Entretenimento

SOMM TV, a Netflix do vinho

Quando a Netflix chegou ao Brasil, era praticamente tudo mato no território dos serviços de streaming sob demanda. Já hoje, é tanta oferta, tanta concorrência entre as plataformas, que fica difícil decidir qual (ou quais) delas assinar. Mas é o seguinte: se você ama o universo do vinho e da cultura em torno dele – sobretudo a incontornável gastronomia –, vale olhar com outros olhos para a SOMM TV, a Netflix do vinho.

Eis o vídeo de divulgação:

SOMM TV, a Netflix do vinho
O FENÔMENO SOMM

 

A SOMM TV é resultado do sucesso alcançado pelo documentário SOMM (2013). O longa foi lançado em 2013 e logo passou a fazer parte do catálogo da Netflix.

Roteirizado, dirigido e produzido por Jason Wise, SOMM revela a saga de quatro jovens norte-americanos em busca da certificação máxima que um sommelier pode alcançar. Trata-se do título de Master Sommelier, conquistado por módicos 269 profissionais no planeta desde 1969, quando o exame começou a ser aplicado.

Os fab four de SOMM

Não deu outra: em pouco tempo, SOMM  bombou entre aficionados por vinho no mundo inteiro.

Surfando nessa onda, veio, então, a sequência: SOMM Into the Bottle  (2015) e SOMM 3 (2018).


+ Entenda diferença entre Master of Wine e Master Sommelier
+ Saca-rolhas: 5 modelos que parecem arte


 

Para este ano, ainda, está previsto o lançamento de Somm 4.  E desde março, os fãs da série de documentários contam, também, com a SOMM TV, projeto mais ambicioso de Jason Wise.


+ Profissionais negros no mercado do vinho: vamos falar sobre inclusão?
+ Resista se for capaz à cena do espaguete, em Comer, Rezar, Amar


.
SOMM TV, a Netflix do vinho
MUITO ALÉM DO VINHO

.
Apesar de já ter ficado conhecida mundo afora como a “Netflix do vinho” (e como evitar essa alcunha?), a SOMM TV aborda, também, o universo dos destilados, cervejas, viagens e estilo de vida.

O catálogo, porém, ainda é pequeno.

Mas olha só, isso não significa que há pouco para assistir.

Dependendo da sua relação com o universo do vinho, é bem provável, até, que você assista, em um mês na SOMM TV, o que não assistiria em 4 na Netflix. Ou em outros serviços de streaming que ofereçam um super catálogo.

SOMM TV, a Netflix do vinho
DIFERENCIAIS DE PESO

A plataforma traz um pacote muito interessante de produções originais e exclusivas, com filmes, documentários e conteúdo educacional – entre eles aulas transmitidas ao vivo. Tudo produzido pela mesma equipe responsável pela sequência de SOMM.

Um dos lançamentos mais incensados da SOMM TVé o documentário The Delicacy.

O tema: um alimento raro e exótico, o ouriço-do-mar, atualmente uma das iguarias mais cultuadas nas mesas de restaurantes estrelados.

Reprodução The Delicacy

O especial mostra o papel desse invertebrado marinho na natureza. E descortina a realidade de mergulhadores em Santa Barbara, que arriscam a vida para colher o ouriço-do-mar.

Com direito, ainda, a comentários de algumas das vozes mais influentes do mundo gastronômico.

Pelo trailer, é possível sentir o cuidado com a produção de The Delicacy:

.
Mais um mérito a destacar na SOMM TV é o fato de boa parte dos documentários e séries incluírem a participação de Master Sommeliers. E vários títulos contam com a participação dos quatro sommeliers que ficaram conhecidos em virtude dos documentários SOMM: Ian Cauble, DLynn Proctor, Brian McClintic e Dustin Wilson.

As séries, aliás, mergulham pra valer no dia a dia de grandes profissionais, mostram vinícolas lendárias e contam suas histórias  – e quando digo lendárias, são lendárias pra valer. Do nível de Vega Sicília e Château Cheval Blanc.

As Blind Tasting Sessions são viciantes: é um deleite assistir a grandes sommeliers decifrando, passo a passo, qual vinho e quantas histórias estão dentro de uma taça

E o melhor, tudo com humor e leveza:

Entre um longa e outro, pequenas doses com 4 ou 5 minutos em média ensinam sobre determinada casta ou região vinícola, ou traduzem termos técnicos mostrando imagens feitas in loco.


Do charme ao luxo: os melhores hotéis de Mendoza
+ Para curtir o Uruguai: os melhores hotéis de Montevidéu


 

SOMM TV, a Netflix do vinho
AULAS DE CULINÁRIA
.

Outro ponto alto é a série exclusiva feita em parceria com The Culinary Institute of America. O famoso instituto apresenta aulas com chefs consagrados da atualidade, como o francês Daniel Bolud e o norte-americano Thomas Keller.

E chega a resgatar preciosidades, como uma demonstração conduzida pelo chef Markus Färbinger, em 1996, na companhia de ninguém menos do que Julia Child (1912-2004).

