AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
Um hotel design que une conforto e simplicidade na cidade mais charmosa da Patagônia chilena. Confira também um miniguia com dicas para curtir Puerto Natales

Com apenas 12 quartos em isolamento confortável e cercado pela natureza, o AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile, a apenas 10 minutos de carro do centro de Puerto Natales, a cidade mais charmosa da Patagônia chilena. O conceito é de um hotel design premiado sem nenhum tipo de ostentação. Uma excelente opção para quem pretende visitar o Parque Nacional Torres del Paine sem abrir mão das comodidades da cidade. 

A simplicidade milimetricamente planejada rendeu ao AKA Patagonia a inclusão na lista dos 10 melhores novos hotéis de 2020 pela revista Dezeen, publicação sobre design mais influente do mundo. 

 

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

 

Estilo
Conforto, isolamento e design minimalista. 

Localização
A 250 km de Punta Arenas pela Ruta 9, Puerto Natales é muito mais do que uma cidade-dormitório para os visitantes do Parque Nacional Torres del Paine (que fica a duas horas de carro) ou para quem vai embarcar nos cruzeiros pelas águas geladas entre os glaciares da Patagônia chilena.

Puerto Natales é um charme, cheia de achadinhos interessantes, de bares e restaurantes a lojinhas de delicadezas e de equipamentos para explorar a natureza da região

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ Patagônia no inverno, por que não?

 

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

Por que o hotel é bacana
A arquitetura deste hotel diferente na Patagônia chilena é o primeiro fator a impressionar. De cara, já se conclui que se trata de um lugar com proposta arejada e contemporânea. É um hotel atual e descolado, sem luxo nem ostentações, que oferece o básico: camas confortáveis, banhos quentes, tranquilidade e natureza abundante. Ao mesmo tempo em que está isolado da cidade, o hotel fica a 3,1 km de distância do centro.

Para quem é o hotel
Boa parte dos hóspedes é composta por casais, mas o lugar também recebe famílias, já que não tem restrição de idade para hospedagem

Pet friendly?
Não

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul ChileEstrutura
ESTRUTURA

O AKA Patagônia é composto por 7 cabanas de madeira com telhados inclinados e propositalmente desiguais, reunidas em torno de uma plataforma. Uma delas é comum aos hóspedes, com um lounge confortável e charmoso e mesa comunitária, onde os próprios hóspedes se servem com o café da manhã continental.

Quartos
O AKA Patagônia tem 12 quartos distribuídos por 6 cabines. São simples, revestidos com lenga (madeira conhecida como o carvalho da Terra do Fogo) e com painéis de vidro com vista para o campo, a montanha e o Golfo Almirante Montt.

Gastronomia
A única refeição disponível no AKA Patagonia é o café da manhã continental, suficiente pra despertar com muita disposição: fatias de pão, frios, geleia, suco e iogurte. O centro da cidade tem muitas opções beeeem bacanas de gastronomia (confira os restaurantes no tópico “o que fazer por perto”).

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ Os melhores hotéis de Mendoza


AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
DIFERENCIAL

Oferecer uma proposta com bom custo/benefício e criar um diferencial em termos de design – principalmente em uma cidade com hotéis como Remota e The Singular – foi certamente um grande desafio para os idealizadores do AKA Patagonia. Bingo! A arquitetura, aqui, é certamente o ponto alto para viajantes que não desejam luxo mas não abrem mão do conforto e de uma proposta atual de hotel.

Todas as cabines foram montadas com lenga, madeira nativa dos Andes, que propositalmente não recebeu tratamento

De acordo com o arquiteto chileno Pablo Larroulet, autor do projeto, o desgaste pelo tempo será imprescindível para camuflar a construção na paisagem nos próximos anos.

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

O que fazer na pousada
Estar a quilômetros da cidade significa ter manhãs e noites tranquilas, com chance de observar de perto ovelhas, lhamas, pumas e emas selvagens. O café da manhã continental é a única refeição servida no AKA Patagonia, mas há muitas opções de bares, cafés e restaurantes nas proximidades.

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
O QUE FAZER POR PERTO

O hotel disponibiliza bicicletas gratuitamente aos hóspedes para explorar a região, que no verão tem sol até as 22h (pedalar já tarde da noite com o vento batendo no rosto e céu cor de rosa é uma experiência que vai voltar à sua memória por décadas, experiência própria). Trilhas a pé e pesca também estão entre as atividades promovidas pelo AKA Patagonia.

Um dos restaurantes próximos ao hotel fica a apenas 10 minutos de carro, é o Santolla, um pequeno projeto gastronômico do chef Victor Riquelme baseado na cozinha patagônica, sobretudo frutos do mar e cordeiro. O lugar é bem interessante, porque foi construído com materiais reciclados e contêineres marítimos. O carro-chefe é o caranguejo gigante que dá nome ao restaurante, preparado em diferentes estilos, de ceviche a bolo, em massas e inteiro (e enorme).

Para fazer boas descobertas e curtir os vinhos locais, é bem legal o Wine & Market Patagonia, que na verdade é um empório de produtos gourmet, vinhos e cervejas, mas tem um wine bar onde acontecem degustações. Destaque para vinhos de pequenos lotes, destilados e cervejas artesanais somente encontrados aqui. A 7 minutos de carro do hotel.

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ VGuia de Enoturismo no Uruguai: 5 vinícolas incríveis

Quando estive em Natales, caí de amores por uma cerveja artesanal local, a Baguales, que é comercializada apenas em pressão, na região de Magallanes

Tive a oportunidade de ir até a casa do casal produtor e conferi o capricho na concepção da cerveja (Pale Ale e Porter). Vale fazer uma das refeições no restaurante e cervejaria Baguales, que é um lugar super descontraído e cheio de gente bonita. As cervejas frescas, direto dos barris para o copo, são harmonizadas com pratos informais, de uma variedade de hambúrgueres a pratos com inspiração mexicana.

Outra especialidade que você vai encontrar em vários lugares é o sanduíche Barros Luco, de expressão nacional, tradicionalmente preparado com pão tostado, carne e queijo derretido, mas também acompanhado por palta (abacate).

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
DIFERENCIAL

De janeiro a março, a alta temporada do verão deixa a cidade bem movimentada. Novembro também costuma atrair muitos viajantes. Vários moradores e comerciantes comentaram comigo que muitos têm medo de visitar Puerto Natales no inverno, mas que é uma ótima época para o turismo: a cidade fica linda, coberta de gelo, mas sem prejudicar a mobilidade nem temperaturas violentamente frias. Não tem vento! E os preços, obviamente, são bem menores.

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ Hotel Remota, em Puerto Natales

The following two tabs change content below.
AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)

More from Luciana Lancellotti
Dicas de Buenos Aires por Paola Carosella
Este post com dicas de Buenos Aires por Paola Carosella é um...
Read More
0 replies on “AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile”