Banana bread com chocolate com 4 ingredientes

Facílimo de preparar, este banana bread com chocolate com 4 Ingredientes ganha textura e sabor especiais porque é preparado com manteiga de amendoim e ganha uma porção generosa de gotas de chocolate

Eu já estava devendo esta receita de banana bread com chocolate com 4 ingredientes desde o post sobre os focaccia gardens, que ganharam o Instagram e o Pinterest em vários países desde o início da pandemia. Bem nesse período, com o distanciamento social, muita gente recorreu à cozinha para ter um passatempo e acabou descobrindo um hobby.

E embora aqui no Brasil os pães de fermentação natural resultantes dessa descoberta tenham sido os campeões de exibição no Instagram, em vários países do Hemisfério Norte (sobretudo nos Estados Unidos) a grande sensação foi o recorrer ao tradicional banana bread, que, em tradução literal, significa pão de banana.


+ Aprenda a preparar um bolo de coco levíssimo com apenas 4 Ingredientes
+ Confira a receita do Miojo perfeito publicada no New York Times


Banana bread com chocolate com 4 ingredientes
O QUE É BANANA BREAD?

Apesar do nome,  a verdade é que o banana bread é um bolo de banana bem simples, rápido e fácil de fazer

Nos Estados Unidos é bem comum preparar o banana bread para aproveitar as bananas quando já estão bem maduras.

O nome tem a ver com o formato do bolo, já que para assar o banana bread se utiliza assadeira para pão (ou para bolo inglês). E o bolo de banana fica bem parecido com um pão, mesmo.

Banana bread com chocolate com 4 ingredientes

Esta receita de banana bread com 4 ingredientes é muito boa porque ganha toques extras de sabor e ainda assim continua sendo muito fácil de preparar. A massa leva manteiga de amendoim e gotas de chocolate.

Banana bread com chocolate com 4 ingredientes

Para incrementar ainda mais o bolo, é possível adicionar ingredientes opcionais no momento em que for incorporar as gotas de chocolate à massa. Vale adicionar, em quantidade a gosto (mas com moderação):

  • Castanhas do pará (fica divino)
  • Nozes (uma clássica combinação com bananas)
  • Uvas passas
  • Avelãs para finalizar
  • Canela

E o céu é o limite. O número de versões para a receita do banana bread é incontável. Da low-carb à cheesecake, da massa com chocolate ao banana bread com caramelo, como mostra o site Delicious (clique na foto para ler o post):

Banana bread com chocolate com 4 ingredientes

.
Banana bread com chocolate com 4 ingredientes
A RECEITA

Banana bread com chocolate com 4 ingredientes


INGREDIENTES

  • 700g de bananas nanicas bem maduras (o equivalente a 6 bananas médias)
  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 1 xícara (chá) de manteiga de amendoim (amolecida no microondas por 30 segundos)
  • 1 xícara (chá) de gotas de chocolate (ou chocolate picado) meio-amargo

PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte com manteiga uma forma de pão (22 cm) e forre com papel antiaderente ou manteiga. Você também pode utilizar formas de papel que vão ao forno. Reserve.
  2. Separe uma das bananas e, à parte, amasse as outras cinco.
  3. Bata no liquidificador as cinco bananas amassadas junto com a aveia e a manteiga de amendoim, até a mistura ficar homogênea. O ideal é bater apenas até que a aveia fique moída, não bata demais a massa porque dessa forma o resultado vai ser um pão mas denso (leia as dicas ao fim deste post).
  4. Desligue o liquidificador e incorpore à massa, com a ajuda de uma colher, as gotas de chocolate.
  5. Despeje a massa na forma de pão untada e forrada com o papel manteiga.
  6. Corte em fatias finas (ou em rodelas) a banana que estava reservada. Finalize dispondo essas fatias sobre a massa e adicione mais gotas de chocolate, se preferir. Um opcional é adicionar, agora, avelãs ou nozes picadas para finalizar.
  7. Asse por 30-35 minutos ou até que um palito inserido no centro da massa saia limpo.
  8. Deixe o pão esfriar completamente na forma. Guarde o banana bread bem coberto com filme plástico na própria forma ou em um recipiente hermético na geladeira.
    .

    Banana bread com chocolate com 4 ingredientes
    DICAS IMPORTANTES

    Banana bread com chocolate com 4 ingredientes

 

  • O ideal é utilizar um liquidificador potente, pois a massa é não é muito úmida e pode danificar liquidificadores mais frágeis. Por isso é importante que as bananas estejam bem maduras (e molinhas) e que sejam amassadas antes de processadas no liquidificador.
  • Se o seu liquidificador não for muito potente ou se a massa ficar muito grossa para misturar no liquidificador, adicione 1/4 de xícara (chá) de água.
  • Se você guardar o pão na geladeira, ele vai ficar mais denso, mas não há problema. Aqueça a  fatia no microondas por por 15-20 segundos, ou em um forno quente por alguns minutos, para amolecê-lo facilmente.

Banana bread com chocolate com 4 ingredientes
 A CIÊNCIA E O BANANA BREAD

Para finalizar, recomendo este vídeo do Epicurious (em inglês), em que três cozinheiros com níveis diferentes de habilidade (amador, cozinheira caseira e o chef profissional Sim Cass do Institute of Culinary Education) preparam o banana bread.

Depois que cada um deles apresenta sua versão, Rose Trout, cientista de alimentos, avalia as escolhas e faz comentários muito educativos sobre a química da receita.

The following two tabs change content below.
Banana bread com chocolate com 4 ingredientes
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Banana bread com chocolate com 4 ingredientes

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)

More from Luciana Lancellotti
Aulas na Toscana
A 500 metros de altitude, na região da Toscana,  localiza-se  a Badia a Coltibuono,...
Read More
0 replies on “Banana bread com chocolate com 4 ingredientes”