O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa

Lisboa é uma das cidades para onde mais retorno por uma série de motivos, pessoais e profissionais. Da última vez, no fim de 2017, um dos lugares onde me hospedei foi o Valverde Hotel – um dos melhores hotéis de Lisboa –, e, como de hábito, a primeira coisa que fiz ao chegar foi ouvir A Gaivota, de Amália Rodrigues.

Então, naquele fim de tarde, me debrucei na varanda, descortinada para uma vista desenhada no céu por casotas coloridas agrupadas sobre a colina.

E foi a vez de respirar fundo para meu primeiro momento de contemplação de Lisboa na viagem.

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
A vista a partir do meu quarto no Valverde | Foto Luciana Lancellotti

O fato desse primeiro contato com Lisboa acontecer no Valverde foi uma alavanca e tanto na experiência  de chegada à  cidade.

E não poderia ser diferente.

Esse hotel boutique 5 estrelas  é sempre listado entre os melhores hotéis de luxo em Lisboa. Já faturou prêmios e prêmios. Já foi destaque em incontáveis revistas de turismo mundo afora.

+ Conheça os melhores wine bars de Lisboa
O melhor do Mercado da Ribeira, em Lisboa

Mas esqueça o padrão impessoal de boa parte dos hotéis 5 estrelas. No Valverde Hotel a atmosfera intimista domina os seis andares, com seus 25 quartos e duas suítes.

A localização é excelente: na Avenida da Liberdade, o endereço das grifes, das árvores majestosas e do asfalto largo com calçadas revestidas com as incontornáveis pedras portuguesas.

De tão discreta, a entrada do prédio construído no séc. XIX passa quase despercebida.

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
Detalhe da fachada | Foto: Valverde Hotel

 Valverde Hotel, Lisboa
DETALHES

Apesar da idade do edifício, o Valverde Hotel é recente, abriu em setembro de 2014 após um longo trabalho de recuperação, e uma estadia em um de seus apartamentos é cercada por detalhes. Muitos.

+ Confira aqui o valor das diárias e a disponibilidade no Valverde Hotel

E eles estão por toda parte. Mas vou logo avisando que sua sensibilidade será crucial nessa percepção de diferenciais tão delicadamente idealizados.

+ Prato a prato: um almoço no Cantinho do Avillez, em Lisboa
+ Lisboa moderna: o Myriad by SANA, 5 estrelas debruçado sobre o Tejo

É bom ter o olhar aguçado para, por exemplo:

Admirar os carpetes e tapetes que forram o piso nos corredores, salas e quartos, com traços geométricos em tons monocromáticos inspirados nos anos 1930. 

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
O luxo discreto dos quartos e suítes | Fotos Valverde Hotel

Observar a harmonia entre os objetos de arte antigos arrematados em leilão e itens de design contemporâneo garimpados pela Itália, Escandinávia e Inglaterra pelo escritório de arquitetura portuense Bastir.

+ Conheça o novíssimo Corpo Santo Hotel, no Cais do Sodré, em Lisboa
+ Baixa House: uma opção diferente e deliciosa de hospedagem em Lisboa

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
A inspiração retrô domina os ambientes | Foto Valverde Hotel

Descobrir que as amenities da marca holandesa Zenology vão fatalmente trazer uma dose extra de frescor e disposição à sua ducha matinal e, consequentemente, ao seu dia.

Deixar-se guiar  pela inspiração retrô que conecta os ambientes.

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
Detalhes interessantíssimos por toda parte | Foto Valverde Hotel

Descer para o café da man… oooops, pequeno-almoço e acomodar-se confortavelmente em um cabriolet para degustar levíssimos ovos beneditinos preparados na hora, especialmente para você. Tive que registrar:

Ou saboreá-los em uma das cadeiras francesas e coloniais americanas dispostas no jardim do pátio, observando o movimento da água da pequena piscina, parecendo acompanhar o ritmo do lounge music sintonizado em volume agradável.

Fiz um minivideo e até me arrependi de não ter gravado mais, porque ficou bem relaxante. 🙂

Apesar de se tratar de um hotel 5 estrelas, no Valverde Hotel não há lugar para afetações, o que é sempre ótimo. A equipe comandada pela diretora Adélia Carvalho, aliás, é muito preparada e simpática, e eu destacaria o approach dos funcionários como um dos principais diferenciais do Valverde.

