Torta de chocolate fácil com 4 Ingredientes e sem assar

Torta de chocolate fácil com 4 Ingredientes e sem assarcom apenas 4 Ingredientes e sem assar
Deliciosa para a tarde ou para coroar um jantar, esta receita de torta simples de chocolate é um achado

Tortas de chocolate tradicionais são assadas. Mas esta versão de torta de chocolate fácil com 4 ingredientes e sem assar não fica nada a dever. Primeiro porque é igualmente deliciosa. Depois, porque é facílima de fazer, por ter poucos ingredientes – sem ovos – e por não ter que ser levada ao forno. O recheio de chocolate é rico e cremoso, e pode se adaptar ao seu gosto de acordo com o teor de cacau. Sugiro um recheio preparado com barra de chocolate à base de, no mínimo, 50% de cacau – idealmente 70%.  Mas, claro, se você preferir um sabor mais adocicado, vale usar chocolate ao leite.


Leia também:
+ Receita de Quiche Lorraine com apenas 4 ingredientes
+ Pudim de pão delicioso com apenas 4 ingredientes


Torta de chocolate fácil com 4 ingredientes sem assar
A receita

Ingredientes

Base de biscoitos Maizena

  • 350g de biscoitos Maizena (ou 1  3/4 pacote)
  • 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida

Recheio de chocolate

  • 3 1/4 xícaras de chocolate em barra ao leite ou amargo (500g)
  • 1 1/2 xícaras de creme de leite (340g)
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (aproximadamente 100g)

Preparo

  1. Triture os biscoitos Maizena por completo em um liquidificador ou processador. Coloque os biscoitos já triturados em uma tigela e adicione a manteiga derretida. Agregue bem os dois ingredientes, misturando com uma colher.
  2. Transfira a mistura para uma forma de torta de 25 cm de diâmetro, forrando o fundo e as bordas de modo uniforme, pressionando com as pontas dos dedos (veja o vídeo ao fim deste post). Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
  3. À parte, pique o chocolate em pedaços pequenos (entre 1 e 2 cm) e transfira para uma tigela. Adicione 1/2 xícara da manteiga em temperatura ambiente ao chocolate e reserve.
  4. Aqueça o creme de leite em uma panela até que comece a dar sinais de fervura: assim que começarem a se formar bolhas nas bordas da panela, retire o creme do fogo e despeje sobre a mistura de manteiga e chocolate.
  5. Deixe descansar por cerca de 1 minuto e misture, bem devagar, com uma colher ou um fouet, até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Espere essa mistura esfriar (cerca de 5 minutos) e despeje sobre a massa de torta gelada.
  6. Leve a torta para a geladeira com cuidado e deixe-a repousar de um dia para outro. Desenforme, sem remover o fundo, e sirva.

Torta de chocolate fácil com 4 ingredientes sem assar
Dicas importantes
  • Não substitua a manteiga por margarina, porque o resultado não é o mesmo.
  • Prefira manteiga sem sal para evitar que a crosta fique muito salgada.
  • Se a crosta da torta ficar muito mole e gordurosa, significa que você utilizou muita manteiga. Acrescente, aos poucos, uma pequena porção adicional de biscoitos triturados para equilibrar.
  • Se a crosta da torta ficar muito seca, sem agregar, é sinal de que você colocou pouca manteiga. Adicione, bem aos poucos, mais uma pequena porção de manteiga, até agregar.
  • A receita pode ser facilmente duplicada para fazer mais tortas.Torta de chocolate fácil com 4 Ingredientes e sem assar
  • Você também pode fazer várias mini tortas.
  • Não deixe de levar a crosta à geladeira antes de recheá-la, porque esse processo a torna mais firme e evita que ela fique empapada.
  • Variações: para um twist na massa, você pode adicionar, moderadamente, raspas de gengibre ou de laranja aos ingredientes (manteiga e biscoito Maizena). Já para cobrir o recheio, ao servir, vale polvilhar com cacau em pó ou mesmo flor de sal.
  • Se você não tiver uma forma com fundo removível, pode fazer a torta simples de chocolate em uma forma convencional, utilizando um filme plástico, como no vídeo abaixo, do blog Gemma’s Bigger Bolder Baking:
    .
The following two tabs change content below.
Torta de chocolate fácil com 4 Ingredientes e sem assar
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Bolinha: dicas para a feijoada perfeita
Segundo Bolinha, não há mistérios no preparo, mas muitos repetem erros básicos,...
Read More
0 replies on “Torta de chocolate fácil com 4 Ingredientes e sem assar”