O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa

O melhor do Mercado da Ribeira
Foto: Chris Hepburn / Getty

Dando continuidade ao post sobre os Mercados de Lisboa indicados pelo chef Vitor Sobral, aproveito para sugerir o melhor do Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, que vem a ser, atualmente, o mercado mais concorrido da capital portuguesa. E não é para menos: o Mercado da Ribeira em Lisboa é o primeiro do mundo onde o conjunto de atrações gastronômicas é resultado de uma curadoria cuidadosa feita pelos críticos da revista Time Out.

O Mercado da Ribeira é o primeiro do mundo onde as atrações são resultado de uma curadoria feita pelos críticos da Time Out

Em outras palavras, tudo o que está à venda ali foi, literalmente, experimentado e aprovado por especialistas. Para atuar no Mercado da Ribeira, um estabelecimento precisa ter ao menos 4 ou 5 estrelas nessa avaliação.

+ 4 hotéis incríveis em Lisboa
+ Um guia para visitar as vinícolas próximas a Montevidéu

Eis um vídeo curtinho feito pelo pessoal do blog alemão TUI, com um passeio pelo Mercado da Ribeira:

O Mercado da Ribeira em Lisboa se transformou em um fenômeno de público: ali se tem a oportunidade de provar, segundo a Time Out, o melhor hambúrguer de Lisboa, os melhores sushis, a melhor pizza e por aí vai. É a forma mais criativa e democrática de concentrar o trabalho de grandes chefs da cidade: em uma moderna e enorme praça de alimentação.

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução Timeoutmarket.com

Leia mais:
+ Os mercados de Lisboa, por Vítor Sobral
+ Os melhores wine bars em Lisboa

Já sabe em que hotel vai se hospedar em Lisboa? Confira tarifas e fotos:



Booking.com

Ao todo, o Mercado da Ribeira conta com mais de 40 espaços, sendo 24 restaurantes, 8 bares, áreas comerciais e sala de espetáculos, além de espaço para aulas e workshops de gastronomia.

E já que estamos falando de um mercado, há, também, o setor de comércio tradicional, com vendedores de carnes, peixes, frutas e flores, para quem deseja ter um contato mais genuíno com os sabores locais.

http://gty.im/492160968

.

+ Os melhores hotéis de Mendoza, Argentina
+ Os melhores restaurantes de Mendoza, Argentina

O conceito do Mercado da Ribeira em Lisboa deu tão certo que será exportado para outros países pelo Time Out Group.

Mas, com tantas boas opções, por onde começar?

Pensando nisso, reuni, neste post, o que considero o melhor do Mercado da Ribeira, para quem visita pela primeira vez  o lugar.

Vamos às dicas, em ordem aleatória.

O melhor do Mercado da Ribeira

SEA ME – PEIXARIA MODERNA

https://www.instagram.com/p/BYqmJntg26A/?taken-by=gourmetviajante

O Sea Me – Peixaria Moderna faz sucesso no Chiado propondo uma fusão interessantíssima entre os sabores portugueses e japoneses. O resultado: niguiris de sardinha, pastéis de amêijoas, salada de robalo com algas e muito mais.  No espaço do Mercado da Ribeira, há, ainda, uma área para degustação de ostras com diferentes molhos. Vale muito conferir.

+ Os melhores hotéis de Montevidéu, Uruguai
+ Checklist para arrumar a mala de viagem

O MELHOR DO MERCADO DA RIBEIRA  EM LISBOA

HENRIQUE SÁ PESSOA

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução Timeoutmarket.com

Henrique Sá Pessoa é um dos grandes expoentes da nova geração de chefs portugueses. Sua cozinha de autor garantiu ao restaurante Alma, no Chiado, uma estrela Michelin. No Mercado da Ribeira, é possível experimentar um de seus clássicos, o leitão confitado em baixa temperatura, servido com purê de batata doce e pak choi (que aparece na foto acima, no alto à esquerda).

