Afinal de contas, é cidra ou sidra?

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Getty Images

Hoje li um artigo sobre as tendências para o mercado do vinho em 2017, na versão brasileira do site de um grande veículo internacional. Logo no início do texto, encontrei a palavra “cidra” (escrita assim mesmo, com a letra “c”), utilizada para designar a bebida alcoólica feita a partir do suco fermentado de maçã. Cidra ou sidra? Será que o autor sabe a diferença entre os dois termos?

Afinal de contas, é cidra ou sidra?

Clique e confira as melhores dicas de presentes com vinhos e acessórios para o Dia das Mães!

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
A maioria erra

Daí para frente, deparei com outras inconsistências no texto e decidi migrar, ainda na metade da leitura, para a versão original, em inglês, assinada pela ótima Elin McCoy.

Devo admitir que a experiência foi muito mais confortável (e confiável).

Infelizmente, essa confusão entre os dois termos, se é cidra ou sidra, é recorrente: até mesmo revistas e vários blogueiros influentes no mundo do vinho e da gastronomia se equivocam ao utilizá-los.


+ Dieta Sirtfood: afinal, tomar vinho emagrece?
+ Receitas e significados do Rosh Hashaná


.

.Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Quando é fruta e quando é bebida
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
O mosto da maçã | Getty


Obviamente, não vem ao caso dar nome aos bois, porque estou longe de querer fazer o papel de algoz dos colegas. Mas acredito que esta seja uma boa oportunidade para esclarecer, neste Gourmet Viajante, a diferença entre os dois termos.

Afinal de contas, como se escreve: cidra ou sidra?

A resposta é:

Quando a ideia for mencionar o fruto da cidreira (Citrus medica), o correto é utilizarmos o termo “cidra”, que nada tem a ver com a maçã, nem com o capim cidrão – e muito menos com a bebida.

Essa fruta cítrica, de casca grossa e rugosa, tem formato irregular e pouca polpa (seca e com suco escasso). É parecida, aliás, com um limão, de tamanho maior.

A casca da cidra é muito utilizada para preparar compotas e doces. Sabe aqueles pedacinhos de fruta que a gente encontra no panetone? Então.

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Getty

Vai aqui, inclusive, uma receita de doce de cidra.

Portanto, se o objetivo for se referir à bebida alcoólica produzida a partir do suco fermentado de maçã, a forma correta de escrever é  ‘sidra’, e não ‘cidra’

Afinal de contas, é cidra ou sidra?

.
.
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
A origem do termo

O termo deriva do latim sicĕra, que vem a significar “bebida fermentada” (não aplicável ao vinho).

É bom esclarecer, também, que no Brasil a sidra genuína é praticamente desconhecida.

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Getty

Muitos brasileiros acabam associando o termo à bebida alcoólica doce e gaseificada de qualidade questionável, amplamente consumida por aqui nas festas de fim de ano.

Uma pena, já que boas sidras são uma alternativa refrescante à cerveja durante o verão.

Elas têm baixo teor alcoólico (comumente entre 3% e 8%) e estão disponíveis em vários estilos e níveis de complexidade: das mais secas, àquelas que combinam maçãs doces e ácidas.

Há também as safradas, as envelhecidas em cave, e por aí vai.

..

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Os maiores consumidores

Hoje, a maior parte da produção de sidra se concentra no Reino Unido – que além de maior produtor é também o maior consumidor mundial da bebida –, além do País Basco, Normandia e Bretanha.

Na Bretanha, aliás, o hábito é consumir a sidra em xícaras.

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Pode parecer estranho, mas na Bretanha é assim que se consome a sidra | Getty
Nos..
Nos Estados Unidos, a sidra nunca fez tanto sucesso como agora.
.
O consumo entre os norte-americanos é o que apresenta o maior crescimento entre as bebidas alcoólicas desde 2013, ultrapassando até mesmo o aumento do interesse pelas cervejas artesanais.
.
.
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
.
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Onde encontrar

Aqui no Brasil, apesar de ser notório um tímido aumento na produção artesanal de sidras, nem sempre é fácil encontrar exemplares de boa qualidade em restaurantes, bares ou supermercados.

Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Getty

.

.

Tenho saudades do extinto restaurante Le Petit Trou, no bairro paulistano de Pinheiros, comandado pelo músico Edgard Scandurra e o chef Luiz Emanuel.

Era uma delícia, um lugar que prestigiava a boa cozinha bretã e tinha rótulos bem interessantes de sidras para harmonizar com os pratos.
.
Saudosismos à parte, nem tudo está perdido. A revista VejaSP listou alguns lugares na capital paulista onde é possível provar boas opções de sidras.

.
Também há vários sites que disponibilizam rótulos de diferentes estilos e nacionalidades de sidras e entregam para todo o Brasil, como a WBeerMistralCervejaStore e de la Croix.
.
 Vamos lá, que tal dar uma chance à sidra? 😉
The following two tabs change content below.
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Tags from the story
, , ,
More from Luciana Lancellotti
Bolo de coco com 4 Ingredientes®
Esta receita de bolo de coco com 4 Ingredientes® (também conhecido como...
Read More
0 replies on “Afinal de contas, é cidra ou sidra?”