Pouco se fala sobre o Piauí quando o assunto é turismo. Mas o estado, embora não ofereça boa estrutura voltada para esse setor, conta com locais interessantíssimos. Um deles é o Parque Nacional Serra da Capivara, do qual todo brasileiro deve se orgulhar. A foto que abre o post é o do museu local.
Mas o maior museu fica a céu aberto e reúne mais de 900 sítios arqueológicos. Ali foram encontrados objetos e pinturas rupestres – os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano, que datariam de cem mil anos atrás.
O lugar tem beleza rústica e especial, que atinge seu ápice no período das chuvas, quando a paisagem da caatinga, de galhos retorcidos e raízes profundas, fica ainda mais verde e ganha o colorido das flores.
É bom lembrar que a estrada de Teresina para a cidade de São Raimundo Nonato, ponto de partida para o Parque, não é nada boa. Aliás, sendo o caminho para um tesouro arqueológico, a estrada merecia mais carinho por parte do Governo. Os hotéis locais também deixam a desejar. Mas é o preço que se paga – pelo menos por enquanto – para conhecer esse lugar incrível, declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.
Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)
- Tenuta Il Palagio: os vinhos produzidos por Sting na Toscana - 2 de outubro de 2021
- A famosa receita do espaguete ao pesto de salsa de Sophia Loren - 20 de setembro de 2021
- Uruguai: 8 experiências com vinhos na região de Montevidéu - 17 de setembro de 2021