.
Prosecco rosé. Você já brindou com um?
Com toda certeza, ainda não.
Bem, não se o espumante em questão for Prosecco DOC Rosé. Ou seja, o espumante elaborado no nordeste italiano e certificado de acordo com as rígidas normas da Denominazione di Origine Controllata (DOC) para o Prosecco.
Pode até soar estranho, mas até pouquíssimo tempo atrás, essas normas proibiam terminantemente a vinificação do famoso espumante italiano em rosé.
Contagem regressiva para comprar o Prosecco Rosé
DO HIPPIE AO HYPE
Verdade seja dita, houve um tempo em que olhares reticentes eram comumente dirigidos aos vinhos rosé em geral. E o Prosecco, por outro lado, também não era lá muito bem visto. Foram anos e anos sofrendo preconceito.
Porém, a partir da década de 2010, vinhos Prosecco e vinhos rosé começaram a integrar as concorridas listas de tendências no universo do vinho. Bingo! Os rosés, espumantes e tranquilos, passaram a ser consideravelmente valorizados. E hoje há, inclusive, movimentos como o #EverydayRose, entre os estadunidenses.
Em resumo, os rosés nunca foram tão produzidos e concorridos.
Pois bem.
Eis que o Consorzio Tutela Prosecco DOC, a instituição que coordena e gerencia a Denominazione di Origine Controllata Prosecco, anunciou a atualização de suas regras de produção. E uma delas – bravo! – introduziu ao conjunto de normas a liberação da produção do Prosecco DOC Rosé.
A ideia já vinha sendo desenvolvida desde 2018. E em maio de 2020, enfim, a proposta de alteração dessas regras disciplinares foi aprovada por unanimidade pelo Comité Nacional de Vinhos do Ministério de Agricultura Alimentos e Florestas.
+ Conheça Fleur de Miraval, novo Champagne Rosé de Brad Pitt e Angelina Jolie
+ Já é possível assinar a SOMM TV, considerada a Netflix do vinho
Contagem regressiva para comprar o Prosecco Rosé
Quando comprar?
Mesmo com todo o alvoroço formado em torno da novidade, ainda não é possível provar o espumante rosado italiano. O motivo é elementar: o vinho ainda está sendo produzido.
Mas a boa notícia é que o consumidor não vai ter que esperar demais para comprar suas primeiras garrafas de Prosecco DOC Rosé
De acordo com o anúncio oficial, as vendas vão estar liberadas a partir do dia 1º de janeiro após a colheita.
Isso significa que a partir de janeiro de 2021 será possível encontrar nas prateleiras, físicas ou on-line, o aguardado Prosecco DOC Rosé.
Segundo as estimativas do consórcio, a produção total de Prosecco DOC Rosé pode chegar a 30 milhões de garrafas por ano. Para traçar um paralelo, de acordo com a instituição 486 milhões de garrafas de Prosecco foram fabricadas no ano passado. Isso significa que, pela estimativa, cerca de uma em cada 16 garrafas será de Porsecco Rosé.
+ Dicas de restaurantes e wine bars em Florença
+ Um jantar descoladíssimo no verão de Florença
Contagem regressiva para comprar o Prosecco Rosé
ENTENDA AS NORMAS
A área de produção do Prosecco DOC está localizada no nordeste da Itália, precisamente nos territórios das 5 províncias do Vêneto (Treviso, Veneza, Vicenza, Pádua e Belluno) e em quatro na Friuli Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine), uma das áreas mais bonitas da península italiana.
C0nfira as especificações para a produção do novo Prosecco DOC Rosé :
- Castas: Glera e 10% -15% Pinot Nero
- Rendimento: 18 toneladas/hectare para Glera e 13,5 toneladas/hectare para Pinot Nero
- Segunda fermentação – Método Martinotti/Charmat: mínimo de 60 dias
- As vendas serão permitidas a partir de 1º de janeiro após a colheita
- Cor: rosa mais ou menos intenso, brilhante e com espuma persistente
- Açúcar residual: de Brut Nature ao Extra Dry
- O rótulo deverá conter a palavra “Millesimato” e a safra (com, no mínimo, 85% das uvas daquele ano)
Contagem regressiva para comprar o Prosecco Rosé
GLERA x PROSECCO
É sempre bom esclarecer que, até o ano de 2009, a uva branca Glera, originária do Vêneto, na Itália, que participa de 85% da composição desse espumante (combinada com Chardonnay e Pinot), era conhecida como Prosecco.
Então veio a confusão sobre o que era o vinho espumante Prosecco e o que era a uva Prosecco. O conselho regulador optou, então, por adotar o nome original da casta, justamente para diferenciá-la da bebida.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021