A deliciosa Baixa House em Lisboa

Baixa House em Lisboa

Depois de me hospedar no ultracharmoso Valverde Hotel e curtir uns dias no Alentejo em pleno verão português, meu endereço em Lisboa passou a ser a Baixa House.

Baixa House, Lisboa
DIFERENCIAIS

Vou contar neste post como foi a experiência, que recomendo fortemente a quem deseja se sentir em casa em Lisboa, sem abrir mão dos confortos que um hotel oferece, como serviço de arrumadeira, reposição diária de ingredientes para preparar o café da manhã, wi-fi gratuito, cozinha completa e lavanderia, além  de uma equipe à disposição para esclarecer dúvidas sobre o apartamento e a cidade.

A deliciosa Baixa House em Lisboa
A fachada, ilustrada por Macarena Garví

A Baixa House é  também uma opção de hospedagem com excelente relação custo/benefício e localização ótima. Como o próprio nome indica, o prédio fica na Baixa, bairro mais central da área histórica de Lisboa. Dali é possível traçar caminhadas agradabilíssimas até o comércio e os bares do Chiado, a Ribeira das Naus (avenida que acompanha o Tejo), a Praça do Comércio (Terreiro do Paço), o Mercado da Ribeira, entre muitos outros lugares.

 

O endereço também está na rota do icônico Eléctrico 28 e dos principais bondes que cruzam a cidade, além das estações Terreiro do Paço e Baixa-Chiado, na linha azul do metrô.

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade na Baixa House 

Ainda no Brasil, só de ver as fotos e conhecer a proposta da Baixa House, já fiquei ansiosa com a ideia de ficar hospedada em um dos apartamentos e ter a sensação de ter um cantinho meu em Lisboa.

E, olha, não me decepcionei.

Baixa House, Lisboa
AS INSTALAÇÕES

Originalmente residencial, o edifício tem 13 apartamentos, com 1, 2 e 3 quartos. Cada unidade recebe o nome de um dos jardins lisboetas: Alorna, Jerónimos, Príncipe Real…

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Os apartamentos completos têm ambientes aconchegantes | Fotos Baixa House

Fiquei no Eduardo VII, de frente para a Rua dos Fanqueiros, no penúltimo andar.

A construção, erguida no séc. XVIII e recuperada após uma senhora obra finalizada em 2011, teve todas as instalações internas modernizadas, sem descaracterizar a autenticidade da fachada, revestida pelas cores azul e branca impressas nos tradicionais azulejos portugueses.

Pisos, tetos de madeira e janelas também foram preservados. 

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade na Baixa House
+ Conheça wine bars incríveis em Lisboa: Bairro Alto e Chiado

Baixa House, Lisboa
A CHEGADA

Funciona assim: após confirmar a sua reserva, a Baixa House envia as orientações para a sua chegada – o horário deve ser informado previamente à equipe.

Aportei pela manhã e fui recebida pela diretora, Anabela Bártolo, me apresentou o apartamento onde eu iria ficar. Fiz este vídeo:

Ela me mostrou cômodo por cômodo, abrindo a geladeira e os armários da cozinha, me informando sobre cada item disponível – de ingredientes para o café da manhã a utensílios como cafeteira italiana e chaleira – à louça disponível, de uma marca portuguesa que adoro, chamada Bordallo Pinheiro.

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Para os gourmets de plantão, a cozinha equipada é uma vantagem | Foto Baixa House

Depois, sentou-se comigo no sofá da sala e me apresentou vários mapas e livros interessantíssimos sobre Lisboa para que eu me inspirasse durante minha estada. Há por toda parte um olhar muito descolado, meticulosamente pensado para acrescentar doses progressivas de charme à estadia.

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Detalhes e charme são a marca da Baixa House | Fotos Baixa House e Luciana Lancellotti

As peças essencialmente portuguesas que decoram os apartamentos foram garimpadas em feiras como a da Ladra

Bancos e cadeiras com aspectos vintage ou rústico contrastam com o estilo dos sofás, aconchegante. Pelos ambientes, também há várias estampas com motivos botânicos.

Já os tapetes de lã  foram produzidos à mão no Alentejo. Sobre as camas, os cobertores de lã grossa de ovelha foram tecidos manualmente na região de Maçainhas, na Serra da Estrela. São conhecidos como cobertores de papa.

Mais detalhes: cada apartamento segue uma paleta diferente de cores.

Meu apartamento, muito ensolarado, contava, ainda, com um simpático terraço, cuja foto você vê abaixo. A vista que aparece na foto em destaque, tirei ao descer as escadas, de um andar mais baixo.

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade na Baixa House

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Apartamentos ensolarados e vista para Lisboa | Fotos Luciana Lancellotti

Anabela também me chamou atenção para as flores frescas que adornam todos os apartamentos e que ela compra pessoalmente.

