Porto e Lisboa Gourmet

Porto e Lisboa - Roteiro Gastronômico

Diz um antigo ditado português que enquanto Lisboa se diverte, o Porto trabalha. E se a sabedoria popular tem sempre um fundo de verdade, o melhor da viagem é tirar proveito das diferenças que, de fato, existem entre as duas cidades: uma ao norte do país, abraçada pelo Douro, outra a oeste, de mãos dadas com o Tejo. Máquina fotográfica em punho, espírito aberto para a descoberta. Hora de mergulhar nas tendências do velho Porto e nas lembranças da Lisboa que se renova.

Por Luciana Lancellotti

A ordem da viagem não importa. Prejuízo seria visitar Lisboa sem conhecer o Porto. Ou vice-versa. Quem começa pela Invicta – como o Porto é carinhosamente chamado – entra de mansinho em Portugal, frente à imponência nostálgica da cidade que deu nome  não só a um dos maiores ícones portugueses – o vinho produzido na região – como também ao próprio país: os primeiros povoados chamavam-se Portus e Cale, que mais tarde se transformariam nas cidades separadas pelo Douro – Porto e Vila Nova de Gaia. Nesta última, aliás, estão concentradas as velhas caves recuperadas, hoje voltadas ao enoturismo. Sem nenhum demérito a elas –  pelo contrário, merecem todos os louros  – há muito mais a descobrir por aqui. Não foi à toa que a revista americana Travel and Leisure considerou o Porto um dos destinos mais sexy e acessíveis do mundo.

Na contramão do cenário formado por fachadas coloridas com varandas e azulejos, a vida gastronômica na cidade respira contemporaneidade, sem abrir mão da tradição.

Cafés e restaurantes parecem se multiplicar, dos pequenos e charmosos aos maiores e elegantes. Há, também, os que fazem do design uma identidade. Mas não se engane: por mais trendy que o ambiente se revele, comida, aqui, é assunto sério – para ela se voltam as principais atenções.

Seguindo essa filosofia, um dos locais mais disputados fica na Foz, região frequentada pelo público urbano e cool. É o Cafeína, instalado em uma casa restaurada do início do séc. XX, com decoração em tons fechados, que dá ar envolvente ao lugar, perfeito para ver, ser visto e comer divinamente. Por isso mesmo, é preciso fazer reserva. Ainda no território da alta gastronomia,  o DOP, sob o comando do chef Rui Paula, foi aberto há pouco mais de um ano, arrebatando os paladares mais exigentes. Dividido em dois ambientes sob tons de branco e castanho, o lugar não ostenta. Peça uma das três opções de menu degustação e comemore caso seja servido o “robalo em seu habitat”: o peixe, no ponto perfeito de cocção, vem envolto em algas, com vôngolis e aroma de maresia.

Já o Buhle, em frente ao mar da Foz, foi destaque na revista norte-americana Wallpaper. A cozinha fusion praticada aqui atrai frequentadores descolados.

Comece pedindo um bom  Jasmin Pearls, drinque à base de vodca, chá de jasmim, xarope de canela e suco de limão, e entregue-se ao cardápio, que faz um blend entre sabores orientais, mediterrâneos e atlânticos. Se o desejo for mergulhar na cozinha tradicional portuguesa, uma porta discreta no bairro de Matosinhos é a senha: assim que ela se abre, um amplo espaço com sutil referência retrô e pitadas parisienses revela o Quarenta e 4. Mantendo o sotaque português, o contemporâneo  Bull & Bear é uma opção interessante dividido em três espaços, um deles com janelões que dão vista para a avenida.

Para um bom programa cultural, o endereço é a Casa da Música, principal espaço de concertos da cidade. Confira a agenda e aproveite as apresentações, que acontecem em dois auditórios e no topo do edifício. O restaurante local, com cozinha de autor, também vale a visita, assim como o bar, perfeito para algo rápido, antes ou depois dos concertos.

Se bater vontade de comprar presentes com personalidade, passe na Loja de Serralves, onde se encontram os cobiçados sabonetes de luxo da marca portuense Castelbel, e confira, também, as novidades na Lobo Taste, loja do designer Paulo Lobo, que reinventou o artesanato tradicional português.

Fim de tarde

No coração do centro histórico, o Café Candelabro tem charme nostálgico que pede um bom Porto e uma fatia de bolo de chocolate, a serem apreciados, de preferência, no terraço.

Aproveite a tarde, também, para caminhar pela baixa, região cool da cidade, com armazéns e galpões revitalizados. Percorra livrarias e cafés e, quando a noite chegar, saiba que já está no lugar certo.

