Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère

A melhor receita de sopa de cebola clássica francesa gratinada
Foto Bruno Marçal para WINE
Tradicional, esta sopa reconfortante aquece os dias mais frios e fica pronta em apenas 45 minutos

O nome é extenso. Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e queijo Gruyère. E embora leve a gente acreditar que o preparo é complicado, a verdade é que esta sopa de cebola francesa é simples de fazer, e ainda fica pronta em apenas 45 minutos. Peguei a receita na época em que dirigia a revista Wine. Nem sempre era possível acompanhar o preparo de pratos, nem a sessão de fotos logo em seguida, dada a correria, mas quando rolava – e a gente curtia demais o prato –, já aproveitava a receita antes mesmo de a edição ser publicada.

E aproveito, então, para compartilhar neste post a receita de sopa de cebola clássica com pão tostado e queijo Gruyère, desenvolvida e preparada pela culinarista Tatu Damberg e lindamente registrada pelo fotógrafo Bruno Marçal.


Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e gruyère
APRESENTAÇÃO

.
Agora que o inverno está se aproximando, a sopa de cebola tradicional francesa é um prato ideal para aquecer os dias mais frios. É servida bem quente e individualmente, e generosamente coberta com queijo Gruyère e uma fatia dourada de pão tostado.

Por ser um prato bem substancioso, principalmente pelo farto uso de queijo, a sopa de cebola clássica francesa é considerada uma refeição completa

Mas você pode também servi-la em pequenas quantidades, como entrada, ou ainda como parte da refeição principal. No almoço ou no jantar. A finalização com uma folha de sálvia dá um charme extra à apresentação:

Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère

Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e gruyère
A ORIGEM DA SOPA

..
Um dos pratos clássicos da culinária francesa, a sopa de cebola nasceu, acredite, na Roma Antiga. Mas a versão gratinada que se espalhou pelo mundo – com cebolas cozidas lentamente até ficarem doces e caramelizadas, depois fervidas em caldo, com finalização de pão tostado e queijo derretido – teria ganhado corpo e notoriedade nas cozinhas dos restaurantes parisienses no século 18. Daí a associação do prato com a França.

Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère
Imagem de domínio público

Não deixe de conferir:

+ Aprenda. apreparar o melhor chocolate quente do mundo
+ A receita do Miojo perfeito do New York Times


Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e gruyère
TIPO E ESCOLHA DAS CEBOLAS
.

A cebola amarela, variedade mais comum, é a melhor a utilizar no preparo da sopa de cebola francesa.

Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère

Essa cebola tem camadas finas de polpa branca e uma casca resistente de tom amarelo-acastanhado. A cebola amarela é bastante adstringente – com sabor forte, quase picante – e também tem muito açúcar. Mas depois de cozida, a cebola perde a adstringência, ganha bastante dulçor e adquire cor marrom-claro.

Para preparar uma sopa caprichada, a dica ao comprar as cebolas é dar preferência às mais pesadas, com cascas secas (e não ressecadas) e bulbos firmes (evite as cebolas escuras e/ou com pontos pretos, que sinalizam a presença de fungos), e manter o fogo bem baixo durante todo o preparo.


Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e gruyère
COMO PREPARAR
.
Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère
Bruno Marçal

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

• 700 ml de caldo de carne ou de vegetais
• 2 cebolas grandes, cortadas em fatias finas
• 100ml de vinho branco
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 1 colher (sopa) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de molho inglês
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 1 xícara (chá) de queijo Gruyère ralado
• 4 fatias de pão italiano

Preparo

1. Em uma panela grande, derreta a manteiga e coloque as cebolas fatiadas e meia colher (chá) de sal. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo bem baixo, mexendo sempre, ou até as cebolas ficarem bem douradas.

2. Adicione a farinha e deixe cozinhar por 2 minutos. Despeje o vinho, mexendo para dissolver a farinha.

3. Acrescente o caldo e o molho inglês, e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até sopa espessar levemente.
Ajuste a pimenta e o sal.

4. Distribua em quatro ramequins ou travessas que possam ir ao forno e cubra cada recipiente com uma fatia de pão e um pouco do queijo.

5. Leve ao forno ou grill, até derreter e gratinar o queijo. Sirva em seguida.


Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e gruyère
VARIAÇÕES POPULARES

Como acontece com todos os clássicos da culinária, a sopa de cebola francesa ganhou várias releituras. Algumas substituem o Gruyère por parmesão, outras adicionam uma pequena quantidade de caldo de peixe, e ainda há receitas que sugerem a combinação de vários tipos de cebola.

Entre as variações mais populares da sopa de cebola clássica francesa 3 versões se destacam (e neste caso, nunca é demais reiterar que a melhor escolha é utilizar caldo natural, evite ao máximo utilizar caldo industrializado):

  • A sopa de cebola clássica francesa é preparada da forma tradicional, porém, batida no liquidificador para adquirir textura homogênea e cremosa, com ou sem a fatia de pão tostado.
  • No lugar do caldo de carne, utiliza-se o caldo de vegetais, para obter a versão vegetariana da sopa de cebola
  • Utiliza-se caldo de galinha no lugar do caldo de carne, obtendo-se uma sopa de cebola francesa com tonalidade mais clara do que a preparada com caldo de carne bovina

Leia também:
+ Como comer lámen da forma correta
+ O melhor molho de tomate do mundo leva só 4 ingredientes



Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e gruyère
HARMONIZAÇÃO COM VINHOS

E já que você caprichou tanto no preparo deste prato tradicional, vale escolher um vinho para tornar a refeição ainda mais especial. Então, que vinho combina com sopa de cebola clássica francesa?

O ideal é escolher um vinho encorpado ou de médio corpo, que costuma funcionar bem com sopas à base de caldo

Se a sopa for mais consistente, pode ser harmonizada com um vinho mais texturizado e cremoso. Um vinho branco com boa relação custo/benefício é uma boa escolha para harmonizar com a sopa de cebola francesa.

  • Um Chardonnay combina com os sabores dos ingredientes e tem textura e acidez suficientes para harmonizar com o sabor do caldo e enfrentar a riqueza, o sal e a untuosidade do queijo.
  • Prefere um tinto? Um bom varietal de Sangiovese tem alta acidez e taninos para encarar e suavizar a untuosidade do Gruyère. A combinação fica muito boa!

Termino o post com a maravilhosa Julia Child (1912-2004), uma das grandes autoras de livros de culinária dos Estados Unidos e apresentadora de televisão. No vídeo, aparece em pleno preparo de sua receita de sopa de cebola clássica francesa com o chef franco-americano Jacques Pepin, igualmente autor de livros de culinária e apresentador de televisão. Aproveite!

.

*Este post foi escrito a partir da receita de Sopa de Cebola Clássica Francesa publicada na revista Wine

The following two tabs change content below.
Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Rosh Hashaná por Andrea Kaufmann
O assunto é Rosh Hashaná. Sempre cultivei curiosidade pelas tradições judaicas, especialmente...
Read More
0 replies on “Sopa de cebola clássica francesa com pão tostado e Gruyère”