Dois discos de massa aerada e levíssima, preparada com claras e uma nuvem de farinha de amêndoas, unidos por uma generosa camada de recheio cremoso. A sensação é tripla, de provar um doce de textura crocante, macia e cremosa. Se você é do tipo que não resiste a esses doces sedutores e coloridos – ou se está prestes a provar pela primeira vez –, aqui vai uma listinha com os 5 melhores macarons de Paris, para apreciar na sua próxima viagem à capital francesa.
Ao fim do post, um mapa traz todas as lojas de cada marca, é só baixar no seu celular pelo Google Maps e correr até a mais próxima. 🙂
Os 5 melhores macarons de Paris
Ladurée
Onde tudo começou | Um clássico. A Ladurée é a casa que celebrizou o estilo parisiense de fazer macaron, colorido e com dois discos ligados por um recheio cremoso – a receita original, rústica e com apenas um disco, tem origem italiana e foi trazida à França por Catarina de Médici.
Sabe de onde você vai levar macarons como lembrança para alguém especial? Sim, daqui.
Baunilha, maracujá, rosas, pistache, limão coberto com chocolate amargo… Todos são levíssimos e com sabor intenso (especialmente os mais tradicionais, como o de caramelo com manteiga salgada e o de café).
Decoradas em tons Pastel, as lojas Ladurée têm ambiente mágico, cenário ideal para os macarons, expostos como jóias. Mas mesmo com a experiência quase lúdica, não acho que os macarons da Ladurée tenham o melhor sabor, apesar de serem tecnicamente impecáveis.
Só que é aquela história: sabe de onde você vai levar macarons de lembrança para alguém, embalados como presentes em caixinhas de sonho? Sim, daqui.
Localize as lojas da Ladurée no mapa ao fim deste post pela cor verde.
.
+ Confira as 5 melhores cheesecakes de Nova York
+ Magnolia Bakery chega a São Paulo
Os 5 melhores macarons de Paris
Pierre Hermé
Alta-costura da confeitaria | Muita gente teima em comparar os macarons Pierre Hermé com os da Ladurée. Para mim, não há dúvidas de que, no conjunto, Pierre Hermé leva a melhor, com uma combinação de sabores surpreendente, textura inigualável e recheio generoso.
Não diga que não gosta de macaron antes de provar um Pierre Hermé
Sempre recomendo a quem torce o nariz para maracons, dizendo que são mais bonitos do que gostosos, que somente faça essa afirmação após provar um Pierre Hermé. Porque, pode ter certeza, é diferente de todos.
Ao toque, já se sente a delicadeza: o macaron parece começar a se dissolver entre os dedos. À mordida, revela uma camada externa finíssima e sutilmente crocante, seguida pela massa delicadamente úmida, chegando-se, enfim, à explosão de sabor do recheio de ganache com notas de sabores que passeiam do frutado ao agridoce e até mesmo ao umami.
No vídeo abaixo, o chef Mickaël Marsollier mostra como são preparados os macarons Chuao, à base de chocolate da Chuao Chocolatier e cassis:
.
Localize as lojas Pierre Hermé no mapa ao fim deste post pela cor amarela.
+ Cremosíssimo: o melhor chocolate quente do mundo!
+ Comida de avião: as melhores refeições a bordo
Os 5 melhores macarons de Paris
Pâtisserie Pain de Sucré
O charme da rusticidade | Famosa pela confeitaria criativa, a Patisserie Pain de Sucré produz macarons com sabores únicos, preparados com ingredientes como cereja Morello, queijo de cabra, entre outros.
Pode ser que você ache que falte glamour por aqui, já que os macarons ficam dispostos uns sobre os outros – é preciso colocar uma luva pra poder pegá-los (eu já acho que o charme do lugar é justamente esse).
O charme do lugar é vestir sua luva e compor, pessoalmente, sua própria seleção de macarons
O de menta fresca com chocolate é muito bom, não à toa é um dos mais vendidos. Experimente também o de chá de jasmim e o de pistache com cerejas.
Dica: a Pain de Sucré também é famosa pelos marshmallows, com sabores que vão do uísque ao matchá e chocolate amargo. E prove também o mil-folhas da casa, sensacional.
