Brunch no Hiltl, Zurique

Em uma dessas incríveis coincidências, acabando de chegar a Zurique, pedi informações a um homem que passava na rua. Começamos a conversar, expliquei que era minha primeira vez na cidade e ele se apresentou: era chef no Hiltl, “o restaurante vegetariano mais antigo da Europa”.

E estendeu um convite: para eu ir conhecer o brunch, “o mais famoso da cidade”, no domingo seguinte.

Admito que mesmo tendo ficado 15 anos sem comer carne vermelha (e 6 meses sem comer nenhum tipo de carne), achei pouco convidativa a ideia de ter um brunch em um restaurante vegetariano. Mas ao avistar o lugar – com grandes dimensões, tomando a ponta de uma bifurcação – e o número de pessoas que aguardavam por mesas, percebi que teria, ali, uma experiência diferente.

Não deu outra.

A começar pelo ambiente, com Chandeliers, cortinas de shantung, candelabros de prata… Uma das paredes ostenta um telão onde são projetadas citações e fotos de vegetarianos ilustres, de Paul McCartney a Einstein e Ganchi.

Havia, também, um quarteto de jazz.

O restaurante estava lotado, com muitos locais por ali, o que é sempre bom sinal.

O brunch é servido aos sábados e domingos. O buffet é muito convidativo, com seções bem atraentes e pratos criativos. São 90 opções que variam conforme a estação do ano. Das famosas samosas (pasteizinhos indianos de massa frita e recheio de legumes com aroma de curry) a uma variedade incrível de cereais crocantes, sucos, geleias, pães, chutneys, queijos suíços e uma pâtisserie muito boa (adorei o brownie). Espumante, tem também. E os chás são incríveis.

No andar superior, funciona uma escola de gastronomia vegetariana e também o restaurante à la carte, com parte das paredes forradas com livros de culinária.

De presente, trouxe para casa o (inspirador)  livro de receitas do Hiltl.

Fundamental dizer que o Hiltl foi fundado em 1898. Fica pertinho da Bahnhofstrasse, a rua mais conhecida – e cara – de Zurique. É o restaurante responsável pelas opções vegetarianas servidas a bordo pela  Swiss (business e first incluídas).

E o melhor: apenas 20% dos frequentadores do Hiltl são vegetarianos. Os outros 80%, conforme o próprio restaurante designa, são os “part-time vegetarians”. 😉

O lugar também é pet-friendly.

Imperdível.

Haus Hiltl
Sihlstrasse 288001
Zurique, Suíça
Tel: 044 227 70 00

The following two tabs change content below.
Brunch no Hiltl, Zurique
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Brunch no Hiltl, Zurique

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)