Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu

Visita à bodega Spinoglio perto de Montevidéu

Durante minha visita à Bodega Spinoglio, eu não via a hora de chegar à histórica cave subterrânea da vinícola. “Você tem que ver como fica lindo um casamento aqui!”, orgulha-se Diego Spinoglio. De tão bonita, a sala de barricas, fundada em 1898, é alugada como cenário para festas e eventos.

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu
A cave histórica

Mas o espaço está longe de ser simplesmente decorativo: ali, de fato, envelhecem os vinhos de produção da Bodega Spinoglio, entre imponentes paredes de pedra e a quatro metros de profundidade do solo. “Essa condição nos permite manter o ano todo a estabilidade de umidade e de temperatura, entre  15º C e 17º C”.

As estrelas do espaço são os enormes tonéis de madeira fabricados em Nancy, na França, na metade do século passado – estes, sim, fora de atividade, mas de inegável valor histórico. “Nós até produzimos um vinho, Tonel Diez, em homenagem a um deles”, diz.

+ Os 6 melhores hotéis de Montevidéu
+ Um jantar harmonizado no restaurante mais elegante de Montevidéu

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu
O passeio


Diego representa a quarta geração de viticultores à frente da  Bodega Spinoglio e, com a esposa, a arquiteta Alejandra Bruzzone, recepciona pessoalmente os visitantes.

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu
Foto Luciana Lancellotti

As visitas começam com um passeio didático pela vinícola.

O passeio percorre os vinhedos e a adega centenária, aborda a diversidade da flora e várias outras curiosidades da propriedade.

Entre elas, alguns equipamentos antigos, utilizados na produção de vinhos (foto à esquerda).

Depois, em uma charmosa sala de degustação, ele apresenta os vinhos da casa, que destaca rótulos de linhas como Tierra Alta e a recentemente lançada Valle de las Lágrimas.

Nessa visita à Bodega Spinoglio, a harmonização é feita com queijos, embutidos, pães e as incontornáveis (e deliciosas) empanadas.

.

.

+ Guia do enoturismo em Mendoza, Argentina
+ Os melhores hotéis de Mendoza, Argentina
.

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu
Experiências e restaurante

.
A Bodega Spinoglio oferece 4 tipos de experiência, desde US$ 30 por pessoa (com degustação de 4 rótulos harmonizados com petiscos) até US$ 70 por pessoa(com degustação e almoço harmonizado). Confira todas elas  aqui.

Dentro das propostas de enoturismo no Uruguai, a vinícola acaba de inaugurar um restaurante dentro da propriedade. É uma ótima ideia terminar a visita à Bodega Spinoglio com um almoço no Monfrà. Para harmonizar com os vinhos de produção local, são servidas receitas que resgatam as tradições culinárias da família, utilizando fogo à lenha e ingredientes frescos da horta da vinícola.

O próximo plano é construir uma pousada na propriedade. Serão apenas 4 suítes, ambientadas em quatro enormes tonéis de concreto desativados, com capacidade para 50 mil litros cada. Consegui fotografá-los após uma longa chuva durante minha visita à Bodega Spinoglio.

Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu

 

Spinoglio

Distância a partir do centro de Montevidéu: 20 km (30 minutos de carro). Reservas: turismo@bodegaspinoglio.com

 

The following two tabs change content below.
Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
De carro nas Highlands, Escócia
Viajando a partir de Londres, lá estava eu, no avião, a caminho...
Read More
0 replies on “Visita à Bodega Spinoglio, perto de Montevidéu”