O melhor de Praga

Praga vista do alto
Foto: Luciana Lancellotti

De uns anos para cá, é cada vez mais expressiva a proliferação de bons restaurantes, cafés charmosos e lojas descoladas em Praga. E ainda que o sistema local de transporte público seja eficiente, com bondes, ônibus e modernas estações de metrô, é caminhando que se conhece a cidade da melhor forma.

Para começar, são apenas cinco regiões:

  • À margem esquerda do Rio Vltava ficam os bairros de Hradcany (onde está o Castelo) e Malá Strana (Cidade Pequena).
  • À direita estão Josefov (bairro judeu), Staré Mesto (Cidade Velha) e Nové Mesto (Cidade Nova).

Um bom começo para entrar em contato com a vitalidade local é o Mercado Havel, que acontece desde 1232: as barracas, posicionadas lado a lado em uma passarela larga, ficam abarrotadas de flores e frutas coloridas. Ali são vendidos chocolates, queijos, mel, brinquedos de madeira e artesanato em vidro fino.

Os tchecos, aliás, são mestres na produção de cristais. Por toda a capital se espalham lojas como a Bohemian Crystal Gallery (Siroka 9), Moser (Na Prikope 12) e Cesky Kristal (Národni 19), onde se encontram peças de excelente qualidade, nas mais variadas formas.

E, não por acaso, foi um tcheco que criou uma das grifes mais festejadas do mundo: Daniel Swarovski inventou uma máquina de alta precisão, capaz de lapidar o cristal sintético como um diamante, dando início, em 1892, à Swarovski, que hoje produz seus cristais na Suíça e abrilhanta a moda assinada por estilistas consagrados.

+ Aproveite para conhecer a cidade medieval de Český Krumlov, na República Tcheca

As grifes têm endereço certo em Praga: a Parizká Trída, ou Avenida Paris, atravessa o bairro judeu ladeada por belos prédios em estilo neo-renascentista e neo-barroco.

Na Parizká Trída as lojas formam um verdadeiro corredor de luxo: Cartier, Gucci, Hermès, Zegna… Namore as vitrines, compre algumas peças e, quando bater o cansaço (ou a culpa), faça uma pausa em um dos cafés locais.

Alguns passos a mais e você chegará à Praça da Cidade Velha, onde se encontra um dos maiores símbolos de Praga, o relógio astronômico Orloj, na torre gótica da Câmara Municipal, em funcionamento desde 1410. A cada hora cheia, entre 9h e 21h, ele produz um pequeno espetáculo, atraindo uma multidão curiosa: um esqueleto balança um sino e dá início a um desfile de imagens com os 12 apóstolos.

O melhor de Praga
Foto: Luciana Lancellotti

O mostrador também destaca os meses do ano e os signos do Zodíaco. E se é possível admirar o tempo em movimento quando se olha para a torre, do alto dela se pode contemplar a beleza de Praga de um ângulo mais generoso. É dali que se tem a melhor vista da Cidade Velha, com suas construções barrocas pontuadas por igrejas e jardins.

Cruze a Ponte Carlos, outro ícone local, e chegue a Malá Strana, o bairro mais caro e charmoso de Praga. É como fazer uma viagem no tempo, percorrendo um labirinto de ruas estreitas com casas renascentistas e barrocas, igrejas, lojinhas e bistrôs.

O melhor de Praga
Quarto no Mandarin Oriental Praga | Foto: divulgação

Nessa atmosfera nostálgica, um monastério dominicano do séc. XIV abriga o luxuoso Mandarin Oriental. O hotel ocupa três prédios ligados por passagens subterrâneas, cada um com estilo próprio: Barroco, Renascentista e Gótico. No bar local, Barego, são preparados os melhores martinis da cidade, com sugestões sedutoras, à base, por exemplo, de laranja e chocolate.

Já no restaurante, Essensia, o cardápio combina a cozinha européia, particularmente a tcheca, com pratos asiáticos. É deliciosa a bouillabaise de frutos do mar, preparada com leite de coco e um toque capim limão. Harmonize com um vinho nacional e brinde à sua estada em Praga. Como os tchecos, claro: Nasdraví!

República Tcheca: informações úteis

 


G U I A   T O P

O melhor de Praga
Cremeria Milano: sorvetes com textura aveludada

Cremeria Milano produz o melhor sorvete da cidade. Decorada com  madeira e lustres de cristal, a tradição do lugar se destaca, também, no sabor. Caramelo, iogurte e nozes estão entre os que mais fazem sucesso, mas nenhum se compara ao de chocolate. Peça um cone para saborear enquanto caminha pela cidade.
cremeriamilano.cz

O melhor de Praga
O terraço do restaurante Kampa Park

Não deixe de jantar no Kampa Park, um dos restaurantes mais românticos de Praga, localizado às margens do Rio Vtlava, com ótima gastronomia e uma vista de tirar o fôlego. O foie gras com tatin de peras e geléia de Sauternes é inesquecível. Chegue a tempo de aproveitar o anoitecer. É lindo, visto dali.
Kampagroup.com

O melhor de Praga
Uma das mostras no Museu Kafka

Visite a Viela Dourada, no complexo do Castelo de Praga, com suas casinhas coloridas. Na de  número 22 viveu Franz Kafka, de 1916 a 1917. O lugar abriga, hoje, uma lojinha de souvenires.  Já a casa onde o escritor nasceu, ao lado da Igreja de São Nicolau, na Cidade Velha, abriga o Museu Kafkakafkamuseum.cz

  • Quem Leva:
    Swiss faz seis vôos semanais para Praga, com conexão em Zurique. Nas classes primeira e executiva, a gastronomia é assinada por chefs suíços estrelados pelo Guia Michelin, que se revezam a cada dois ou três meses. Queijos, vinhos e chocolates estão entre os mimos servidos a bordo. Swiss.com
  • Onde ficar:
    Mandarin Oriental
    Com excelente localização, em Malá Strana, pertinho da Ponte Carlos e do Castelo de Praga, o hotel oferece suítes espaçosas, com design moderno. Os banheiros, equipados com monitores de plasma, toalhas enormes e produtos de aromaterapia, parecem ter sido idealizados para se passar muito tempo ali. Vale, também, experimentar as massagens, já que o hotel é conhecido pela excelência nos serviços de spa. Leia post sobre o hotel aqui.
    mandarinoriental.com/prague

Matéria publicada na revista Top Destinos

The following two tabs change content below.
O melhor de Praga
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
O melhor de Praga

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)