Um dos nomes mais prestigiados da arquitetura internacional, o português Álvaro Siza Vieira tem uma intensa relação com o vinho. Em 2001, o arquiteto desenhou o novo cálice oficial do vinho do Porto – com dimensões maiores do que as tradicionais e recorte na haste para apoio do polegar. Foi o início de uma operação internacional correspondente à substituição das taças largas de Champagne pelas flûtes. Depois, em 2007, Siza assinou o projeto da primeira vinícola de autor de Portugal, a alentejana Adega Mayor, seguido pelo design do armazém de envelhecimento da Quinta do Portal, no Douro, em 2010.
Prêmios, ele coleciona aos montes. O mais importante foi o Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, em 1992. Pois agora é a vez de a Adega Mayor homenageá-lo com uma edição limitada do vinho Siza, um varietal de Alicante Bouschet com estágio de 20 meses em carvalho e apenas 2500 garrafas. Quem assina o rótulo – belíssimo, aliás – é o próprio.
Em tempo: ainda sobre o Pritzker, vale lembrar que outro português, Eduardo Souto de Moura, faturou o prêmio em 2011. E o aclamado holandês Rem Koolhaas, que projetou a Casa da Música, no Porto, foi premiado em 2000. Resultado: no norte português estão obras de três grandes arquitetos. Outro bom motivo, entre tantos, para visitar a região.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021