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa

O SURF & TURF

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução: Timeoutmarket.com

O brasileiro naturalizado português Kiko Martins, conhecido em Portugal simplesmente por chef Kiko, abriu neste ano seu espaço no Mercado da Ribeira, com pratos que combinam elementos do mar e da terra, reproduzindo best sellers de seus restaurantes ( O Asiático, A Cevicheria e O Talho). Boas pedidas: o ceviche de peixe branco com pipoca de porco preto, as mini sandes de barriga de porco com camarão e o tártaro de novilho coreano e pera nashi.

Outro espaço relativamente recente no Mercado da Ribeira é do o restaurante Pap’açorda mas, pessoalmente, tive uma péssima experiência na casa original, no Bairro Alto, uma instituição dos anos 1980, que fechou as portas ano passado. Sendo assim, prefiro não recomendar antes de (e se) retornar.

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa 

BALCÃO DA ESQUINA

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Foto: divulgação

Ótima oportunidade no Mercado da Ribeira para conhecer o conceito criado por Vítor Sobral na Tasca da Esquina, em Campo de Ourique: petiscos portugueses com releitura moderna, destacando frutos do mar e bacalhau de excelente qualidade. Amêijoas preparadas com gengibre e limão, camarão com malagueta e alho, conservas caseiras de espadarte e bacalhau e atum com batata doce estão entre os bocados apetitosos servidos no espaço, que conta, ainda, com uma agradável área externa, voltada para a Praça. D. Luís, que você vê na foto acima.

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa

SANTINI

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Divulgação

Os sorvetes da Santini são uma unanimidade entre o pessoal de Lisboa. A marca de gelados artesanais (sim, em Portugal se diz  “gelados”) produzidos de acordo com a tradição italiana tem sua loja mais famosa no Chiado, com filas e filas durante o verão. A partir do verão de 2017, aliás, são produzidos três novos sabores: Água de Coco (abacaxi, raspas de coco e de limão), Tropical (mascarpone, bolacha, doce de maracujá) e Red Velvet (cenoura roxa e limão).

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa

MANTEIGARIA

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução Timeoutmarket.com

Para muitos lisboetas, não, não são os pastéis de Belém os melhores pastéis de nata da cidade. Boa parte garante que são os produzidos na Manteigaria, junto ao Largo de Camões. A confeitaria tem um espaço no Mercado da Ribeira, onde é possível provar seus pastéis de nata com massa folhada crocante e creme sedoso, sem ser enjoativo.

Vai aqui uma foto do pastel de nata da Manteigaria, que postei no meu Instagram:

https://www.instagram.com/p/BYrN-uogwxj/?taken-by=gourmetviajante

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa 

GARRAFEIRA NACIONAL

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução Timeoutmarket.com

O vinho português está brilhantemente representado nas vitrines da Garrafeira Nacional, na Rua de Santa Justa, que já soma quase um século de atividades. O espaço no Mercado da Ribeira traz uma excelente chance de degustar os rótulos nacionais, especialmente Portos e Madeiras – além de uísques, conhaques e aguardentes.

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa

CONSERVEIRA DE LISBOA

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução Timeoutmarket.com

Todo cuidado é pouco neste lugar: as latinhas emblemáticas de sardinhas da Conserveira de Lisboa têm o poder de hipnotizar e certamente você vai comprar muitas delas – e morrer de dó ao abri-las. Já são oito décadas produzindo conservas de peixes e mariscos 100% nacionais que transformaram a marca em uma instituição lisboeta.

O melhor do Mercado da Ribeira em Lisboa

A VIDA PORTUGUESA

O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Reprodução Timeoutmarket.com

Vai ser difícil não cair de amores por este lugar – com lojas em Lisboa e também no Porto – que resgata da forma mais descolada possível muitas das tradições portuguesas, como os sabonetes Arch. Brito, as andorinhas Bordallo Pinheiro, o creme dental Couto e os lápis Viarco. Sem contar os produtos para a cozinha, de facas a tachos. Tudo é charmoso, tudo dá vontade de comprar.

The following two tabs change content below.
O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Guia para receber em casa com charme
Como calcular a quantidade de vinhos para um encontro entre amigos ou...
Read More
0 replies on “O melhor do Mercado da Ribeira Lisboa”