Crepes de chocolate

Crepes de Chocolate com apenas 4 Ingredientes®

Esta receita de crepes de chocolate é muito fácil de preparar. De origem bretã (noroeste da França), as crêpes não apenas se espalharam pelo mundo em sua versão clássica, como também encontram variações como as blinis, na Rússia, as tortillas, no México, as dosas, na Índia e as típicas pancakes norte-americanas, estas últimas com massa aerada e alta.

Voltando à Bretanha, na França, conta-se que nos tempos medievais os camponeses tinham o hábito de preparar crepes para os senhores feudais como demonstração de lealdade.

Eis aqui uma forma muito fácil de prepará-las.

Vale lembrar que o recheio pode ser substituído pela velha e boa Nutella, uma rica e vistosa geleia de frutas, o clássico marrom glacê e outros ingredientes que sua criatividade sugerir.

Crepes de chocolate

CREPES DE CHOCOLATE
(4 unidades)

4 INGREDIENTES®:
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento

160 g de chocolate meio-amargo

PREPARO
 
1. Leve a farinha a uma tigela. Adicione o ovo.

Crepes de chocolate

2. Em seguida, acrescente o leite e uma xícara (chá) de água. Mexa com a ajuda de um fouet ou uma colher de pau…

Crepes de chocolate

… até ficar uniforme. Assim:

Crepes de chocolate

3. Aqueça uma panquequeira ou frigideira antiaderente, untada com um pouquinho (pouquinho mesmo) de manteiga. Despeje a massa e espalhe sobre a superfície da panquequeira com a ajuda de uma concha. Não exagere na quantidade!

Crepes de chocolate

4. Embora a massa dos crepes não cresça, ela começa a apresentar esses furinhos. Preste atenção. Assim que essa parte mais líquida ao centro ficar cozida, igual à borda…

Crepes de chocolate

… é hora da grande virada! Se não tiver prática, tenha calma: vire a massa com a ajuda de uma espátula, com jeitinho. A massa já vai estar mais consistente, não é difícil, acredite.

Crepes de chocolate

5. Virou! Veja como fica dourada e linda! Agora é só aguardar uns segundinhos. O outro lado não vai ficar, assim,  tão dourado, mas é normal. Cuidado para não deixar queimar!

Crepes de chocolate

6. Para rechear, utilize o chocolate meio-amargo, previamente derretido em banho-maria ou microondas.

Crepes de chocolate

7. A tentação é grande mas procure não exagerar na quantidade de recheio. Espalhe com a ajuda de uma faca, colher ou espátula.

Crepes de chocolate

8. Dobre a massa em triângulos. Assim:

Crepes de chocolate

9. Se preferir, finalize com um pouco de açúcar (pode ser de confeiteiro)…

Crepes de chocolate

… e sirva com mais um bocadinho de chocolate derretido. Estão prontas! 

Crepes de chocolate

The following two tabs change content below.
Crepes de chocolate
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Crepes de chocolate

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)