Estique até o Baixa Bar, com design atraente que mescla o high-tech e o retrô, e mergulhe no clima lounge, perfeito para conversar, namorar e dançar. E depois de ter entrado de mansinho na cidade, você certamente vai lamentar ter de deixá-la.

Lisboa, sopro de vanguarda

A vida parece tranquila e dispersa nos bairros lisboetas, tão semelhantes pelas casotas coloridas, tão diferentes nos caminhos que vislumbram.  É só visitar o distrito de Santos, por exemplo, para começar a notar a diferença. A região, que  já abrigou a antiga zona industrial, hoje traça referências ao universo contemporâneo, presentes em lojas de decoração e espaços sob o comando de novos talentos do design português.

A contemporaneidade está presente, também, nas escolas criativas, onde milhares de jovens frequentam cursos de arquitetura, ilustração, joalheria, entre outros.

Uma das primeiras lojas de design internacional a desembarcar aqui foi a Paris:Sete, dividida em dois pisos, com objetos dedicados ao estilo de vida descolado – das cadeiras Panton, com formas que se adequam a qualquer ambiente, aos livros da editora de arte Phaidon. Já na Mood Loja Santos uma imensa variedade de peças tem assinatura de criadores portugueses – de roupas a lustres, de talheres a artigos de sex shop, é uma das mais divertidas do bairro.  Ali perto, a Loja do Banho propõe décor moderno a banheiros e lavabos, mas sente-se também um  certo saudosismo, que tão bem combina com a cidade.

O traço vanguardista se estende aos restaurantes do bairro, como o Manifesto, do irrequieto chef Luís Baena, que inova com criações como a bola de Berlim Salgada, recheada com açúcar de camarão e santola, uma espécie de caranguejo gigante.  Outro lugar disputado é o Estado Líquido, que reúne bar e restaurante, com DJ’s que se revezam para embalar rodadas de sushis e sashimis, servidas noite  adentro. Aproveite, também, para caminhar pelo Campo de Ourique, bairro residencial com leve atmosfera parisiense, e almoce na ultracharmosa Tasca da Esquina, do chef Vítor Sobral, que sugere pequenos bocados de delícias com inspiração portuguesa.

Luxo e tradição

A avenida da Liberdade, ladeada por árvores e grifes, é o ícone do luxo lisboeta. Ao longo de 1500 metros estão Vuitton, Empório Armani, Zegna, Montblanc, entre tantas outras.

Já as lojas antigas – e também bacanas – da cidade estão no Largo do Chiado, como a matriz da grife de porcelanas Vista Alegre, inaugurada em 1957. Dois lugares pequeninos, tradicionalíssimos e obrigatórios: a Luvaria Ulisses, fundada em 1925, com luvas de ótimo caimento, e a Caza das Vellas do Loreto, na ativa desde 1789. Entre as mais vendidas, as velas de folhas de tomate e as de chá verde têm perfume discreto e chic.

No bairro fica, também, um dos novos restaurantes da capital, que tem cativado os lisboetas: o Bistrô 100 Maneiras, no Largo da Trindade, é comandado pelo chef iugoslavo Ljubomir Stanisic. Ali ele põe em prática algumas das receitas que aprendeu com a mãe e também sugere especialidades como o risoto de cogumelos e camarão-tigre. Um dos diferenciais do lugar, “aberto até de madrugada”, é o destaque para os drinques, elaborados pelos alquimistas do Cinco Lounge, o melhorcocktail bar de Lisboa. Entre as novidades, confira, também, a elogiada alta gastronomia assinada pelos jovens chefs Diogo Noronha e Nuno Bergonse, no restaurante Pedro e o Lobo, e o melhor da cozinha tradicional portuguesa no Faz Gostos LX.  Não deixe de conhecer, também, o menu contemporâneo do Eleven, assinado pelo chef alemão Joachim Koerper, no Parque Eduardo VII. O lugar tem ambiente elegante e minimalista, e oferece uma das melhores vistas da região. Observe, daqui,  as artérias da  cidade correrem em direção ao Tejo e diga a Lisboa: “até breve!”

GUIA

Onde Ficar:

PORTO

Hotel Teatro

Porto e Lisboa Gourmet
Hotel Teatro: membro do Design Hotels

É hype se hospedar neste hotel, um dos mais novos da cidade, instalado no prédio restaurado onde já funcionou o histórico Teatro Baquet. A atmosfera recria a dramaturgia, com direito a  décor em tons de dourado e corredores iluminados por projetores. Tudo no melhor estilo urban chic. O restaurante, Palco, de cozinha mediterrânea, fica no piso principal.

Confira aqui valores e disponibilidade no Hotel Teatro.

