Vem aí um novo documentário sobre Julia Child

Vem aí um novo documentário sobre Julia Chil
Fotos Getty e CIA
Assista ao trailer do novo documentário sobre Julia Child, "Julia", com fotos e depoimentos inéditos, que será lançado em breve

Não tenho como escrever sobre o novo documentário sobre Julia Child (1912-2004) sem mencionar o filme Julie & Julia, que foi lançado em 2009. Na época, fiquei demasiadamente ansiosa, queria assistir logo na pré-estreia, de tão fã que sempre fui de Julia. Mas por algumas dessas correrias profissionais AND pessoais da vida, das quais já nem me lembro mais, acabei não conseguindo fugir para o cinema a tempo, foi uma frustração. Perdi.

Bom, mas eis que, em uma viagem internacional para algum lugar que eu também já não me lembro qual (que tragédia este início de post, mas minha memória me trai a looot), tive, enfim, a oportunidade de assistir ao filme.

A bordo. De madrugada.

Talvez eu estivesse muito ansiosa, talvez tenha criado muita expectativa…

Mas a verdade é que se há algo de que me lembro bem é do tamanho do meu desapontamento. Achei o filme chatinho. Mesmo com a brilhante Meryl Streep no papel de Julia.

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
JULIA SEM JULIE!

A boa notícia é que, regozijai-vos, outro filme sobre nossa querida Julia Child está para ser lançado. Na verdade, trata-se de um novo documentário criado pelos mesmos diretores de RBG, sobre a extraordinária Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que revolucionou os direitos das mulheres.

O documentário Julia será nossa oportunidade de mergulhar um pouco mais na história de uma das personalidades da culinária mais queridas não só dos Estados Unidos, como do mundo

Sim, minha gente, teremos Julia sem Julie!

É a vez de assistirmos à “história da lendária autora de livros de receitas e super estrela da televisão que mudou a forma como os americanos pensam sobre comida, televisão e até mesmo sobre mulheres”.

O documentário utiliza imagens inéditas de arquivo e pessoais, além de depoimentos de chefs e amigos sobre Julia Child.

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
Em 1992, Julia comemora 80 anos com colegas chefs: Roberto Donna, Jean-Louis Palladin, Bob Kinkead, Jim Sands e Will Greenwood | Robert Sherbow
Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
REPELENTE DE TUBARÃO

Pouca gente sabe, por exemplo, que antes de popularizar a culinária francesa entre os norte-americanos, Julia teve uma carreira dinâmica como oficial de inteligência dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Alta demais para se juntar ao exército – ela tinha nada menos do que 1,90m de altura – Julia se juntou ao Escritório de Serviços Estratégicos, o OSS, que foi precursor da CIA, onde ajudou a desenvolver repelente de tubarões (!!!). Essa ferramenta de utilização crítica durante a Segunda Guerra revestia explosivos que visavam os submarinos alemães para que tubarões curiosos não detonassem as substâncias inflamáveis ao se chocar com eles.

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
Ao trabalhar no OSS, Julia Child não só contribuiu com o governo americano, como também conheceu Paul Child, igualmente oficial do mesmo órgão de inteligência, com quem se casaria em 1946 – e viveriam juntos por quase 50 anos!

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
JULIA E PAUL, UMA HISTÓRIA DE AMOR E DE TRABALHO

.
Paul era muito viajado e foi quem aguçou em Julia o interesse pela boa mesa francesa. Eles se mudaram para Paris, onde Julia Child se matriculou no Le Cordon Bleu – foi a primeira norte-americana a cursar a escola francesa.

Julia sempre deu crédito a Paul por ter inspirado seu interesse por comida e vinho e, sobretudo, por apoiar sua carreira. Dizia que ele era “o homem que está sempre lá: carregador, lavador de pratos, fotógrafo oficial, picador de cogumelos e de cebola, editor, ilustrador de peixes, gerente, provador, homem de ideias, poeta residente e marido”.

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
Paul fotografa Julia fatiando um pernil de cordeiro para o próximo livro  | Getty

Bom, mas estas são apenas curiosidades que serão desmembradas no documentário, que ainda não tem data de estreia. Mas não está tão longe assim, porque um trailer acaba de ser lançado.

E não vamos nos esquecer que ano que vem se comemoram os 110 anos de seu nascimento.

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
AO TRAILER!

.
Por enquanto, o trailer do novo documentário é a única forma de matarmos um pouquinho da curiosidade e da saudade de Julia Child. Vamos a ele?

“Acho que toda mulher deveria ter um maçarico”

– Julia Child

Julia faleceu de insuficiência renal em Montecito, Califórnia, no dia 13 de agosto de 2004 – dois dias antes de comemorar seu 92º aniversário.

Sua última refeição?

Uma clássica sopa de cebola francesa.

“Eu tinha 32 anos quando comecei a cozinhar. Até então, eu apenas comia”

– Julia Child

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
Com Paul (sempre!) na cozinha de casa, em Cambridge

A cozinha emblemática de Julia Child está hoje em exibição no andar térreo do Museu Nacional de História Americana do Smithsonian Institution, em Washington DC.

+ Leia mais sobre Julia Child no Gourmet Viajante
+ Anthony Bourdain e Nigella em um dos melhores pub de Londres


“Julia Child foi a figura mais importante, influente e com poder de mudança da história da gastronomia americana. Tudo se volta para ela”

Vem aí um novo documentário sobre Julia Child

“Ela será lembrada pelo que ela fez nessa terra, que era inspirar milhares de pessoas a cozinhar – e comer – melhor”

Anthony Bourdain (1956-2018)

The following two tabs change content below.
Vem aí um novo documentário sobre Julia Child
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Palácio é convertido em hotel de luxo em Budapeste
Após uma reforma de 5 anos, a rede Marriott lança o Matild...
Read More
0 replies on “Vem aí um novo documentário sobre Julia Child”