Las Casitas del Colca, Peru

Casitas del Colca
Foto Luciana Lancellotti

Las Casitas del Colca. Não se deixe enganar pelo nome. Neste hotel debruçado para o Vale do Colca, no sul do Peru, as casitas em questão são, na verdade, vilas luxuosas, cada uma delas distribuída por 120 m².

Mas antes de entrar em detalhes sobre o hotel, vou abordar algo fundamental para quem deseja se hospedar nele: o caminho até lá.

Na estrada

A partir de Arequipa (segunda cidade mais importante do Peru e berço do escritor Mario Vargas Llosa) a viagem de carro dura entre 3 e 4 horas. Até o povoado de Yanque, onde fica o hotel, são cerca de 165 km ladeados por paisagens agrestes e, dependendo do trecho, pelo voo dos condores.

Há mirantes fenomenais, aliás, no trajeto, onde a altitude chega a quase 5 mil metros do nível do mar.

Alguns trechos são escoltados por abismos, mas não há perigo real, aparentemente

E como se sabe, os efeitos da altitude não são dos mais agradáveis: falta de ar e de energia, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Vale se abastecer com as inevitáveis balas de coca (que, sinceramente, para mim, não amenizam em nada o mal estar). Ou simplesmente segure a onda até chegar ao hotel. Outro agente não tão agradável: alguns trechos são escoltados por abismos. Só aflição. Nenhum perigo real, aparentemente.

Não é dos percursos mais confortáveis, é verdade. Mas é claro que se toda essa jornada não valesse a pena, eu não estaria indicando este retiro tão remoto, encravado no cânion mais profundo do planeta. A profundidade, de 4 160 metros, é duas vezes maior que o Grand Canyon, nos Estados Unidos.

É um lugar para ir e esquecer a vida. Middle of nowhere mesmo.

Fiz um registro muito breve em vídeo ao chegar ao hotel (já era tarde, as imagens estão escuras). Só pra dar uma ideia da suíte (e da banheira, deliciosa):

As Casitas del Colca também também contam com uma ducha externa, terraço e uma pequena piscina aquecida privativa. Fora a vista…

Embora o luxo esteja nos detalhes e no conforto, a rusticidade é o principal charme das Casitas del Colca. Está presente nas tigelas de terracota, nos tecidos de lã de alpaca, na horta própria e nas cabras andando livremente pelo jardim ao som de seus sininhos no pescoço.

Nessas hortas, aliás, em estufas ou terrenos abertos, são cultivados os vegetais orgânicos utilizados  no restaurante local, Curiña, onde a proposta é resgatar a culinária nativa com ingredientes como quinoa, carne de alpaca e pimientos.

Há também aulas de gastronomia onde se aprende a preparar pratos típicos da cozinha andina.

Clima

Se faz frio? E como! No inverno são comuns noites que começam com 0ºC. Mesmo no verão, as temperaturas oscilam entre 5ºC e 20ºC, em média.

Mas é bom saber que os chalés são equipados com piso aquecido, lareira e calefação.  E contam com um mimo cativante: sobre a cama, ovelhinhas de lã revestem bolsas térmicas de água – estão à venda no local, trouxe uma de lá que até hoje aquece a cama durante o inverno. :-).

Os lodges ficam a 8 km de distância do vilarejo de Chivay, capital da Província de Caylloma, que costuma ser utilizado como base pelos viajantes para os passeios até o Cânion do Colca.

O caminho intercala paisagens incríveis.

O melhor: ali se pode entrar em contato com a população local para ouvir histórias e assistir à confecção do artesanato típico, traduzido em cores vivas.

Os passeios pela região incluem vales, vulcões e condores gigantes, estações termais, como La Calera e surpreendentes caminhadas livres de alpacas e vicuñas. A imagem abaixo (o som, principalmente) não vou esquecer.

Na volta às Casitas del Colca, vale marcar no spa um dos tratamentos inspirados no entorno, como esfoliação corporal com argila, massagem com pedras do rio e envoltura com biofango peruano.

Lugar perfeito para escapar a dois e curtir a beleza inóspita dos Andes Peruanos.

Las Casitas Del Colca
Parque Curiña s/n
Yanque
Arequipa, Peru

The following two tabs change content below.
Las Casitas del Colca, Peru
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
More from Luciana Lancellotti
Suporte para vinho em bicicleta
Revirei a web atrás do “faça você mesmo” deste suporte para vinho...
Read More
0 replies on “Las Casitas del Colca, Peru”