Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Longe de ser apenas mais uma celebridade a aderir à moda de produzir vinhos, Sting levou o negócio a sério e o resultado são rótulos incríveis

No dia do aniversário de 70 anos de Sting, há muitas formas de comemorar a data especial. Mas como jornalista de viagem, gastronomia e vinhos, não há melhor forma de dizer “parabéns” do que escrevendo sobre o trabalho admirável que ele faz ao produzir vinhos na Toscana. 

O post foi adaptado de uma matéria que sugeri para a Mit Revista, da Custom Editora. Leia o texto a seguir.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Os vinhos produzidos por Sting na Toscana
MENSAGEM NA GARRAFA

Todo ano, chega o mês de abril e um sem-número de profissionais e apaixonados por vinhos italianos do mundo todo se alvoroça para viajar até a Verona, no norte da Itália. É nessa época que a cidade se converte na Meca dos vinhos produzidos no país. E isso se deve à Vinitaly, maior feira dedicada à categoria, que em 2022 vai promover sua 54ª  edição, de 10 a 13 de abril.

A abertura da exposição é marcada por outro evento, OperaWine. É uma espécie de joia da coroa que brinda os participantes com um banquete e a oportunidade de estar, lado a lado, com os produtores dos 100 melhores vinhos italianos, devidamente selecionados pelos críticos da revista norte-americana Wine Spectator.

Em 2016, estavam ali representados rótulos italianos aclamados em todo o mundo, como Antinori, Sassicaia, Gaja e Frescobaldi. Entre eles, debutava a vinícola Il Palagio, da Toscana, com seu vinho Sister Moon 2011, tinto robusto biodinâmico praticamente desconhecido do grande público na época.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Seu produtor, no entanto, já vivia a milhares de hectares do anonimato: o britânico Gordon Matthew Thomas Sumner, mundialmente conhecido simplesmente por Sting.

Trata-se de um grande feito, já que, perto dos produtores tradicionalíssimos de vinícolas centenárias, o winemaker Sting pode ser considerado um novato: ele próprio admitiu ter dado seus primeiros goles em vinhos tardiamente, no fim de seus vinte e poucos anos, e começou a produzi-los nos anos 2000.


Os vinhos produzidos por Sting na Toscana
O INÍCIO DE UM SONHO

O sonho de se tornar produtor de vinhos e de cultivar alimentos em suas próprias terras teve início em 1997, quando, junto com a esposa, a atriz e produtora de filmes Trudie Styler, o ex-vocalista da banda The Police adquiriu, de um duque toscano, uma residência rural do séc. XVI, próxima à cidadezinha medieval de Figline Val d’Arno. “Quando cheguei aqui, a primeira coisa que quis fazer foi alimentar minha família”, disse o popstar durante um evento na cidade.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Na época, a propriedade, Tenuta Il Palagio, a 40 quilômetros de Florença, encontrava-se em estado de abandono, o que não desestimulou o casal, que tratou de adquirir, também, as terras vizinhas, vislumbrando recuperar e ampliar aquele pedaço da Toscana para quase 370 hectares.

 

Ali a dupla começou a produzir mel de acácia e azeite de oliva extra-virgem, sempre a partir de técnicas de cultivo orgânico, utilizando métodos tradicionais, sem monocultivos ou pesticidas. “Optei por práticas de agricultura que alimentassem a terra, e não que a esvaziassem”, afirmou o cantor, em transmissão feita pela RTV 38, emissora local de televisão.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Sting investiu, também, na produção de salames. E não demorou muito para que os produtos passassem a ser comercializados na própria loja da fazenda e também na emblemática Harrods, em Londres.

Os vinhos só passariam a ser produzidos a partir da safra de 2007, alçando Sting para o time de celebridades winemakers, hoje composto por nomes como o cineasta Francis Ford Coppola, o tenor Andrea Bocelli, o ex-casal Brad Pitt e Angelina Jolie, o ator francês Gérard Depardieu, a atriz Drew Barrymore, Madonna, entre muitos outros

Para tanto, Sting contou com o trabalho do respeitado enólogo toscano Paolo Caciorgna, com experiência na França e na Califórnia, e a consultoria de Alan York, especialista internacionalmente reconhecido pelo trabalho com agricultura orgânica e biodinâmica.

A direção geral da propriedade, por sua vez, passou às mãos de Paolo Rossi, que conhece o lugar como poucos, já que foi ali que nasceu – seu pai geriu a Tenuta Il Palagio para o duque na década de 1930.


Os vinhos produzidos por Sting na Toscana
O SUPER TOSCANO SISTER MOON

O Sister Moon, com nome inspirado na canção homônima de Sting, foi o primeiro vinho a ser produzido ali. Sua classificação como I.G.T. Toscano o posiciona em uma categoria entre os vinhos de mesa (Vini da Tavola) e os de denominação de origem (DOC e DOCG).

Trata-se de um Super Toscano, assim chamado por ser elaborado a partir de um blend de uma casta natural da região com outras, nativas de terroirs diferentes. No caso, a italianíssima Sangiovese mescla-se com as bordalesas Merlot e Cabernet Sauvignon.

Outros vinhos elaborados na propriedade de Sting seguiram a tradição e receberam nomes de canções como o When we dance e o inevitável Message in a Bottle.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

De forma geral, os rótulos produzidos atualmente por Sting focam na expressão das características do terroir local, sem sofrer com a competição natural entre os produtores da Toscana – não vamos nos esquecer que a região é reconhecida pela qualidade de seus tintos finos, liderados pela fama e pelo prestígio do Chianti Classico e do Brunello de Montalcino.

Mas digamos que os vinhos produzidos pelo autor de Message in a Bottle contam, por sua vez, com um diferencial de peso, que seus concorrentes, centenários, nunca alcançarão. “Eu canto na adega”, disse o cantor durante uma entrevista em Cannes. “Gosto de pensar que o vinho absorve a música”.

 

Além de se preservar firme e forte na produção de vinhos, méis, azeites e salames, a Tenuta Il Palagio funciona hoje como residência de verão do casal Sting e Trudie, e de seus seis filhos. Que tal?

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana
A família se divide entre 7 residências pelo mundo, permanecendo a maior parte do ano em Nova York.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Na Toscana, entre 20 quartos, 200 hectares de vinhas, olivais, florestas e pastos, alguns lagos e um estúdio de gravação de última geração, eles recebem convidados como os ex-premiês britânicos David Cameron e Tony Blair, os cantores Bruce Springsteen e Madonna, entre outros notáveis.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

No vídeo abaixo dá pra ter uma ideia do ambiente fantástico do refúgio Toscano de Sting e Trudie.

A propriedade também passou a ser aberta ao público para o agriturismo, como um hotel. Seis casas estão disponíveis para hospedagem – juntas, acomodam até 50 hóspedes.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Para conhecer os aposentos do incrível hotel de Sting e Trudie na Toscana, clique aqui. Uma taça cheia para os fãs do músico e, agora também, para os aficionados por vinhos toscanos.


VINHOS MUSICAIS

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

BEPPE ROSATO 2015

O primeiro rosé produzido na propriedade de Sting é um blend de Sangiovese, Colorino e Canaiolo, bastante aromático, com notas de abacaxi e pêssego. Fresco no paladar, com boa persistência.

CASÍNO DELLE VIE 2012

O nome é inspirado em uma das casas da propriedade. Combinando Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, é fresco e elegante, com corpo médio e taninos firmes e sedosos.

MESSAGE IN A BOTTLE 2013

O nome é inspirado em uma das canções mais populares de Sting. Combina Sangiovese, Syrah e Merlot, e amadurece por 12 meses em carvalho francês. Os aromas de frutas vermelhas e especiarias confirmam-se no paladar.  

MESSAGE IN A BOTTLE BIANCO 2015

Blend de Vermentino, Sauvignon Blanc e Trebbiano, é delicado e floral, com notas aromáticas cítricas, de abacaxi e de banana. No paladar é fresco, com acidez agradável e final longo.

WHEN WE DANCE 2013

Chianti fácil de beber, igualmente nomeado com uma das canções de Sting. Combina Sangiovese, Canaiolo e Colorino, e tem aromas de frutas vermelhas e negras, com notas terrosas. Vai muito bem com receitas toscanas.

SISTER MOON 2011 

Com nome inspirado na canção homônima, foi o primeiro IGT Toscano produzido na Tenuta Il Palagio, na safra de 2007. É e o único da propriedade entre os Top 100 melhores vinhos da Itália, de acordo com os críticos americanos da revista Wine Spectator no evento OperaWine, em Verona. Sedoso e suave, apresenta taninos maduros e notas de chocolate, alcaçuz e amoras.


Os vinhos produzidos por Sting na Toscana
ONDE COMPRAR OS VINHOS DO STING NO BRASIL?

A importadora dos vinhos da Tenuta Il Palagio, na Toscana, é a World Wine. Clique aqui para saber os preços e rótulos disponíveis.


Os vinhos produzidos por Sting na Toscana
ATUALIZAÇÃO DO POST

Agora em 2021, com o mundo se adaptando ao período pós-pandemia, Sting e Trudie abriram uma pizzaria e um wine bar dentro da propriedade.

A proposta: servir bons vinhos e culinária autêntica, orgânica e sustentável

Para ajudar o mundo da gastronomia, afetado pela crise que resultou da pandemia, Sting e  Trudie criaram a “Every Breath Foundation”.

Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana
*Este post foi adaptado de uma matéria que fiz para a Mit Revista. Confira aqui como ficou o material impresso.

The following two tabs change content below.
Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)

More from Luciana Lancellotti
Cenas de comida
The following two tabs change content below.BioLatest Posts Luciana Lancellotti Jornalista e...
Read More
0 replies on “Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana”