Conheça 5 wine bars em Praga

Eles não são fracos, não: os tchecos detêm o posto de maiores consumidores per capita de cerveja do mundo. De acordo com o World’s Guinness Book, são cerca de 150 litros por ano.

A maior parte dos vinhos tchecos é produzida na região da Morávia

Mas embora a cultura cervejeira esteja muito mais incorporada à identidade do país do que qualquer outra bebida, os vinhos tchecos vêm conquistando cada vez mais adeptos, graças à crescente qualidade da produção vinícola local.

Um dos reflexos desse comportamento é a incrível proliferação de wine bars nos últimos anos, principalmente na capital, Praga, sobre os quais vamos falar já, já. Antes, vamos a um resuminho sobre os vinhos tchecos para que você possa curtir ainda mais as degustações nos estabelecimentos indicados.

+ Confira um guia para curtir o melhor de Praga

+ Informações úteis para quem vai visitar a República Tcheca

+ Conheça uma das cidades mais bonitas da República Tcheca

A maioria esmagadora dos vinhos produzidos na República Tcheca (96%) tem origem na região da Morávia, no sul do país, que faz fronteira com a Áustria e a Eslováquia. O restante vem da Boêmia, no sudoeste.

http://gty.im/150353902

.

Os vinhos brancos dominam a produção. A casta mais cultivada é a Grüner Veltliner, de origem austríaca. Em seguida, vem a alemã Müller-Thurgau. Entre as cepas, destacam-se a Riesling, Pinot Gris, Muscat da Moravia e Pinot Blanc.

Entre os tintos, a metade da produção é dedicada à St-Laurent (Svatovavrinecke), com algum destaque para a Pinot Noir e, timidamente, para a Cabernet Sauvignon.

5 WINE BARS INCRÍVEIS EM PRAGA

Conheça 5 wine bars em Praga
Foto: divulgação

Para traçar um roteiro pelos wine bars da capital tcheca, ouvi as indicações de um dos grandes especialistas da cidade, Pavel Winter, manager do restaurante Spices, no hotel Mandarin Oriental Prague.

No idioma tcheco, wine bar é chamado de vinograf

Pavel listou quatro wine bars que ele frequenta e eu completei com minha própria indicação. Sendo assim, você já tem uma boa lista de locais para degustar e brindar na sua próxima viagem a Praga.

E se precisar de sugestões de rótulos locais, confira o site Taste of Prague, que entrevistou alguns dos mais importantes sommeliers de Praga. Eles recomendaram vários exemplares de vinhos tchecos que merecem ser descobertos.

Em tempo: em tcheco, wine bar é chamado de vinograf (pronuncia-se como se lê, “vinográf“).

Vamos, então, às dicas.

Vinograf, Míšeňská, Malá Strana

A localização é histórica e incrível, a poucos passos da Ponte Carlos. A carta conta com 350 rótulos – 35 deles comercializados por taça. O foco são os vinhos tchecos – a seleção de rótulos da Morávia e da Boêmia é considerada a melhor da cidade.

Conheça 5 wine bars em Praga

Para acompanhar, há seleções de queijos e carnes defumadas e curadas. “Por ser diminuto e aconchegante (com apenas 20 lugares), a equipe de sommeliers está sempre por perto para esclarecer ou sugerir”, diz Pavel. Ótimo para ir a dois. 
vinograf.cz

U Staré Studny, Tržiště, Malá Strana

Este wine bar é uma surpresa. O próprio Pavel confessa que descobriu o lugar escondido atrás de uma portinha, após muito tempo passar despercebido. O ambiente é interessante e bonito, em um espaço subterrâneo e histórico. Não há carta fixa, as sugestões são feitas pessoalmente, pelos sommeliers.

Conheça 5 wine bars em Praga

O destaque são os rótulos do sudoeste francês. Outro diferencial: além de vinhos, o wine bar tem também a maior seleção de conhaques da cidade. O único sommelier oficial de conhaques a atuar na República Tcheca, aliás, é parceiro da casa: Tomáš Kratochvíl, que organiza degustações bem interessantes.

Para harmonizar, queijos, embutidos e trufas preparadas com chocolate de origem. ustarestudny.cz

Na břehu Rhôny, Výtoň (às Margens do Moldava)

É um wine bar adorável, com atmosfera francesa, localizado no bairro de Praga 2, perto do ponto de Tram Vyton. Em tcheco, Na břehu Rhôny significa “às margens do Rhone”, por isso não admira o fato de a carta contar, quase que exclusivamente, com vinhos da região de Côtes du Rhône. 

Conheça 5 wine bars em Praga

Às segundas-feiras, as estrelas do menu são as ostras, e nas sextas é a vez de as quiches brilharem. Como o lugar abre cedo, você pode apreciar um típico café da manhã francês ou comprar uma das garrafas de vinho para levar.

Pavel gosta de se sentar do lado de fora, para apreciar um vinho observando o Rio Moldava. pasapas.cz

Prosekarna, Vinohrady

Uma combinação de deli, wine bar e bistrô, o local é, na verdade, o showroom de um distribuidor de Prosecco para República Tcheca. Mas acabou abrindo ao público e hoje muitos entram para apreciar canapés com uma taça do espumante, é bem agradável.

Conheça 5 wine bars em Praga

No piso superior há uma loja de objetos de decoração e, no térreo, é possível se sentar na longa mesa comunitária para degustar alguns rótulos e trocar uma ideia com outros simpatizantes do espumante italiano.

Com preços acessíveis, funcionários simpáticos e ambiente muito agradável, é ótimo, também, para um  espresso
prosekarna.cz

Minha dica: Vinograf Senovážné

Este wine bar faz parte da família do Vinograf Míšeňská, que abre este post. Premiada, a filial da praça Senovážné fica fora do Centro Histórico. O espaço é bem maior, com atmosfera contemporânea e ruidosa – e uma carta com 800 rótulos (50 comercializados por taça).

Conheça 5 wine bars em Praga

O cardápio vai além das tapas e tábuas, já que este wine bar tem proposta mais gourmand. As sugestões passeiam de risotos a massas, carnes e especialidades tchecas. O menu, que muda semanalmente, pode ser conferido aqui. É uma ótima ideia para um almoço.

É, também, o lugar para uma degustação mais extensa de vinhos tchecos (os sommeliers, aliás, adoram apresentar os vinhos locais). vinograf.cz

CONFIRA A LOCALIZAÇÃO DOS WINE BARS EM PRAGA:


.
Conheça os sites de outros wine bars bem bacanas para degustar em Praga: Red Pif, La Bottega Gastronomica e Bokovka.

SAIBA MAIS SOBRE OS VINHOS TCHECOS

Fotos:
divulgação e reprodução/Facebook e Prague.eu

The following two tabs change content below.
Conheça 5 wine bars em Praga
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Tags from the story
, , ,
More from Luciana Lancellotti
Champagny, Mantiqueira
Pegar a estrada. Fugir do estresse da cidade. Chegar à Pousada Champagny, em Santo...
Read More
0 replies on “Conheça 5 wine bars em Praga”