AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
Um hotel design que une conforto e simplicidade na cidade mais charmosa da Patagônia chilena. Confira também um miniguia com dicas para curtir Puerto Natales

Com apenas 12 quartos em isolamento confortável e cercado pela natureza, o AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile, a apenas 10 minutos de carro do centro de Puerto Natales, a cidade mais charmosa da Patagônia chilena. O conceito é de um hotel design premiado sem nenhum tipo de ostentação. Uma excelente opção para quem pretende visitar o Parque Nacional Torres del Paine sem abrir mão das comodidades da cidade. 

A simplicidade milimetricamente planejada rendeu ao AKA Patagonia a inclusão na lista dos 10 melhores novos hotéis de 2020 pela revista Dezeen, publicação sobre design mais influente do mundo. 

 

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

 

Estilo
Conforto, isolamento e design minimalista. 

Localização
A 250 km de Punta Arenas pela Ruta 9, Puerto Natales é muito mais do que uma cidade-dormitório para os visitantes do Parque Nacional Torres del Paine (que fica a duas horas de carro) ou para quem vai embarcar nos cruzeiros pelas águas geladas entre os glaciares da Patagônia chilena.

Puerto Natales é um charme, cheia de achadinhos interessantes, de bares e restaurantes a lojinhas de delicadezas e de equipamentos para explorar a natureza da região

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ Patagônia no inverno, por que não?

 

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

Por que o hotel é bacana
A arquitetura deste hotel diferente na Patagônia chilena é o primeiro fator a impressionar. De cara, já se conclui que se trata de um lugar com proposta arejada e contemporânea. É um hotel atual e descolado, sem luxo nem ostentações, que oferece o básico: camas confortáveis, banhos quentes, tranquilidade e natureza abundante. Ao mesmo tempo em que está isolado da cidade, o hotel fica a 3,1 km de distância do centro.

Para quem é o hotel
Boa parte dos hóspedes é composta por casais, mas o lugar também recebe famílias, já que não tem restrição de idade para hospedagem

Pet friendly?
Não

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul ChileEstrutura
ESTRUTURA

O AKA Patagônia é composto por 7 cabanas de madeira com telhados inclinados e propositalmente desiguais, reunidas em torno de uma plataforma. Uma delas é comum aos hóspedes, com um lounge confortável e charmoso e mesa comunitária, onde os próprios hóspedes se servem com o café da manhã continental.

Quartos
O AKA Patagônia tem 12 quartos distribuídos por 6 cabines. São simples, revestidos com lenga (madeira conhecida como o carvalho da Terra do Fogo) e com painéis de vidro com vista para o campo, a montanha e o Golfo Almirante Montt.

Gastronomia
A única refeição disponível no AKA Patagonia é o café da manhã continental, suficiente pra despertar com muita disposição: fatias de pão, frios, geleia, suco e iogurte. O centro da cidade tem muitas opções beeeem bacanas de gastronomia (confira os restaurantes no tópico “o que fazer por perto”).

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ Os melhores hotéis de Mendoza


AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
DIFERENCIAL

Oferecer uma proposta com bom custo/benefício e criar um diferencial em termos de design – principalmente em uma cidade com hotéis como Remota e The Singular – foi certamente um grande desafio para os idealizadores do AKA Patagonia. Bingo! A arquitetura, aqui, é certamente o ponto alto para viajantes que não desejam luxo mas não abrem mão do conforto e de uma proposta atual de hotel.

Todas as cabines foram montadas com lenga, madeira nativa dos Andes, que propositalmente não recebeu tratamento

De acordo com o arquiteto chileno Pablo Larroulet, autor do projeto, o desgaste pelo tempo será imprescindível para camuflar a construção na paisagem nos próximos anos.

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

O que fazer na pousada
Estar a quilômetros da cidade significa ter manhãs e noites tranquilas, com chance de observar de perto ovelhas, lhamas, pumas e emas selvagens. O café da manhã continental é a única refeição servida no AKA Patagonia, mas há muitas opções de bares, cafés e restaurantes nas proximidades.

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
O QUE FAZER POR PERTO

O hotel disponibiliza bicicletas gratuitamente aos hóspedes para explorar a região, que no verão tem sol até as 22h (pedalar já tarde da noite com o vento batendo no rosto e céu cor de rosa é uma experiência que vai voltar à sua memória por décadas, experiência própria). Trilhas a pé e pesca também estão entre as atividades promovidas pelo AKA Patagonia.

Um dos restaurantes próximos ao hotel fica a apenas 10 minutos de carro, é o Santolla, um pequeno projeto gastronômico do chef Victor Riquelme baseado na cozinha patagônica, sobretudo frutos do mar e cordeiro. O lugar é bem interessante, porque foi construído com materiais reciclados e contêineres marítimos. O carro-chefe é o caranguejo gigante que dá nome ao restaurante, preparado em diferentes estilos, de ceviche a bolo, em massas e inteiro (e enorme).

Para fazer boas descobertas e curtir os vinhos locais, é bem legal o Wine & Market Patagonia, que na verdade é um empório de produtos gourmet, vinhos e cervejas, mas tem um wine bar onde acontecem degustações. Destaque para vinhos de pequenos lotes, destilados e cervejas artesanais somente encontrados aqui. A 7 minutos de carro do hotel.

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ VGuia de Enoturismo no Uruguai: 5 vinícolas incríveis

Quando estive em Natales, caí de amores por uma cerveja artesanal local, a Baguales, que é comercializada apenas em pressão, na região de Magallanes

Tive a oportunidade de ir até a casa do casal produtor e conferi o capricho na concepção da cerveja (Pale Ale e Porter). Vale fazer uma das refeições no restaurante e cervejaria Baguales, que é um lugar super descontraído e cheio de gente bonita. As cervejas frescas, direto dos barris para o copo, são harmonizadas com pratos informais, de uma variedade de hambúrgueres a pratos com inspiração mexicana.

Outra especialidade que você vai encontrar em vários lugares é o sanduíche Barros Luco, de expressão nacional, tradicionalmente preparado com pão tostado, carne e queijo derretido, mas também acompanhado por palta (abacate).

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
DIFERENCIAL

De janeiro a março, a alta temporada do verão deixa a cidade bem movimentada. Novembro também costuma atrair muitos viajantes. Vários moradores e comerciantes comentaram comigo que muitos têm medo de visitar Puerto Natales no inverno, mas que é uma ótima época para o turismo: a cidade fica linda, coberta de gelo, mas sem prejudicar a mobilidade nem temperaturas violentamente frias. Não tem vento! E os preços, obviamente, são bem menores.

AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile

+ Confira os valores das diárias e a disponibilidade no AKA Patagonia
+ Hotel Remota, em Puerto Natales

The following two tabs change content below.
AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Vinícola Nieto Senetiner, Mendoza
Após visitar as bodegas Ruca Malen, com suas instalações e linhas arquitetônicas...
Read More
0 replies on “AKA Patagonia é um hotel diferente no sul Chile”