Como muites leitores deste humilde blog, sou uma aficionada pelas séries de Shonda Rhimes. De How to Get Away with Murder e Grey’s Anatomy a Scandal. E como aficionada por vinhos, é natural que eu, como milhares de fãs da série, tenha criado uma curiosidade ao assistir aos episódios: onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope?
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
A série
Clique e confira as melhores dicas de presentes com vinhos e acessórios para o Dia das Mães! .
Originalmente exibida pela rede de televisão norte-americana ABC, a série mostra os altos e baixos na vida de Olivia Pope (Kerry Washington), ex-diretora de comunicações da Casa Branca, que criou a própria agência de gestão de crises, a Pope & Associates.
Olivia é implacável ao resolver problemas alheios, mas falha com relação aos próprios dilemas. Sem contar que a moça nutre uma paixão cheia de idas e vindas com ninguém menos que o homem mais poderoso do mundo livre.
Nem vou me estender sobre o mote da série porque se você chegou a este post, certamente já conhece os detalhes da história. Inclua-se aí o mais verdadeiro dos amores de Olivia (e aonde realmente quero chegar): o vinho.
Em sua rotina complicadíssima, Olivia sobe, Olivia desce, Olivia corre pra todo lado. E nesse ritmo maluco, a moça só tem uma certeza: a de que o dia vai terminar em seu confortável apartamento, ao sabor de um bom vinho tinto.
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
A taça que virou febre
Para degustar seus rótulos caríssimos, Olivia sempre utiliza o mesmo modelo de taça, com design elegante, haste alongada e finíssima.
O bojo da taça foi pensado para, confortavelmente, ser abraçado pela mão (e sobre esse “abraço” já vamos falar mais adiante).
Assim que apareceram pela primeira vez em Scandal – durante a segunda temporada da série –, as taças Camille 23 oz.Red Wine se transformaram em objetos do desejo entre os milhares de fãs da trama.
O sucesso foi tão grande que as vendas quadruplicaram. O estoque chegou a se esgotar duas vezes. E a demanda, pelo jeito, continua: nas noites de quinta-feira, quando a série é exibida nos Estados Unidos, tweets seguidos revelam que essa fixação pelas taças está longe de acabar.
Feitas em cristal eslovaco, as taças Camille 23 oz.Red Wine são vendidas com exclusividade no site Crate and Barrel. A novidade é que o site passou a fazer entregas no Brasil.
Valor unitário dos mimos: US$ 13,95 + frete.
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
E no Brasil?
Como já foi dito neste post, os modelos de taças de vinho da Olivia Pope são exclusividade da Crate and Barrel. Mas aqui no Brasil, há modelos de taças na Amazon que se aproximam no formato. São igualmente de cristal. E os preços variam bastante entre os modelos:
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Quebrando regras
Para muitos sommeliers, o modelo da taça de Olivia Pope é um verdadeiro acinte. Pelas hastes finíssimas, que correm o risco de quebrar e são desconfortáveis ao toque (ou ao movimento de girá-la, para que o vinho exale seus aromas).
Pela boca, muito larga, que não faria as funções de uma taça para um Borgonha, por exemplo. E pelo bojo curto, entre alguns outros fatores.
Agora, repare na forma como Olivia Pope pega a taça, pelo bojo, contrariando as regras ditadas pelo mundo do vinho.
+ Profissionais negros no mercado do vinho
+ Guia para receber em casa e calcular quantidade de bebidas
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Os porquês
Só para recordar: o gesto tido como correto é o de segurar a taça pela haste. Quando se segura a taça pelo bojo (ou corpo), formam-se marcas de dedos no cristal, o que impede a correta observação dos aspectos visuais do vinho.
Também de acordo com as “regras”, segurar a taça pelo bojo pode provocar alterações na temperatura do vinho, comprometendo a perfeita apreciação de suas qualidades.
Quem não segura a taça pela haste tem a opção de pegá-la pela base, para girá-la com mais facilidade, fazendo o vinho liberar seus aromas (como fazem os degustadores).
Desculpe, mas em casa (a dois, a sós, à toa) sempre adorei segurar a taça de vinho tinto pelo bojo, sem formalidades nem poses. É assim que me sinto à vontade. É assim que curto meu vinho tinto.
Talvez por isso tenha me identificado tanto com o gesto de Olivia e o formato anatômico de suas taças. Também odeio regras e aquele papinho cansativo de enochato: “não pode isso, não pode aquilo”.
Mas em um mundo de regras, as interações de Olivia com vinhos são frequentemente julgadas pelos chamados entendedores. Foi o que fez, por exemplo, o crítico gastronômico do New York Times, Eric Asimov, que cravou:
“Olivia trata até mesmo os melhores vinhos como se fossem latas de cerveja”.
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Sede de quê?
Asimov critica o fato de a personagem não girar a taça e não sentir os aromas do vinho, como verdadeiros apreciadores fariam antes de prová-lo, mesmo sozinhos.
Embora eu discorde de Asimov em vários aspectos, dou o braço a torcer em outros. De fato, Olivia Pope muitas vezes recorre ao vinho para lidar com a própria ansiedade, aparentemente pelo efeito alcoólico.
O que, convenhamos, não combina com toda a filosofia envolvida na produção de um vinho.
Bem, talvez agora eu esteja me contradizendo. Afinal, cada um deve ser feliz à sua maneira com seu próprio vinho, seja lá como for.
E que Olivia seja feliz do jeito dela. Para desespero de Asimov que, imagino, deva ter pensado em cortar os pulsos ao constatar uma das harmonizações favoritas da heroína pós-moderna:
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021