O coquetel mais popular do mundo em 2021

A origem da Margarita, o coquetel mais popular do mundo
Os dados são de um levantamento realizado por uma empresa britânica de coquetéis prontos

Com base em dados de 115 países, a empresa britânica de coquetéis prontos para beber Funkin Cocktails aproveitou o 13 de maio (Dia Internacional do Coquetel) para fazer um amplo levantamento e chegar ao coquetel mais popular do mundo em 2021. Para isso, reuniu dados sobre o volume de pesquisas sobre drinques no Google, feitas em cada um desses países.

Em outras palavras, não se trata, necessariamente, do coquetel mais famoso, caro, vendido ou pedido no mundo, mas aquele que vem gerando mais interesse.

E o coquetel mais popular do mundo foi o mais buscado no Google em 30 países – entre eles os Estados Unidos e o Reino Unido: a Margarita. O drinque mexicano teve uma média mensal de 546.280 buscas em todo o planeta.

O coquetel mais popular do mundo em 2021

Leia também:
+ Guia de Enoturismo no Uruguai: 5 vinícolas incríveis
+ Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope


O coquetel mais popular do mundo em 2021
A origem da Margarita

A Margarita é um drink servido em diferentes versões, mas a autêntica Margarita mexicana foi criada no fim de outubro de 1941, em um bar de Ensenada, Cantina Hussong’s. Trata-se da mais antiga e conhecida cantina em Baja Califórnia, fundada em 1892. Ali, o bartender Don Carlos Orozco deu origem ao drinque com a intenção de homenagear (e impressionar) a bela filha do então embaixador alemão no México, Margarita Henkel.

Para isso, Orozco utilizou partes iguais de tequila, licor Damiana (à base da planta homônima que cresce bem no clima quente e úmido da região, hoje substituído por Cointreau) e limão, além de gelo em um copo com borda salgada.

Daí pra frente, a Margarita se espalhou pelo México e ganhou o mundo.

Leia também:
+ A Rainha Elizabeth II está vendendo cervejas e gin
+ Las Ventanas al Paraíso: hotel incrível em Los Cabos


O coquetel mais popular do mundo em 2021
O pódio

O refrescante e cubano Mojito, preparado com rum branco, folhas de hortelã, limão, água com gás e gelo, está em segundo lugar como o coquetel mais popular do mundo. Foi o drinque mais buscado no Google em 26 países, entre eles Itália, Noruega e Polônia, somando o total de 302.840 buscas mensais.

O coquetel mais popular do mundo em 2021
Getty

A origem do Mojito é incerta. Há quem diga que foi criado para fins medicinais nos arredores de Havana. Há quem garanta que foi a bordo de um navio de corsários patrocinado pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, que lançou âncora na costa cubana. E há também quem aponte os norte-americanos que visitaram a ilha no período da Lei Seca (1920-1933) como introdutores do Mint Julep (de uísque e hortelã) aos cubanos.

A versão sustentada pela maior parte dos cubanos é a de que o Mojito teria sido criado no La Bodeguita del Medio. Abaixo, vários deles sendo preparados no balcão do lendário bar em Havana:

O coquetel mais popular do mundo em 2021
Getty

Concorde você ou não, um argumento conta muitos pontos para esta versão. Os dizeres de Ernest Hemingway, escritos de próprio punho, até hoje expostos em uma das paredes do bar: “Meu Mojito no La Bodeguita, meu Daiquiri no El Floridita”.

O coquetel mais popular do mundo em 2021

Em terceiro lugar está o Pornstar Martini, que tem como base vodca de baunilha, purê e suco de maracujá, servido com um shot de Champagne.  A explicação para o nome do drinque é simples: provocação pura, para tirar o cliente da zona de conforto e gerar curiosidade.

O coquetel mais popular do mundo em 2021
Reprodução Instagram @originalcocktailmasterclass

Criado em 2002 pelo mixologista Douglas Ankrah para o Townhouse bar, em Londres, o Pornstar Martini encabeça o ranking de drinques mais pesquisados em 18 países, entre eles Índia, Filipinas e Rússia – embora seu volume total de pesquisas em todo o mundo tenha ficado atrás de clássicos como Piña Colada, Old Fashioned, Sangria e Moscow Mule. Este último foi o campeão de buscas no Brasil, preparado originalmente com vodca, refrigerante de gengibre e suco de limão, e servido em charmosas canecas de cobre. 

O coquetel mais popular do mundo em 2021
Getty

Para quem quiser conferir mais dicas sobre o levantamento, é bem interessante o mapa disponibilizado pela Funkin Cocktails no site da empresa.

O coquetel mais popular do mundo em 2021
Reprodução funkincocktails.co.uk
The following two tabs change content below.
O coquetel mais popular do mundo em 2021
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
10 vinhos para o inverno
Vinhos para o inverno: antes de começar a indicá-los, é importante esclarecer...
Read More
0 replies on “O coquetel mais popular do mundo em 2021”