Com base em dados de 115 países, a empresa britânica de coquetéis prontos para beber Funkin Cocktails aproveitou o 13 de maio (Dia Internacional do Coquetel) para fazer um amplo levantamento e chegar ao coquetel mais popular do mundo em 2021. Para isso, reuniu dados sobre o volume de pesquisas sobre drinques no Google, feitas em cada um desses países.
Em outras palavras, não se trata, necessariamente, do coquetel mais famoso, caro, vendido ou pedido no mundo, mas aquele que vem gerando mais interesse.
E o coquetel mais popular do mundo foi o mais buscado no Google em 30 países – entre eles os Estados Unidos e o Reino Unido: a Margarita. O drinque mexicano teve uma média mensal de 546.280 buscas em todo o planeta.
Leia também:
+ Guia de Enoturismo no Uruguai: 5 vinícolas incríveis
+ Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
O coquetel mais popular do mundo em 2021
A origem da Margarita
A Margarita é um drink servido em diferentes versões, mas a autêntica Margarita mexicana foi criada no fim de outubro de 1941, em um bar de Ensenada, Cantina Hussong’s. Trata-se da mais antiga e conhecida cantina em Baja Califórnia, fundada em 1892. Ali, o bartender Don Carlos Orozco deu origem ao drinque com a intenção de homenagear (e impressionar) a bela filha do então embaixador alemão no México, Margarita Henkel.
Para isso, Orozco utilizou partes iguais de tequila, licor Damiana (à base da planta homônima que cresce bem no clima quente e úmido da região, hoje substituído por Cointreau) e limão, além de gelo em um copo com borda salgada.
Daí pra frente, a Margarita se espalhou pelo México e ganhou o mundo.
Leia também:
+ A Rainha Elizabeth II está vendendo cervejas e gin
+ Las Ventanas al Paraíso: hotel incrível em Los Cabos
O coquetel mais popular do mundo em 2021
O pódio
O refrescante e cubano Mojito, preparado com rum branco, folhas de hortelã, limão, água com gás e gelo, está em segundo lugar como o coquetel mais popular do mundo. Foi o drinque mais buscado no Google em 26 países, entre eles Itália, Noruega e Polônia, somando o total de 302.840 buscas mensais.
A origem do Mojito é incerta. Há quem diga que foi criado para fins medicinais nos arredores de Havana. Há quem garanta que foi a bordo de um navio de corsários patrocinado pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, que lançou âncora na costa cubana. E há também quem aponte os norte-americanos que visitaram a ilha no período da Lei Seca (1920-1933) como introdutores do Mint Julep (de uísque e hortelã) aos cubanos.
A versão sustentada pela maior parte dos cubanos é a de que o Mojito teria sido criado no La Bodeguita del Medio. Abaixo, vários deles sendo preparados no balcão do lendário bar em Havana:
Concorde você ou não, um argumento conta muitos pontos para esta versão. Os dizeres de Ernest Hemingway, escritos de próprio punho, até hoje expostos em uma das paredes do bar: “Meu Mojito no La Bodeguita, meu Daiquiri no El Floridita”.
Em terceiro lugar está o Pornstar Martini, que tem como base vodca de baunilha, purê e suco de maracujá, servido com um shot de Champagne. A explicação para o nome do drinque é simples: provocação pura, para tirar o cliente da zona de conforto e gerar curiosidade.
Criado em 2002 pelo mixologista Douglas Ankrah para o Townhouse bar, em Londres, o Pornstar Martini encabeça o ranking de drinques mais pesquisados em 18 países, entre eles Índia, Filipinas e Rússia – embora seu volume total de pesquisas em todo o mundo tenha ficado atrás de clássicos como Piña Colada, Old Fashioned, Sangria e Moscow Mule. Este último foi o campeão de buscas no Brasil, preparado originalmente com vodca, refrigerante de gengibre e suco de limão, e servido em charmosas canecas de cobre.
Para quem quiser conferir mais dicas sobre o levantamento, é bem interessante o mapa disponibilizado pela Funkin Cocktails no site da empresa.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021