Hotel Valverde, Lisboa
RESTAURANTE

No restaurante local, Sítio Valverde, não é difícil que a chef cabo-verdiana Carla Sousa vá à mesa para conversar com os comensais. Ela apresenta a sugestão do dia, entre vários clássicos repaginados da cozinha portuguesa.

+ Confira aqui o valor das diárias e a disponibilidade no Valverde Hotel
+ Porto e Lisboa Gourmet: minha matéria premiada pela Comissão Europeia de Turismo

O menu muda com frequência. E pode destacar pratos como o leitão confitado no vinho Madeira, o robalo com açorda de pão alentejano e o tataki de atum (foto).

Continuam sugestões como as samosas (foto) e as chips Valverde, de batata-doce, agria (palito) e vitelotte (batata de cor púrpura), preparadas com especiarias.

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
Os pratos coloridos e cheios de sabor criados pela chef Carla Sousa | Fotos Luciana Lancellotti

Para sobremesa, peça um pão-de-ló de chá verde, preparado com farinha sem glúten e creme pâtissière. O Valverde Hotel oferece, ainda, um charmoso chá das cinco (€ 24) e todas as refeições no restaurante Sítio podem ser adquiridas por voucher a preço fixo, nesta página, no site do hotel.

Abaixo, mais alguns registros de um almoço que tive lá.

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
Detalhes fazem diferença também à mesa | Fotos Luciana Lancellotti

O restaurante é aberto ao público e aos domingos oferece um brunch já famoso em Lisboa. Com ovos mexidos, queijos portugueses, frios, cogumelos e itens de confeitaria – estão lá, assim como no café da manhã, os inevitáveis e deliciosos pastéis de nata.

Também é oferecido o creme do dia e um apetitoso bacalhau à Sítio, entre vários outros itens. Sai a € 27,50 por pessoa (valor de março/2018).

 Valverde Hotel, Lisboa
LOCALIZAÇÃO

O Valverde Hotel fica a 100 metros da estação de metrô Avenida, a poucos passos do Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Príncipe Real – um dos bairros da vez em Lisboa – e a um quilômetro do Chiado e do Bairro Alto.

Quase ao lado, está o JNcQUOI, fusão de bar, restaurante e loja de livros de arte e moda, uma das novidades da cidade. Interessante para um início de noite no balcão, jogando conversa fora, beliscando e brindando.

Com um bom vinho nacional, como eu fiz:

 

Para quem curte alta gastronomia, recomendo fortemente atravessar a rua e experimentar o menu-degustação proposto pelo chef Rui Paula – portuense, um dos chefs mais festejados de Portugal – no restaurante Terraço, que fica no topo de outro hotel 5 estrelas de Lisboa, Tivoli Avenida da Liberdade.

A vista para a capital portuguesa é espetacular e os pratos são sensacionais. Em resumo: você vai sentir o mar na sua boca com as criações do chef Rui Paula. Aqui vai uma amostra de alguns pratos que experimentei por lá durante um almoço agradabilíssimo:

O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa

No rooftop do Tivoli Avenida da Liberdade fica, também, o Sky Bar, delicioso, que bomba no verão. Mas bomba mesmo.

Oferece ótimos drinques e, bem, com Lisboa a seus pés.

Para você que vai se hospedar no Valverde Hotel: fiz um mapa com vários pontos de interesse nas proximidades, incluindo os lugares que citei neste post:

.+

+ Confira aqui o valor das diárias e a disponibilidade no Valverde Hotel

Depois de passar dias incríveis no Valverde Hotel, me mandei para o Alentejo pra participar de uma reportagem para a Up, revista de bordo da TAP, ao lado do chef Vítor Sobral. Na volta a Lisboa, fiquei na Baixa House, descoladíssima, opção de hospedagem para quem quer se sentir em casa na capital portuguesa, sem abrir mão dos confortos de um hotel.

Leia aqui sobre minha experiência e descubra outro lugar muito bacana pra ficar em Lisboa.

 

The following two tabs change content below.
O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
O ultracharmoso Valverde Hotel, em Lisboa

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)