Localize as lojas da Pain de Sucré no mapa ao fim deste post pela cor azul petróleo.
+Conheça o bistrô onde é servido o melhor frango do mundo
+ Conheça a França hospedando-se apenas em castelos!
Os 5 melhores macarons de Paris
Maison Mulot (Gérard Mulot)
Confeitaria clássica que os locais adoram | Pães, bolos, doces, croissants recém-saídos de fartas fornadas… Tudo na Maison Mulot, misto de pâtisserie e boulangerie, exala frescor.
A impressão é de que é na Maison-Mulot que os parisienses vêm buscar seus macarons
Passou a ser de Rouillard, então, a missão de preservar a essência da casa, antes Pâtisserie Gérard-Mulot, agora Maison-Mulot. Os clássicos macarons da Maison Mulot são mais doces e crocantes do que outros encontrados em Paris, e têm aparência mais rústica, também.
O ambiente agradável, por sua vez, foge da atmosfera de conto de fadas da Ladurée e da sofisticação de Pierre Hermé. A impressão é de que é na Gérard-Mulot que os parisienses vêm buscar seus macarons.
Vale investir nos petits macarons, vendidos por quilo, nos sabores de café, amarílis, nougat e maracujá com manjericão, entre outros. Já os individuais podem ser escolhidos nos sabores tradicionais, como limão, framboesa e pistache.
E é preciso lembrar que a torta de morango da Pâtisserie Gérard-Mulot já foi eleita, pelo Le Figaro, a melhor de Paris.
Localize a Maison Mulot no mapa ao fim deste post pela cor roxa.
+ Maria Antonieta e a paixão pelos doces
+ Confira: guia de viagem para curtir Bordeaux
Os 5 melhores macarons de Paris
Pâtisserie Sadaharu AOKI
Onde Paris e Tóquio se encontram | O chef japonês Sadaharu Aoki cria uma doce fusão de duas capitais do mundo gourmet atual: Paris e Tóquio, com itens de confeitaria na medida para quem não aprecia sabores exageradamente doces.
Pequenos e muito delicados, os macarons são preparados com ingredientes como chá verde e yuzu.
Tudo surpreende: dos macarons delicadíssimos com sabores orientais aos envoltos em panquecas de matchá
O bom do tamanho reduzido é a possibilidade de provar vários, sem (muita) culpa.
Chama atenção, também, a habilidade de Aoki de fazer dos pequenos macarons parte da estrutura de outros doces. É o caso do Zen, preparado com pasta de gergelim, macaron e dacquoise, ambos de chá verde, creme de chocolate branco e conhaque.
Mas nada é tão inusitado quanto o Tokyo Macaron Yaki. Trata-se de uma panqueca de matchá, recheada com um macaron de chocolate amargo. Segundo Aoki, “uma criação para se divertir com muito sabor, e não para ultrajar”.
Abaixo você confere um vídeo curioso sobre a produção dessa especialidade do chef japonês.
..Para o verão de 2019, Aoki apresentou o Macaron Ice, recheado com sorbet, em sabores como pêssego e chocolate.
Localize as lojas Sadaharu Aoki no mapa ao fim deste post pela cor laranja.
Os 5 melhores macarons de Paris
Extras
Atualizando o post, com uma informação sobre o genial chef pâtissier Cédric Grolet, que tive o prazer de entrevistar quando fiquei hospedada no Le Meurice.
Ele explica que vem estudando a fundo uma maneira de desconstruir o macaron, inspirado em sua versão original, mas com uma pegada forte de fruta.
Vem coisa boa por aí, pode ter certeza. E seguramente será incluída nesta lista.
E vale uma licença poética:
A querida e viajadíssima Cris Beltrão, do Bazzar, no Rio, leu este post e me perguntou se eu já havia experimentado os macarons da Carette, os favoritos dela em Paris. São bem famosos, também, mas ainda não tive a oportunidade de prová-los.
Fica, então, essa sugestão como bônus, porque dicas da Cris Beltrão a gente não dispensa, não.
Localize as lojas da Carette no mapa abaixo pela cor marrom.
Fotos: reprodução
Passeios em Paris com a Ticketbar
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021