O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes

 Melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
Arte: Gourmet Viajante
Inigualável para servir com nhoque de batata e delicioso com massas industrializadas, como espaguete, penne ou rigatoni, o molho de tomate caseiro criado por Marcella Hazan é muito fácil e rápido de preparar

“Este é o molho de tomate mais fácil de preparar e nenhum outro tem um sabor mais irresistivelmente doce do que ele. Já vi gente rejeitar a massa e só comer o molho puro, às colheradas”. Palavras de Marcella Hazan (1924-2013), maior autoridade em culinária italiana, autora da bíblia  “Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica” (712 págs, WMF Martins Fontes). É, também, sua receita mais famosa. Pois bem, o melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes.

É o melhor molho de tomate do mundo porque foi criado por uma autoridade em cozinha italiana, é facílimo de fazer, fica consistente, aveludado e delicioso, leva apenas 4 ingredientes, pode ser preparado com tomates enlatados e congelado! 

Melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
Peculiaridades

O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes

É fácil, rápido e delicioso. O livro é uma das minhas principais fontes de consulta. Nele Marcella Hazan traça algumas dicas para que o preparo desse molho de tomate delicioso, preparado com cebola e manteiga, seja infalível, e vou compartilhá-las ao longo do post.

Por exemplo, sobre o método básico de cozimento: os molhos para massas podem levar quato minutos ou quatro horas para cozinhar. Mas sempre cozinham por evaporação, que concentra e define claramente os sabores.

Por isso, nunca cozinhe um molho com a panela tampada, ou terá um sabor insípido, fumarento e mal definido.

O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
Marcella Hazan em 1993 | Getty

+ Receita de talharim com rúcula e parmesão com 4 ingredientes
+ Receita de quiche Lorraine com 4 ingredientes


 Melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
A importância de salgar corretamente

De acordo com Marcella Hazan, um molho deve ser suficientemente salgado para temperar bem uma massa.

A insipidez não é uma virtude, nem a falta de sabor, uma glória

No livro, Marcella aconselha a provar o molho antes de temperar a massa e, se o sabor for insosso, é porque falta sal. Sendo assim, o molho de tomate perfeito deve ter sabor suficiente para temperar meio quilo ou mais de massa cozida praticamente sem sal.

Para ter uma ideia da familiaridade que Marcella Hazan tinha com o assunto, em sua participação no The Mind of a Chef, com a chef April Bloomfield, ela percebeu, pelo olfato, que o prato precisava de mais sal. Veja no vídeo abaixo.

 Melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
A escolha dos tomates

Na receita original, Marcella é clara: prefira os tomates frescos e completamente maduros, do tipo italiano, compridos.

Se não encontrar tomates frescos e longos, a melhor alternativa é usar tomates pelados enlatados, de preferência importados da Itália

Dependendo da cidade, é possível, inclusive, encontrar tomates pelados enlatados San Marzano, ou então on-line. Mas você pode utilizar marcas de tomates pelados de boa qualidade, sem ser desse tipo. O tomate San Marzano é considerado o melhor do mundo, pelo dulçor natural, acidez muito baixa e polpa firme.

O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
De formato alongado, o tomate San Marzano tem dulçor natural, acidez muito baixa e polpa firme

Os tomates San Marzano são cultivados na área de Denominação de Origem Protegida (D.O.P.), que abrange as províncias italianas de solo vulcânico  Avelino, Nápoles e Salerno.


+ A receita do Miojo perfeito do New York Times
+ Receita fácil de foccacia de abobrinha e alho


 Melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
A receita 

MOLHO DE TOMATE COM CEBOLA E MANTEIGA
(para meio quilo de massa)

O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes       

  Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de tomates pelados em pedaços, com seu suco
    (ou 1 kg de tomates frescos, maduros e escalfados*)
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola média descascada e cortada ao meio
  • Sal a gosto


    Preparo

1. Leve os tomates frescos preparados ou enlatados a uma panela. Adicione a manteiga, a cebola e o sal.

2. Cozinhe sem tampar em fogo baixo por 45 minutos, ou até a gordura subir à superfície. Mexa de vez em quando, amassando os pedaços de tomate com a parte posterior da colher de pau.

3. Prove e corrija o sal, se necessário.

4. Tire a cebola antes de juntar o molho à massa (ou antes de congelar). Há quem não dispense a cebola ao servir, que fica deliciosa com o molho – veja no vídeo abaixo como é possível cortá-la e utilizá-la no próprio molho ou em outros pratos).


*Para escalfar os tomates, basta mergulhá-los em água fervente por um minuto, escorrê-los e, quando estiverem suficientemente frios, tirar sua pele e cortá-los em pedaços


 Melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
O vídeo

Então vamos lá. Agora que você já sabe como como salgar, escolher corretamente os tomates (frescos ou enlatados) e qual o livro onde pode encontrar esta receita da Marcella Hazan, deixo o vídeo que o pessoal do Food 52 fez, mostrando como é absurdamente fácil preparar o melhor molho de tomate do mundo.

The following two tabs change content below.
O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Para brindar em Miami
Durante minha estadia no Mandarin Oriental Miami, aproveitei para conversar com o então...
Read More
0 replies on “O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes”