Quinta Nova de Nossa Sra do Carmo, Douro

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Portugal

Para chegar à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, é preciso percorrer as estradas cheias de curvas do Vale do Douro, uma das regiões mais especiais de Portugal.

Trata-se de uma fazenda vinícola que abriga uma antiga casa senhorial oitocentista. Ali funciona um pequeno hotel de charme, com apenas onze quartos com vista para o Douro e para as vinhas, todos decorados com mobiliário antigo. Filosofia local:

“O vinho é um negócio de paciência e paixão. Pedimos-lhe a paciência, pois a paixão estará disponível dentro de dias.”

+ Dois roteiros gastronômicos exploram Porto e Lisboa
+ Informações úteis para sua viagem a Portugal

A quinta é resultado da primeira iniciativa  voltada ao vinho em Portugal e promove várias atividades vinícolas para que os hóspedes acompanhem a rotina local. Os tintos são produzidos exclusivamente com uvas cultivadas ali. E um terço da produção é voltada para o vinho do Porto.  Pelas linhas de água da propriedade se distribuem três pomares, que deram nome a uma das marcas da casa: 3 Pomares, Grainha e Quinta Nova.

A gastronomia é reconfortante. A ideia é tomar como base a cozinha tradicional portuguesa. Um bom exemplo é o cabrito à moda do Douro, assado lentamente com batatas. A receita do bolo de chocolate, servido como sobremesa, parece ter sido criada especialmente para harmonizar com o vinho do Porto fabricado na propriedade.

+ Um roteiro pelos melhores bares de vinho de Lisboa

Explore a Quinta, aproveite para fazer um passeio de barco pelo Douro e reserve alguns minutos para relaxar em uma das espreguiçadeiras e contemplar o pôr do sol, enquanto aprecia um chá de lavanda.

Se a época escolhida for entre os meses de fevereiro e março, você ainda vai dar a sorte de encontrar amendoeiras em flor. Tive a sorte de me hospedar na quinta nesse período e não tenho como esquecer as cores que vi.

Quinta Nova de N. Sra. do Carmo
5085-222 Covas do Douro, Portugal
Tel. 351 254 730 430

The following two tabs change content below.
Quinta Nova de Nossa Sra do Carmo, Douro
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Quinta Nova de Nossa Sra do Carmo, Douro

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)

More from Luciana Lancellotti
Sabi Sabi, África do Sul
Toc toc toc. Nada de despertadores, campainhas ou telefones. Logo cedo, antes...
Read More
0 replies on “Quinta Nova de Nossa Sra do Carmo, Douro”