Guacamole

Receita de guacamole 4 Ingredientes® 8
Um clássico da cozinha mexicana, ideal para servir como aperitivo.

Esta receita de guacamole com 4 Ingredientes® é uma versão simplificada da original. Se bem que a receita do guacamole  muda bastante de acordo com a região mexicana onde é preparado. Isso  sem contar além fronteiras, já que este prato herdado da cultura asteca se espalhou pelo mundo. O termo guacamole viria de ahuaca-mulli, que significa “molho de avocado”.

O guacamole era considerado pelos astecas um alimento afrodisíaco. O molho, aliás, teria se popularizado entre os latino-americanos justamente por causa dessa característica. Sabe-se que os ingredientes básicos na receita do guacamole original são avocado, cebola branca, chilli serrano, tomate, sal marinho, coentro e um pouquinho de limão. Já esta receita de guacamole 4 Ingredientes® tem um apelo mais delicado, por dispensar a cebola.

Em tempo: guacamole é um termo masculino. Portanto, diga “o” guacamole, e não “a” guacamole. 😉

GUACAMOLE

4 INGREDIENTES:

1 abacate ou avocado
2 tomates
1 limão siciliano (pode ser Tahiti)
coentro a gosto

PREPARO

1. Com a ajuda de um garfo, amasse o abacate. Não costumo deixar muito uniforme, gosto de me surpreender com pedaços de abacate ao degustar o guacamole.

Guacamole

2. Acrescente os tomates, sem as sementes,  cortados em cubinhos…

Guacamole

… mexendo até que os ingredientes fiquem bem agregados. Veja:

Guacamole

3. Hora de regar com suco de limão. Uso o siciliano, mas, claro, é perfeitamente possível fazer com limão Tahiti. Além de dar aquele up no sabor, ajuda a realçar e conservar a cor do abacate. Mas não exagere, para não atrapalhar o equilíbrio natural dos sabores.

Guacamole

4. Oba, coentro! Como eu a-do-ro, capricho na quantidade. Se você integra o imenso grupo que não curte esse tempero fantástico, OK.  Pero lo siento, guacamole sem coentro não é guacamole!

Guacamole

Sal a gosto. Se quiser, utilize pimenta (jalapeño, chilli ou dedo-de-moça) bem picadinha e com moderação. Sirva imediatamente, com tortillas ou Doritos.

Em tempo: na hora de comprar o abacate, agite-o levemente. Se o caroço estiver solto, falta pouco para o fruto amadurecer. E, se ao apalpá-lo, estiver macio, já está pronto para ser consumido. 😉

Guacamole

The following two tabs change content below.
Guacamole
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Tags from the story
, , ,
More from Luciana Lancellotti
A diferença entre Master of Wine e Master Sommelier
Nos últimos anos, vem sendo recorrente a dúvida sobre a diferença entre...
Read More
0 replies on “Guacamole”