Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope

Olivia Pope não vive sem vinho
A atriz Kerry Washington, que interpreta Olivia Pope na série Scandal | Foto: divulgação/ABC

Como muitos(as) leitores(as) deste humilde blog, sou uma aficionada por várias séries da Netflix. Uma de minhas  favoritas é Scandal, criada por Shonda Rhimes, rumo à sexta temporada. Shonda é também a criadora de outras séries de sucesso, como How to Get Away with Murder e Grey’s Anatomy.

Originalmente exibida pela rede de televisão norte-americana ABC, a série mostra os altos e baixos na vida de Olivia Pope (Kerry Washington), ex-diretora de comunicações da Casa Branca, que criou a própria agência de gestão de crises, a Pope & Associates.

Ms. Pope é implacável ao resolver problemas alheios, mas falha com relação aos próprios dilemas. Sem contar que a moça nutre uma paixão cheia de idas e vindas com ninguém menos que o homem mais poderoso do mundo livre.

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Olivia Pope: paixão por Fitzgerald Grant III, presidente dos EUA | Foto: Kelsey-McNeal / ABC

Nem vou me estender sobre o mote da série porque se você chegou a este post, certamente já conhece os detalhes da história. Inclua-se aí o mais verdadeiro dos amores de Olivia (e aonde realmente quero chegar): o vinho.

Em sua rotina complicadíssima, Olivia sobe, Olivia desce, Olivia corre pra todo lado. E nesse ritmo maluco, a moça só tem uma certeza: a de que o dia vai terminar em seu confortável apartamento, ao sabor de um bom vinho tinto.

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope

Para degustar seus rótulos caríssimos, Olivia sempre utiliza o mesmo modelo de taça, com design elegante, haste alongada e finíssima.

O bojo da taça foi pensado para, confortavelmente, ser abraçado pela mão (e sobre esse “abraço” já vamos falar mais adiante).

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope

Assim que apareceram pela primeira vez em Scandal – durante a segunda temporada da série –, as taças Camille 23 oz.Red Wine se transformaram em objetos do desejo entre os milhares de fãs da trama.

O sucesso foi tão grande que as vendas quadruplicaram. O estoque chegou a se esgotar duas vezes. E a demanda, pelo jeito, continua: nas noites de quinta-feira, quando a série é exibida nos Estados Unidos, tweets seguidos revelam que essa fixação pelas taças está longe de acabar.

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Foto: reprodução/Twitter

Feitas em cristal eslovaco, as taças Camille 23 oz.Red Wine são vendidas com exclusividade no site Crate and Barrel. A novidade é que o site passou a fazer entregas no Brasil.

Valor unitário dos mimos: US$ 12,95 + frete.

QUEBRANDO REGRAS

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Foto: divulgação/ABC

Agora repare na forma como Olivia Pope pega a taça, pelo bojo, contrariando as regras ditadas pelo mundo do vinho.

Só para recordar: o gesto tido como correto é o de segurar a taça pela haste. Quando se segura a taça pelo bojo (ou corpo), formam-se marcas de dedos no cristal, o que impede a correta observação dos aspectos visuais do vinho.

Também de acordo com as “regras”, segurar a taça pelo bojo pode provocar alterações na temperatura do vinho, comprometendo a perfeita apreciação de suas qualidades.

Quem não segura a taça pela haste tem a opção de pegá-la pela base, para girá-la com mais facilidade, fazendo o vinho liberar seus aromas (como fazem os degustadores).

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Foto: divulgação/ABC

Desculpe, mas em casa (a dois, a sós, à toa) sempre adorei segurar a taça de vinho tinto pelo bojo, sem formalidades nem poses. É assim que me sinto à vontade. É assim que curto meu vinho tinto.

Talvez por isso tenha me identificado tanto com o gesto de Olivia e o formato anatômico de suas taças. Também odeio regras e aquele papinho cansativo de enochato: “não pode isso, não pode aquilo”.

Mas em um mundo de regras, as interações de Olivia com vinhos são frequentemente julgadas pelos chamados entendedores. Foi o que fez, por exemplo, o crítico gastronômico do New York Times, Eric Asimov, que cravou:

“Olivia trata até mesmo os melhores vinhos como se fossem latas de cerveja”.

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Foto: reprodução

Asimov critica o fato de a personagem não girar a taça e não sentir os aromas do vinho, como verdadeiros apreciadores fariam antes de prová-lo, mesmo sozinhos.

Embora eu discorde de Asimov em vários aspectos, dou o braço a torcer em outros. De fato, Olivia Pope muitas vezes recorre ao vinho para lidar com a própria ansiedade, aparentemente pelo efeito alcoólico.

O que, convenhamos, não combina com toda a filosofia envolvida na produção de um vinho.

Bem, talvez agora eu esteja me contradizendo. Afinal, cada um deve ser feliz à sua maneira com seu próprio vinho, seja lá como for.

E que Olivia seja feliz do jeito dela. Para desespero de Asimov que, imagino, deva ter pensado em cortar os pulsos ao constatar uma das harmonizações favoritas da heroína pós-moderna:

Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
The following two tabs change content below.
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Onde comprar as taças de vinho de Olivia Pope

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)