É emocionante ver a escritora ser ovacionada pela plateia de alunos e ouvir seus comentários sobre uma apetitosa e recém-preparada cardinal slice, sobremesa tradicional austríaca que intercala camadas de merengue e creme de café espresso.

Conta a favor, também, o fato de os títulos serem disponibilizados para download, possibilitando a visualização em modo off-line.


+ De tão lindos, dá até dó comer os belíssimos focaccia gardens
+ Guia de enoturismo no Uruguai: 5 vinícolas incríveis



SOMM TV, a Netflix do vinho
OS CONTRAS

A interface é pouco intuitiva. Com categorias e playlists bem genéricas, é muito fácil de se perder na plataforma, que deixa a desejar em termos de usabilidade e recursos. O player, por exemplo, é pouco dinâmico, e não permite ao usuário ir além do volume, definição da transmissão (incluindo HD e 4K) e, em alguns casos, da escolha do idioma da legenda.

E aí entra um ponto fraco que pode pegar pra boa parte dos usuários no Brasil: muitos títulos, entre eles as deliciosas Blind Tasting Sessions, não trazem legendas em português. Quanto aos filmes SOMM, todos têm versões independentes em português. E títulos já exibidos em outras plataformas, caso de Decanted, trazem legendas em vários idiomas.

Jancis Robinson, Fred Dame MS e Steven Spurrier em cena de SOMM 3 Divulgação

Por último e não menos importante, há uma questão técnica que, pessoalmente, gerou desconforto, mas boa parte dos assinantes talvez nem se incomode. É fácil assistir aos filmes pelo smartphone, pelo notebook ou tablet. Mas para reproduzir o conteúdo em uma smart tv brasileira, o negócio fica complicado.

Aqui em casa, nem com reza brava foi possível baixar o aplicativo da SOMM TV e fazer a transmissão. Encontrei reviews de usuários americanos reclamando dessa questão também. Tentei também pelo navegador da tv. E tudo, enfim, parecia caminhar bem: apareceu a interface no monitor e… Nada de rodar vídeo nenhum.

A própria seção de ajuda da SOMM TV orienta sobre como transmitir o conteúdo em smart tvs, mas admite que nem sempre isso é possível, por questões técnicas.
.
Como a assinatura pode ser feita via Apple TV, acredito que dessa forma não haja problemas para conectá-la à smart tv. O serviço de streaming informa, também, que é possível transmitir a programação via Chromecast e Amazon Fire.

Mas já adianto que a transmissão via guia do Chrome, que não costuma dar problemas, não rolou por aqui também.

 

SOMM TV, a Netflix do vinho
AFINAL, VALE A PENA ASSINAR A SOMM TV?

Poeticamente: a SOMM TV é ainda uma videira começando a brotar.

O próprio serviço informa que mais e mais títulos vêm sendo agregados ao portfólio com frequência. E o serviço de estreaming voltado aos vinhos certamente vai ganhar mais fôlego nos próximos meses.

Acredito que seja uma consequência natural ajustar alguns ponteiros, como, por exemplo, a questão dos idiomas e da transmissão para tvs.

Quanto aos valores das assinaturas, há duas modalidades: mensal ( US$ 5,99) e anual (US$ 49,90), com direito a uma avaliação gratuita de três dias.

Se pesar direitinho, o plano mensal dá mais ou menos o mesmo valor do plano padrão da Netflix.

Nos primeiros 15 minutos de tour pela SOMM TV, não tive dúvidas de que me tornaria assinante. Porque, apesar dos pesares (me refiro unicamente às questões técnicas), em nenhum outro serviço de streaming sob demanda vou encontrar um conteúdo tão focado e rico sobre o universo do vinho.

Minha conclusão é que assistir à SOMM TV é uma das formas mais prazerosas e enriquecedoras de aprender sobre vinhos.

Vamos ver como vai ser a evolução dessa safra. 😉

The following two tabs change content below.
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Luciana Lancellotti

Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.

Os mais recentes

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Longe de ser apenas mais uma celebridade a aderir à moda de produzir vinhos, Sting levou o negócio a sério…

3 anos ago

A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren

A atriz italiana é exímia cozinheira e seus livros reúnem receitas da infância, de viagens e dos próprios almoços que…

3 anos ago

Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu

O que fazer em Montevidéu? Bem, se uma de suas paixões for o vinho, não faltam opções. A menos de…

3 anos ago

Receita de bolo de maçã e mel para o Rosh Hashaná

O autor do livro "Jew-Ish: Reinvented Recipes From a Modern Mensch" compartilha sua famosa receita de bolo de maçã e…

3 anos ago

Vinhos chilenos: Vale do Itata é região da vez

Uma nova geração de produtores alia o legado histórico das vinhas velhas a técnicas modernas de vinificação e o resultado…

3 anos ago

Rosh Hashaná por Andrea Kaufmann

O assunto é Rosh Hashaná. Sempre cultivei curiosidade pelas tradições judaicas, especialmente pela culinária, tão cheia de significados. E uma…

3 anos ago

Meu Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

This website uses cookies.