O novo Coravin Sparkling nem chegou ao mercado norte-americano e já se tornou o grande objeto do desejo dos apreciadores de espumantes.
O sistema exclusivo de preservação foi lançado em 2013, voltado especificamente aos vinhos tranquilos. O sucesso foi imediato. A façanha do produto: permitir o consumo de poucas quantidades de vinho, sem que a garrafa fosse aberta, evitando, portanto, a oxidação e o desperdício da bebida.
Como um divisor de águas, o dispositivo ganhou a adesão de usuários domésticos e profissionais. Nos restaurantes, em lojas de vinhos e vinícolas, o Coravin reforçou, junto com as máquinas dosadoras de vinho Enomatic, a cultura da aquisição da bebida em taça, na dose desejada.
Apresentado nos Estados Unidos o novo Coravin Sparkling
CORAVIN PARA ESPUMANTES
Desde então, usuários de todo o mundo aguardam o lançamento de um Coravin destinado aos espumantes. O criador do Coravin e CEO da empresa, Greg Lambrecht, chegou a dizer, em uma entrevista ao site The Drinks Business, que vinha trabalhando exaustivamente em pesquisas e adquirindo espumantes produzidos em todo o mundo, engarrafados em diferentes pressões.
O Coravin Sparkling levou oito anos para ser desenvolvido – a versão original levou 11
As pesquisas e o desenvolvimento do novo produto levaram menos tempo sobretudo por terem contado com estímulo especial em 2015: o financiamento de US$ 13,6 milhões para garantir a aceleração do crescimento da empresa em todo o mundo – o Brasil foi um dos países onde a Coravin se instalou.
Leia também:
+ Sugestões de presentes com vinhos e acessórios para o Dia dos Pais
+ SOMM TV, a Netflix do vinho
Apresentado nos Estados Unidos o novo Coravin Sparkling
ENFIM, A APRESENTAÇÃO
Em junho de 2021, a empresa norte-americana apresentou o novo Coravin Sparkling, que pode estender a vida útil dos espumantes por até duas semanas.
Recentemente, o crítico James Suckling postou em seu perfil no Instagram a performance do dispositivo na prática e elogiou seu desempenho. Diferentemente do que afirma o fabricante, no entanto, Suckling informa em seu post que a vida útil de um espumante aberto com Coravin Sparkling é de três semanas.
View this post on Instagram
O CEO da Coravin, Greg Lambrecht, também demonstra, no vídeo abaixo, a forma de aplicar o dispositivo.
O novo Coravin Sparkling usa cápsulas de CO2 para impedir que as bolhas dos espumantes escapem, prevenindo a oxidação da bebida.
O sparkling stopper (a tampa do espumante), por sua vez, é de uso universal: adapta-se a garrafas de todos os tipos de espumantes, do Champagne ao Prosecco, do Cava aos espumantes norte-americanos, brasileiros ou sul-africanos.O design de travamento da rolha mantém até 55 psi (libras por polegada) de pressão. Ou seja, o sistema preserva a pressão natural de antes da abertura da garrafa de espumante.
Apresentado nos Estados Unidos o novo Coravin Sparkling
COMO FUNCIONA O CORAVIN PARA ESPUMANTES
O sistema emparelha uma rolha para espumantes de encaixe universal com uma unidade de carregamento portátil para manter o nível de carbonatação do vinho espumante entre os derramamentos, garantindo a preservação da bebida em sua efervescência original.
Na versão para vinhos tranquilos, o dispositivo tem uma agulha que atravessa delicadamente a rolha sem deslocar o material da cortiça. E assim que a agulha é removida, a cortiça se expande, retomando seu formato original.
Conforme o vinho é extraído por meio da agulha, sua quantidade correspondente dentro da garrafa é substituída por gás Argônio puro, garantindo que o oxigênio não entre em contato com o líquido remanescente, preservando o frescor do vinho e evitando, portanto, sua oxidação.
O novo Coravin Sparkling vai começar a ser vendido nos Estados Unidos no fim do verão local, ou seja, em setembro
É possível se inscrever no site americano da marca para ser informado quando o produto já estiver à venda. O preço sugerido: US$ 399.
Ainda não há previsão de venda do Coravin Sparkling no Brasil, mas os outros modelos e acessórios, para vinhos tranquilos, já podem ser encontrados no mercado brasileiro. Confira aqui o preço atualizado e o prazo de entrega para a sua cidade.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021