Acesso rápido a brasileiros na imigração portuguesa

Lisboa Santos-o-Velho Foto Luciana Lancellotti

Boa notícia: a partir de julho de 2016, portadores de passaporte brasileiro terão acesso à passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. A novidade foi anunciada pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves.

Hoje, apenas cidadãos portugueses e do conjunto da União Europeia podem utilizar o sistema Rapid (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente).  Além dos brasileiros, cidadãos da Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Canadá e Estados Unidos terão direito a utilizar o sistema, que realiza a leitura dos passaportes sem intervenção humana direta.

De acordo com a diretora, são nacionalidades isentas de visto, cujos certificados técnicos podem ser adaptados para o Rapid, proporcionando o cruzamento e a consulta às bases de dado necessárias em âmbito  nacional e internacional.

A novidade vai agilizar, inclusive, as conexões para voos com destino a outros países da União Europeia, exceto Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu.

The following two tabs change content below.
Acesso rápido a brasileiros na imigração portuguesa
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Acesso rápido a brasileiros na imigração portuguesa

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)