Hoje li um artigo sobre as tendências para o mercado do vinho em 2017, na versão brasileira do site de um grande veículo internacional. Logo no início do texto, encontrei a palavra “cidra” (escrita assim mesmo, com a letra “c”), utilizada para designar a bebida alcoólica feita a partir do suco fermentado de maçã. Cidra ou sidra? Será que o autor sabe a diferença entre os dois termos?
Clique e confira as melhores dicas de presentes com vinhos e acessórios para o Dia das Mães!
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
A maioria erra
Daí para frente, deparei com outras inconsistências no texto e decidi migrar, ainda na metade da leitura, para a versão original, em inglês, assinada pela ótima Elin McCoy.
Devo admitir que a experiência foi muito mais confortável (e confiável).
Infelizmente, essa confusão entre os dois termos, se é cidra ou sidra, é recorrente: até mesmo revistas e vários blogueiros influentes no mundo do vinho e da gastronomia se equivocam ao utilizá-los.
+ Dieta Sirtfood: afinal, tomar vinho emagrece?
+ Receitas e significados do Rosh Hashaná
.
.Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Quando é fruta e quando é bebida
Obviamente, não vem ao caso dar nome aos bois, porque estou longe de querer fazer o papel de algoz dos colegas. Mas acredito que esta seja uma boa oportunidade para esclarecer, neste Gourmet Viajante, a diferença entre os dois termos.
Afinal de contas, como se escreve: cidra ou sidra?
A resposta é:
Quando a ideia for mencionar o fruto da cidreira (Citrus medica), o correto é utilizarmos o termo “cidra”, que nada tem a ver com a maçã, nem com o capim cidrão – e muito menos com a bebida.
Essa fruta cítrica, de casca grossa e rugosa, tem formato irregular e pouca polpa (seca e com suco escasso). É parecida, aliás, com um limão, de tamanho maior.
A casca da cidra é muito utilizada para preparar compotas e doces. Sabe aqueles pedacinhos de fruta que a gente encontra no panetone? Então.
Vai aqui, inclusive, uma receita de doce de cidra.
Portanto, se o objetivo for se referir à bebida alcoólica produzida a partir do suco fermentado de maçã, a forma correta de escrever é ‘sidra’, e não ‘cidra’
.
.
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
A origem do termo
O termo deriva do latim sicĕra, que vem a significar “bebida fermentada” (não aplicável ao vinho).
É bom esclarecer, também, que no Brasil a sidra genuína é praticamente desconhecida.
Muitos brasileiros acabam associando o termo à bebida alcoólica doce e gaseificada de qualidade questionável, amplamente consumida por aqui nas festas de fim de ano.
Uma pena, já que boas sidras são uma alternativa refrescante à cerveja durante o verão.
Elas têm baixo teor alcoólico (comumente entre 3% e 8%) e estão disponíveis em vários estilos e níveis de complexidade: das mais secas, àquelas que combinam maçãs doces e ácidas.
Há também as safradas, as envelhecidas em cave, e por aí vai.
..
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Os maiores consumidores
Hoje, a maior parte da produção de sidra se concentra no Reino Unido – que além de maior produtor é também o maior consumidor mundial da bebida –, além do País Basco, Normandia e Bretanha.
Na Bretanha, aliás, o hábito é consumir a sidra em xícaras.
.
.
Afinal de contas, é cidra ou sidra?
Onde encontrar
Aqui no Brasil, apesar de ser notório um tímido aumento na produção artesanal de sidras, nem sempre é fácil encontrar exemplares de boa qualidade em restaurantes, bares ou supermercados.
.
.
Tenho saudades do extinto restaurante Le Petit Trou, no bairro paulistano de Pinheiros, comandado pelo músico Edgard Scandurra e o chef Luiz Emanuel.
Era uma delícia, um lugar que prestigiava a boa cozinha bretã e tinha rótulos bem interessantes de sidras para harmonizar com os pratos.
.
Saudosismos à parte, nem tudo está perdido. A revista VejaSP listou alguns lugares na capital paulista onde é possível provar boas opções de sidras.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021