Hotel Infante Sagres

Porto e Lisboa Gourmet
O Infante Sagres já recebeu o Dalai Lama e Catherine Deneuve

Em um edifício dos anos 50 no centro histórico, este hotel já recebeu hóspedes ilustres como Catherine Deneuve, Príncipe Edward da Inglaterra e  Dalai Lama. A atmosfera, neobarroca, ganha toques contemporâneos com pitadas de irreverência. No restaurante, Boca do Lobo, o estrelado chef Albano Lourenço utiliza ingredientes locais com inspiração nas tradições gastronômicas do Porto.

Confira aqui valores e disponibilidade no Hotel Infante Sagres.

Pestana Porto Hotel

Porto e Lisboa Gourmet
O Pestana: debruçado sobre o Douro

Localizado na Praça da Ribeira, pertinho da emblemática Ponte D. Luís, o hotel ocupa parte de um quarteirão de prédios dos séculos XVI, XVII e XVIII. A vista sobre o Douro é deslumbrante. A decoração une o sóbrio ao contemporâneo, sem abrir mão do aconchego. Reserve um quarto voltado para o rio e acorde, feliz, na Invicta.

Confira aqui valores e disponibilidade no Pestana Porto Hotel.

 

LISBOA

York House

Porto e Lisboa Gourmet
York House: para quem deseja relaxar

Ótima opção de hospedagem para quem quer curtir a vanguarda de Santos. Instalado onde já funcionou um convento mariano no séc. XVII, o hotel, em estilo retrô-chic, esbanja charme. O restaurante local, A Confraria, é uma das referências de boa gastronomia na região.

Confira aqui valores e disponibilidade na York House.

Bairro Alto Hotel

Porto e Lisboa Gourmet
Bairro Alto: hotel boutique em excelente localização

Em frente à Praça Luís de Camões, este hotel boutique tem atmosfera moderna que combina luxo e elementos tradicionais da arquitetura portuguesa. O terraço, no último andar, tem vista inesquecível. Para quem deseja se hospedar com estilo em meio ao agito do Chiado e do Bairro Alto.

Atualização: o hotel ficará fechado para reforma até agosto/2018

www.bairroaltohotel.com

 House 4 Bairro Alto

Porto e Lisboa Gourmet
Um dos quartos do House4: ótima relação custo/benefício

Quem se hospeda nesta guest house experimenta um pouco da sensação de viver como um local. Descolado e intimista, o lugar conta com apenas 4 quartos e oferece atendimento personalizado. A localização, em uma rua calma em pleno Bairro Alto, coloca a House 4 próxima a muitos dos melhores restaurantes da cidade.

Confira aqui valores e disponibilidade na House4 Bairro Alto.

Porto

Cafeína www.cafeina.pt Tel 226108059

DOP www.ruipaula.com Tel 222014313

Buhle www.buhle.pt Tel 220109929 (Estabelecimento fechado)

Quarenta e 4 www.quarentae4.com Tel 229363706

Bull & Bear www.bbgourmet.net Tel 226 107 669

Casa da Música www.casadamusica.com Tel 220 120 220

Loja de Serralves – www.serralves.pt Tel 22 615 6500

Lobo Taste – Tel 222 017 102

Café Candelabro www.cafecandelabro.blogspot.com  Tel 966 984 250

Baixa Bar Tel 222 015 855

  

Lisboa

Paris:Sete www.paris-sete.com Tel 21 393 31 70

Mood Loja Santos Tel 91 860 9760

Loja do Banho www.lojadobanho.pt Tel 213 960 990

Manifesto www.restaurantemanifesto.com Tel 213963419 (Estabelecimento fechado)

Estado Líquido www.estadoliquido.com Tel 213. 972022

Tasca da Esquina www.tascadaesquina.com Tel 919 837 255

Vista Alegre TEl www.vistaalegreatlantis.com 21 346 14 01

Luvaria Ulisses www.luvariaulisses.com Tel 213420295

Caza das Vellas do Loreto www.cazavellasloreto.pai.pt  Tel 210 468 802

Bistrô 100 Maneiras www.restaurante100maneiras.com Tel: 910307575

Cinco Lounge www.cincolounge.com Tel: 213424033

Restaurante Pedro e o Lobo www.pedroeolobo.pt   Tel: 211933719

Faz Gostos LX www.fazgostoslx.com Tel 213472249

Eleven – www.restauranteleven.com  Tel: 213862211

Matéria publicada pela revista Top Destinos em abril de 2011 e vencedora da 22a edição do Concurso  da Comissão Europeia de Turismo – categoria  melhor reportagem de revista impressa

The following two tabs change content below.
Porto e Lisboa Gourmet
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Brunch no Hiltl, Zurique
Em uma dessas incríveis coincidências, acabando de chegar a Zurique, pedi informações...
Read More
0 replies on “Porto e Lisboa Gourmet”