Quase três anos após a morte de Anthony Bourdain (1956-2018), o trailer de um novo documentário sobre a vida e a carreira do chef, apresentador e escritor foi lançado. Mais do que contar a história sobre como o autor de Cozinha Confidencial se tornou uma fonte de inspiração para viajantes do mundo inteiro, Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain.
Vai ser ótimo assistir. Mas não vai ser fácil.
O instinto ávido por descobertas guiava Bourdain na direção de histórias genuínas. Ele nunca se restringiu à comida. Esse tema, aliás, era um passaporte para que o apresentador desvendasse lugares, pessoas, culturas e o que aparecesse pela frente.
.
Em suas descrições, adotava palavras fluidas, entoadas com pitadas de ironia brilhante, quase um chamado que nos convidava a descobrir o mundo com ele, sentando-se ao seu lado à mesa de um restaurante estrelado ou na calçada. E de qualquer forma era bom.
Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain
PARTICIPAÇÕES
.
Leia também:
+ Nigela e Bourdain em um dos melhores pubs de Londres
+ Como comer lámen como um japonês
.Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain
ALTOS E BAIXOS
.
.
Pontos cruciais da trajetória de Bourdain também serão expostos em Roadrunner, entre eles a luta diária pela própria saúde mental
.
O apresentador vivia no limite. Teve o passado marcado por bebedeiras e pelo uso de drogas, condição que ele detalhou no best seller Cozinha Confidencial (2000), com memórias sobre os bastidores do trabalho nos restaurantes. Tempos pesados que Bourdain conseguiu reverter. Recalculou a rota, evitando, talvez, a morte por overdose de heroína.
Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain
SEM SPOILERS
.
…
O início da carreira como escritor e documentarista de viagem foi a representação de um recomeço que traçava um futuro inspirador não apenas aos que viviam ao seu redor, como também para aspirantes a chefs, escritores e jornalistas de viagem e gastronomia espalhados pelo mundo.
..
.
O fim dessa história, que chocou o mundo em junho de 2018, obviamente não tem spolier – e em uma triste ironia, Bourdain adverte no trailer que não há final feliz. Como foi amplamente divulgado, ele tirou a própria vida aos 61 anos, em Kaysersberg, na Alsácia, a 500 km de Paris.
Estava em seu quarto, em um hotel 5 estrelas, Le Chambard, onde se hospedava para gravar mais um episódio de Anthony Bourdain: Parts Unknown...
Roadrunner terá estréia mundial dia 11 de junho no Tribeca Film Festival (com ingressos esgotados) e 16 de julho nos cinemas. Em seguida, o documentário vai ser exibido no serviço de streaming HBO Max.
Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain
ATUALIZAÇÃO DO POST
.
Com o lançamento do novo documentário sobre Anthony Bourdain nos Estados Unidos, o diretor Morgan Neville vem enfrentando uma forte (e compreensível) reação do público por ter inserido recursos de Inteligência Artificial para reproduzir a voz de Bourdain em três momentos do documentário.
Outro ponto que recebeu muitas críticas foi o fato de o diretor de Roadrunner não ter entrevistado a atriz italiana Asia Argento (a última namorada de Bourdain) para o documentário, uma vez que Asia foi duramente criticada pelos fãs do apresentador na ocasião de sua morte (e ainda hoje). Mas não vamos entrar nessa questão.
View this post on Instagram
E um ótimo presente aos fãs:
Neville montou no Spotify uma playlist de mais de 18 horas com as músicas favoritas de Anthony Bourdain
De The Beach Boys a David Bowie, incluindo trabalhos de amigos como Queens of the Stone Age e Iggy Pop.
Sabe-se que o amor de Bourdain pela música e por trilhas sonoras de filmes teve uma super influência em sua atuação na televisão. Ele escolhia pessoalmente as trilhas que o acompanhavam nas viagens e nos episódios de seus programas.
Tenho ouvido longos trechos da trilha e garanto que é deliciosa.
Ouça abaixo a playlist com as músicas favoritas de Anthony Bourdain.
Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain
NOVO LIVRO
.
Se Roadrunner é uma forma de matar a saudade de Anthony Bourdain, existe outra, tão boa quanto e já disponível: o livro World Travel, an Irreverent Guide, co-escrito com a editora Laurie Woolever, que foi sua assistente por 10 anos.
.
Recentemente lançada nos Estados Unidos, a edição em inglês já pode ser baixada para Kindle no mercado brasileiro (a versão impressa também pode ser encomendada). Clique na foto e leia um trecho generoso da obra, com direito a dicas de Bourdain para curtir o Brasil.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021