uma garrafinha de água mineral, adquirida já no setor de embarque.

28. Roupa extra: um par de lingeries, uma calça e uma blusa (nunca se sabe, caso a bagagem seja extraviada, quanto tempo você terá que esperar).

 Como Arrumar a Mala
HIGIENE PESSOAL 

.
A bem da verdade, boa parte dos itens abaixo você pode optar por comprar no destino. Deixo para fazer isso apenas com xampus e condicionadores, por exemplo, e só. Porque itens como escova, creme dental  e desodorante são essenciais não somente a bordo, como também no aeroporto, durante conexões, e em todo o trajeto até chegar ao hotel.

1. Escova, creme e fio dentais (limpador de língua e enxaguante bucal em versão mini, se você também tem o hábito)

2. Escova de cabelo/pente

3. Hidratantes facial e labial

4. Gel antibacteriano para as mãos

5. Lenços de papel

6. Desodorante

7. Nécessaire com maquiagem e cremes para cuidados faciais (para os homens, gel/creme e lâmina de barbear)

8. Lenços demaquilantes

9. Mini-secador e/ou chapa para o cabelo/babyliss, depende do que você costuma utilizar. É raro eu levar secador, já que hotéis, normalmente, fornecem o aparelho. Quando isso não acontece, opte por um modelo bivolt como estes.

10. Perfume

11. Um frasco de shampoo a seco, para emergências.

12. Lixa de unhas e um vidrinho de esmalte na cor que você estiver usando, para retoques emergenciais. Se precisar de removedor de esmaltes, compro em uma farmácia local.

13. Mini-kit de costura, com agulha e pedaços de linhas em cores básicas, botões e colchetes (há hotéis que fornecem entre as amenities, costumo manter comigo na carteira, são sempre úteis)

14. Tesourinha ou canivete suíço (atenção: nunca levar a bordo).

 

Como Arrumar a Mala
REMÉDIOS 

.
Preciso admitir que enlouqueço cada vez que entro em uma Walgreens, CVSBoots ou Monoprix. Sou hipocondríaca assumida e adoro me sentir tranquila com meu pequeno arsenal de viagem (e minhas aquisições em drogarias locais). O resultado é óbvio: a maior parte dos remédios fica praticamente intocada. Mas é o preço da minha tranquilidade.

Obviamente, não quero estimular ninguém a levar ou comprar tantos medicamentos, a lista abaixo é muito pessoal. Ainda assim, não se esqueça que alguns itens, como analgésicos e antialérgicos são fundamentais.

E não custa lembrar: sempre consulte seu médico antes de preparar seu kit de remédios para viagem.

1. Analgésico

2. Antiácido

3. Pastilha para a garganta

4. Anti-histamínico (antialérgico – há opções que não provocam sonolência, consulte o farmacêutico)

5. Antidiarreico

6. Antigripal

7. Antigases (em cápsulas gelatinosas ou gotas)

8. Descongestionante nasal

9. Medicamento contra enjôo

10. Laxante

11. BandAid e curativos em geral (esparadrapo, gaze)

12. Colírio/gel lubrificante ocular

13. Termômetro digital

14. Um sachezinho de sal, em caso de queda de pressão a bordo.

15. Vitaminas e remédios de uso contínuo.

Atenção:  se você precisar levar medicamentos controlados, eles devem estar acompanhados das respectivas receitas médicas.

 Como Arrumar a Mala
ROUPAS E ACESSÓRIOS

 

Ao escolher as roupas para uma viagem, não sigo uma lista específica de itens. Prefiro adotar o bom senso. Primeiro, claro, verifico a previsão do tempo no destino, tendo sempre em mente que qualquer cidade está sujeita a um veranico durante o inverno ou a ser assolada por uma frente fria no verão.

Opto, sempre, pelo estilo clássico, com cores neutras, lenços, scarpins, camisas brancas, bolsa de mão (com alça maior alternativa), sempre coordenando com peças informais e toques de cor, pra evitar aquele ar mais austero. E nada de exagerar no número de peças, porque a maior parte das roupas você não vai usar mesmo. Dá uma olhada nessas combinações feitas pelo blog Good Life, a partir de 9 peças e acessórios. Veja como tudo é questão de escolher peças-chave e saber combiná-las. Aliás, vale compor os looks em casa e fotografá-los com o celular.