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Flores sempre frescas trazem ainda mais charme aos ambientes| Fotos Baixa House e Luciana Lancellotti

Apesar de o prédio ser equipado com um elevador moderno, um de meus hábitos era utilizar as adoráveis escadas com corrimãos desenhados sempre que descia. Olha só que charme:

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Como resistir a essas escadas? | Fotos Luciana Lancellotti

Baixa House, Lisboa
CAFÉ-DA-MANHÃ

Para quem ainda não sabe, assim como fazem os franceses com seu petit-déjeuner, os portugueses chamam a primeira refeição do dia de “pequeno-almoço”. E o pequeno-almoço é, seguramente, uma das marcas da Baixa House.

Todo dia, entre 8h e 8h30, saquinhos confeccionados em linho branco macio são pendurados na porta do apartamento, com pães fresquinhos.

A deliciosa Baixa House em Lisboa
À porta, pão fresquinho toda manhã | Fotos Luciana Lancellotti

Então cabe a você recolhê-los, abrir as janelas e deixar o sol entrar, dar bom dia a Lisboa e caminhar pelo piso estaladiço de tábuas de madeira até a cozinha para o seu desjejum.

Sobre a mesa, cestas artesanais produzidas no Algarve, passam a acolher os pães. Não resisti e fiz este filminho para o Instagram mostrando os itens que a Baixa House disponibiliza para o café-da-manhã, repostos todo dia. 


E a cozinha está lá, full-time, equipada com panelas, forno e fogão, para que os gourmets mais empolgados possam comprar produtos locais e preparar jantares e almoços com ingredientes genuinamente portugueses.

Não custa lembrar que o Mercado da Ribeira fica a uma deliciosa caminhada de 15 minutos à beira-rio que eu mesma fiz e registrei o caminho, como você vê abaixo.

+ O melhor do Mercado da Ribeira, em Lisboa
+ Os melhores mercados de Lisboa, pelo chef Vítor Sobral

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Os arredores da Baixa House, em Lisboa | Fotos Luciana Lancellotti

Baixa House Lisboa
ARREDORES

Ah, claro: logo na esquina com a Rua da Conceição, fica a incrível Garrafeira Nacional. Na quadra seguinte está outro endereço muito útil, a Queijaria Nacional. Abasteça-se nesses dois lugares com algumas garrafas de vinho português e exemplares dos maravilhosos queijos locais (a preços ótimos), e garanta mais algumas doses de felicidade à sua estadia.

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade na Baixa House
+ Conheça o novíssimo Corpo Santo Hotel, no Cais do Sodré, em Lisboa
+ O ultracharmoso Valverde Hotel, na Avenida da Liberdade, em Lisboa

Aproveite o mapinha abaixo, com alguns dos principais pontos perto da Baixa House, em Lisboa:

 

Outras comodidades: com exceção a dois apartamentos, todos os outros oferecem máquinas de lavar e de secar roupa, além de tábua e ferro de passar.

Baixa House, Lisboa
CHAVES

Como em um prédio residencial convencional, os “moradores” têm sua própria chave e um porteiro eletrônico permite a comunicação com cada apartamento. No térreo, há também charmosas caixas de correio individuais. Não, provavelmente você nunca vai usá-las. Sim, é ótimo fazer de conta que um dia  sua correspondência será depositada ali.

Saiu, tranque a porta do prédio.

Voltou, utilize sua chave para entrar.

Conclusão: a Baixa House é um lugar bem low-profile que faz do charme aliado ao conforto (e à localização central) sua principal proposta. A relação qualidade/preço também é ótima e a estadia mínima é de duas ou três noites, dependendo da época do ano.

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade na Baixa House em Lisboa

A deliciosa Baixa House em Lisboa
Os apartamentos são claros e ensolarados | Foto Baixa House

E não custa lembrar que a Baixa House em Lisboa é uma alternativa de hospedagem bem diferente daquela que os hotéis tradicionais oferecem. Quem fica aqui deseja se sentir em casa com muito conforto e despojamento, e entende o diferencial dessa proposta.

Mais: o lugar é pet-friendly. Hospedagens com animais de estimação devem ser informadas durante a reserva. A taxa adicional é de 100 euros.

Finda minha estada na Baixa House em Lisboa, segui para um dos novíssimos hotéis da cidade, desta vez no Cais do Sodré. Novíssimo mesmo: fui a primeira hóspede do Corpo Santo Hotel, debruçado para o Tejo, e conto a experiência aqui.

The following two tabs change content below.
A deliciosa Baixa House em Lisboa
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
O moderno hotel Myriad by SANA em Lisboa
O Myriad by SANA em Lisboa é um hotel 5 estrelas com estilo...
Read More
0 replies on “A deliciosa Baixa House em Lisboa”