Wine bars em Lisboa | 2

Vestigius Wine Bar Lisboa

Belém, Alfama e Cais do Sodré. série sobre wine bars de Lisboa começa com indicações em três bairros icônicos da capital portuguesa.

Vamos a eles:

E N O T E C A  D E  B E L É M

Wine bars em Lisboa | 2
Nas prateleiras, rótulos de todas as regiões portuguesas (Foto: Reprodução/Facebook)

Enoteca de Belém fica escondida em uma travessa pertinho do Mosteiro dos Jerónimos e da Antiga Confeitaria de Belém (onde são preparados, desde 1837, os célebres pastéis de Belém). É uma espécie de segredo bem guardado, onde se tem uma das melhores experiências com vinhos na cidade.

Pra começar, não há carta de vinhos. E quer saber? É um dos charmes do lugar. As garrafas ficam expostas em prateleiras e os vinhos são escolhidos diretamente pelos rótulos, com a ajuda de binóculos oferecidos aos clientes (foto).

Wine bars em Lisboa | 2
Binóculos e pratos harmonizados (Fotos: Fernando Carriço e Reprodução/Facebook)

O lugar é bem pequeno, com capacidade para umas 20 pessoas, entre mesinhas e balcão (por isso, reservas são altamente recomendáveis).

Nas prateleiras há cerca de 80 opções de vinhos selecionados pelo sommelier Angelo Santos – de pequenos produtores e de vinícolas consagradas de Portugal, além de rótulos próprios. A maior parte sai por 22 euros a garrafa (e 4,50 a taça).

A gastronomia é outro ponto forte do lugar, com pratos criados pelo chef Ricardo Gonçalves, pensados especialmente para a harmonização, como o camarão com especiarias e pastel de abóbora e o peixe-galo com arroz negro, mexilhão e molho de açafrão.

Um fato bem bacana a destacar: na mesma travessa onde fica a enoteca, uma antiga capela abandonada foi transformada em galeria de arte contemporânea. Ali também foi montada uma oficina de joalheria. Esses três estabelecimentos integram um projeto muito legal, a Travessa da Ermida, que promove aspectos culturais e turísticos de Belém e Lisboa.

Enoteca de Belém
Travessa Marta Pinto, 10
Belém, Lisboa
Tel+351 21 363 1511

W I N E B A R   DO  C A S T E L O

Wine bars em Lisboa | 2
Ruelas em Alfama, onde fica o Winebar do Castelo (Foto: Reprodução/Facebook)

Não tenha dúvida de que erguer um brinde no bairro de Alfama, entre aquelas ruelas e casotas tão típicas, é uma grande ideia. A dica, neste caso, é caminhar até o pequeno Winebar do Castelo. É um lugar com ambiente simples, de paredes de pedra e mesas rústicas de madeira, vizinho do Castelo de São Jorge, daí o nome.

Wine bars em Lisboa | 2
Alguns exemplares raros e porções caprichadas (Foto: Reprodução/Facebook)

Para acompanhar os vinhos, nada de muita firula: apenas porções bem caprichadas contendo, por exemplo, queijos do Alentejo, embutidos bem curados e pães.

A carta é animadora, com mais de 150 rótulos de todas as regiões produtoras portuguesas e eventualmente alguns achados como o Niepoort Porto Colheita 1937 e algumas raridades, como uma garrafa de Madeira Terrantez 1795.

E apesar de esta ser uma área mais turística da cidade, os preços são OK.

Comece a conversar com os sommeliers da equipe e logo você vai perceber como são apaixonados pelo que fazem: Márcio (brasileiro!), Diogo Rui. Nuno, além de sommelier, é gerente e fundador do lugar.

Todos muito simpáticos e prontos a auxiliar com as melhores sugestões de vinhos.

Winebar do Castelo
Rua Bartolomeu de Gusmão, 11
Alfama, Lisboa
Tel:  +351 21 887 9093

Leia também:

+ O excelente momento dos vinhos portugueses é o melhor motivo para conhecer os wine bars de Lisboa

+ Os melhores wine bars da região do Bairro Alto/Chiado

V E S T I G I U S

A foto escandalosamente bonita lá em cima, abrindo este post, é do Vestigius. O ambiente é um dos diferenciais do lugar e, se você quiser entrar no clima, comece assistindo ao vídeo:

A região onde o Vestigius está instalado, o Cais do Sodré, é uma das mais agitadas de Lisboa atualmente, onde ficam o LX Factory e o Mercado da Ribeira.

A proposta vai um pouco além de ser um wine bar: as paredes fazem as vezes de galeria de arte e há um espaço dedicado para apresentações de jazz e shows de humor.

Wine bars em Lisboa | 2
Vista para o Tejo, descontração e porções (Foto: Reprodução/Facebook)

A carta de vinhos é diversificada, com mais de 200 rótulos de todas as regiões portuguesas e também importados. Também faz sucesso a carta de Gins, com 100 opções.

Recomendo começar com uma pedra mista de queijos e enchidos (embutidos) e optar por um dos modelos prontos de degustação. Há três modalidades:

  • Os Estilos de Portugal
    1 branco, 1 tinto, 1 rosé, 1 espumante e 1 fortificado
    Mínimo: 2 pessoas
  • Monocastas de Orgulho
    1 Alvarinho, 1 Encruzado, 1 Touriga Nacional e 1 Baga
    Mínimo: 4 pessoas
  • Fortificados com História
    1 Porto Branco Seco, 1 Porto Tawny Datado, 1 Porto LBV, 1 Madeira Datado e 1 Moscatel de Setúbal Datado
    Mínimo: 4 Pessoas

E ainda que você não queira entrar no ritual da degustação, vale passar um fim de tarde no terraço (debruçado para o Tejo) e deixe o tempo passar ao sabor de um bom Vinho Verde.

Vestigius
Rua da Cintura do Porto de Lisboa,
Caís do Sodré – Arm. A17
Tel: +351 218 203 320

No próximo post, trago indicações de wine bars da região do Chiado/Bairro Alto. Até mais!

Passeios em Lisboa com a Ticketbar

LOCALIZAÇÃO DOS WINEBARS 

The following two tabs change content below.
Wine bars em Lisboa | 2
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Wine bars em Lisboa | 2

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)