Checklist: como arrumar a mala para viagem
goodlifeforless.blogspot.com

Vamos a algumas convicções adquiridas nos últimos anos.

  • Jeans são universais. Procuro escolher uma peça sequinha, com corte e caimento mais elaborados, que me permitam usá-la tanto de dia – com camiseta, em um look mais casual – como com um blazer e saltos à noite, por exemplo.
  • Leggins são os melhores curingas: proporcionam conforto no avião e versatilidade ao longo da viagem. Claro, sempre tomando o cuidado de cobrir os quadris com uma blusa mais longa ou blazer, por exemplo. Com sapatilhas no estilo Audrey ou botas estilosas sem salto e uma bolsa linda, é só arrematar com uma pashmina (esta, sim, pode ser em tom mais vibrante ou animal print, para quebrar a sobriedade do visual). Uso leggins até mesmo sob vestidos, com sapatilhas mais bacanas, ficam perfeitas para um programa à tarde que inclua caminhadas, por exemplo.
  • Camisetas funcionam com tudo: do jeans com sapatilha (e blazer)  à saia lápis com scarpins. Aposto, sempre, nas com decote em “v”.
  • Vestidos também são super versáteis em viagens, porque passeiam da manhã à noite – ganham cara nova com camadas e acessórios.
  • Por falar em roupas em camadas, elas são ótimas para viagens porque acompanham as mudanças climáticas durante todo o dia, além de ajudar a criar novos looks, trazendo cor e textura para peças básicas. Para facilitar a sobreposição, prefiro as peças leves: um cardigan, um suéter, uma echarpe mais vibrante. Vale também uma jaqueta jeans bacana. Uma terceira peça sempre incrementa o visual e multiplica as opções durante a viagem.
  • Acessórios trazem brilho imediato ao look. O cinto certo, um colar maior para alongar a silhueta, a clutch pra a noite… E pérolas, sempre elas. Não precisam ser verdadeiras, claro, mas se optar por bijoux, invista, por exemplo, em um colar de qualidade, com nós entre as contas. Os óculos de sol corretos também trazem uma boa dose de charme ao visual.
  • Echarpes, pashminas e lenços ocupam pouco espaço na bagagem e trazem ar novo ao look.
  • Quanto aos sapatos, tenha em mente que você vai passar boa parte do tempo caminhando, então aposte nos confortáveis e deixe o salto para um jantar à noite, por exemplo. Para uma semana de viagem, três pares são perfeitamente suficientes: uma bota baixa, uma sapatilha (ou tênis bacana) e um scarpin ou sandália de salto. E, por favor, nada de estrear sapato em viagem, seus pés agradecem.
  • Lingeries, meias e, se o clima for frio, segundas peles e meias-calça – estas últimas ocupam pouco espaço na mala e mudam o visual. Aliás, a gringa é o lugar para comprar meias-calça: há múltiplas cores e texturas disponíveis, a preços ótimos.
  • Peças mais volumosas, como um trench-coat, por exemplo, costumo usar no dia da viagem de avião, para economizar espaço na mala. Ou então, ou levo na mão.

Bem, é isso.

Espero que as dicas tenham sido úteis para você. Ficou bem grande, é verdade. Mas optei por deixar as listas no mesmo post para otimizar seu tempo, nessa tarefa ao mesmo tempo árdua e deliciosa de arrumar a mala para viagem.

Pra terminar, deixo ainda o site da Dufry, por onde é possível fazer reservas de produtos no duty free, durante o embarque e o desembarque em vários aeroportos do país, sem perder tempo escolhendo ou pegando filas. O serviço de reservas é gratuito e pode ser feito com antecedência máxima de 35 dias e mínima de 3 dias úteis da data da viagem. Reserve aqui e boa viagem!

The following two tabs change content below.
Checklist: como arrumar a mala para viagem
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem. Foi diretora de redação de publicações especializadas como Wine.com.br e Meridiani, e crítica de restaurantes da revista Playboy, além de repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Checklist: como arrumar a mala para viagem

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)