A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago, em Beverly Hills

Maravilhosa! A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago
Fotos divulgação
A pizza, de preparo simples, é um marco na história da culinária nos Estados Unidos, porque foi a primeira no país a ir além do molho de tomate e manjericão

Embora se trate de um prato de preparo simples, esta receita de pizza de salmão defumado do Spago Beverly Hills é considerada um marco na história da culinária nos Estados Unidos. É certo que hoje as melhores pizzas dos Estados Unidos são preparadas e servidas em Nova York. Mas a verdade é que a versão moderna da pizza no país – com coberturas que vão além do molho de tomate e manjericão – começou, mesmo, em Beverly Hills, Los Angeles, na matriz do Spago. Isso aconteceu na década de 1980, abrindo tendência em todo o país.

O Spago, é a estrela principal de um império gastronômico com mais de 100 restaurantes espalhados pelo mundo, comandados pelo chef Wolfgang Puck. E sua pizza de salmão defumado com caviar se tornou seu prato de assinatura. O chef austríaco acaba de inaugurar a primeira unidade do Spago na Europa, no luxuoso Matild Palace Budapest, na Hungria.

A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago
RECEITAS SIMPLES COM POUCOS INGREDIENTES

Cinco vezes vencedor do prêmio James Beard, Puck já comandou o catering das festas e jantares que acontecem depois da cerimônia do Oscar, e é também bastante conhecido pelas receitas de preparo simples, com poucos e excelentes ingredientes. A ponto de ensinar a preparar algumas delas no Tasty.

A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago
A ORIGEM

A receita da pizza de salmão defumado do Spago foi criada em uma noite quando a atriz Joan Collins esteve no restaurante e pediu um sanduíche de brioche com salmão defumado. Wolfgang Puck, então, improvisou uma pizza, utilizando um bagel clássico com cream cheese, e completou com cebola roxa e dill (endro) fresco, para compensar a falta de alguns ingredientes.

À primeira vista soa estranho improvisar uma pizza com bagel, mas o chef não é nada preciosista e já declarou que sua noção de pizza chega a ser herética. Disse ele a David Chang, em Ugly Delicious, na Netflix, que quem quiser preparar sua pizza ao estilo napolitano, como acontecia há 300 anos, com fermentação natural e várias outras especificações, tudo bem. Mas simplesmente não é seu estilo.

Por isso mesmo, na receita abaixo, você pode utilizar como base da pizza uma massa de boa qualidade comprada semi-pronta, ou prepará-la de acordo com sua própria receita.

+ O melhor molho de tomate do mundo leva apenas 4 ingredientes
+ Receita de cogumelos recheados com apenas 4 ingredientes

A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago
PARTICULARIDADES

A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago, em Beverly Hills

Se a pizza de salmão defumado com caviar já foi estrela absoluta no cardápio do Spago, hoje ela vai e volta de acordo com a temporada. Mas mesmo quando não está descrita no menu, os clientes mais frequentes sabem que podem pedi-la.

Ao prepará-la em casa, além de ter liberdade para utilizar a massa de sua preferência, cá entre nós, o caviar só precisa ser adicionado se você quiser realmente dar um toque sofisticado à pizza. Pessoalmente, penso que não faz falta neste caso.

Para harmonizar, Wolfgang Puck recomenda uma taça de Champagne.

A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago
Rende 1 pizza de 20cm
A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago, em Beverly Hills

Ingredientes

  • 170g de massa de pizza da sua preferência
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
  • 1/4 xícara (chá) de cebola roxa cortada em fatias finas
  • 2 colheres (sopa) de creme de dill (confira a receita abaixo)
  • 100g de salmão defumado cortado em fatias finíssimas
  • 1 colher (chá) de cebolinha fresca picada
  • 1 colher (sopa) de caviar preto

Preparo

1. Coloque uma pedra de pizza na grade de posição central do forno e pré-aqueça a 260° C por no mínimo 20 minutos.

2. Em uma superfície levemente enfarinhada, estique ou abra a massa em um círculo com 20  cm de diâmetro, com a borda um pouco mais grossa do que o círculo interno.

3. Pincele a massa com o azeite e arrume as cebolas sobre a pizza.

4. Asse por 6-8 minutos, até que a crosta da pizza esteja dourada.

5. Retire com cuidado a pizza do forno e coloque-a sobre uma superfície firme.

6. Espalhe o creme de dill no centro do disco da pizza e arrume as rodelas de salmão de forma que cubram toda a pizza, sobrepondo levemente a parte interna da borda.

7. Polvilhe a cebolinha picada por cima, finalizando a pizza.

8. Usando um cortador de pizza ou uma faca grande e afiada, corte em 4 ou 6 fatias e, se quiser, coloque um pouco de caviar no centro de cada fatia. Sirva imediatamente.

* Para preparar com antecedência: Na etapa 4, asse a pizza por cerca de 5 minutos. Na hora de servir, preaqueça em temperatura ambiente até dourar e continue com a receita

CREME DE DILL
(rendimento 1/2 xícara)

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de endro fresco picado
  • 1 colher (sopa) de cebola roxa picada
  • 1 e 1/2 colher (chá) de suco de limão fresco
    1. Misture todos os ingredientes em uma tigela pequena, até ficar homogêneo.

Abaixo, você vê um vídeo com o chef preparando a pizza, entre outros pratos clássicos do Spago.

The following two tabs change content below.
A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago, em Beverly Hills
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Tags from the story
, , , , ,
More from Luciana Lancellotti
O coquetel mais popular do mundo em 2021
Os dados são de um levantamento realizado por uma empresa britânica de...
Read More
0 replies on “A receita da famosa pizza de salmão defumado do Spago, em Beverly Hills”