Boa notícia: a partir de julho de 2016, portadores de passaporte brasileiro terão acesso à passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. A novidade foi anunciada pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves.
Hoje, apenas cidadãos portugueses e do conjunto da União Europeia podem utilizar o sistema Rapid (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente). Além dos brasileiros, cidadãos da Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Canadá e Estados Unidos terão direito a utilizar o sistema, que realiza a leitura dos passaportes sem intervenção humana direta.
De acordo com a diretora, são nacionalidades isentas de visto, cujos certificados técnicos podem ser adaptados para o Rapid, proporcionando o cruzamento e a consulta às bases de dado necessárias em âmbito nacional e internacional.
A novidade vai agilizar, inclusive, as conexões para voos com destino a outros países da União Europeia, exceto Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021