Afinal de contas: é cidra ou sidra?

Como se escreve: cidra ou sidra?
Getty Images

Hoje li um artigo sobre as tendências para o mercado do vinho em 2017, na versão brasileira do site de um grande veículo internacional. Logo no início do texto, encontrei a palavra “cidra” (escrita assim mesmo, com a letra “c”), utilizada para designar a bebida alcoólica feita a partir do suco fermentado de maçã. Cidra ou sidra? Será que o autor sabe a diferença entre os dois termos?

Daí para frente, deparei com outras inconsistências no texto e decidi migrar, ainda na metade da leitura, para a versão original, em inglês, assinada pela ótima Elin McCoy.

Devo admitir que a experiência foi muito mais confortável (e confiável).

Infelizmente, essa confusão entre os dois termos, se é cidra ou sidra, é recorrente: até  mesmo revistas e vários blogueiros influentes no mundo do vinho e da gastronomia se equivocam ao utilizá-los.

+ Vai viajar? Confira este post sobre com o checklist para arrumar a mala 

Embed from Getty Images

.
Obviamente, não vem ao caso dar nome aos bois, porque estou longe de querer fazer o papel de algoz dos colegas. Mas acredito que esta seja uma boa oportunidade para esclarecer, neste Gourmet Viajante, a diferença entre os dois termos.

Afinal de contas, como se escreve: cidra ou sidra?

Bem, vamos lá.

Quando a ideia for mencionar o fruto da cidreira (Citrus medica), o correto é utilizarmos o termo “cidra”, que nada tem a ver com a maçã. Esse fruto cítrico, aliás, é também conhecido como pomelo e se assemelha a um limão maior.

Embed from Getty Images

.Já se o objetivo for se referir à bebida alcoólica produzida a partir do suco fermentado de maçã, o correto é grafar “sidra”.

Embed from Getty Images

.
O termo deriva do latim sicĕra, que vem a significar “bebida fermentada” (não aplicável ao vinho).

É bom esclarecer, também, que no Brasil a sidra genuína é praticamente desconhecida. Muitos brasileiros acabam associando o termo à bebida alcoólica doce e gaseificada de qualidade questionável, amplamente consumida por aqui nas festas de fim de ano.

Uma pena, já que boas sidras são uma alternativa refrescante à cerveja durante o verão. Têm baixo teor alcoólico (comumente entre 3% e 8%) e estão disponíveis em vários estilos e níveis de complexidade: das mais secas, àquelas que combinam maçãs doces e ácidas.

Há também as safradas, as envelhecidas em cave, e por aí vai.

A diversão não termina.

Embed from Getty Images

..
Hoje, a maior parte da produção de sidra se concentra no Reino Unido – que além de maior produtor é também o maior consumidor mundial da bebida –, além do País Basco, Normandia e Bretanha.

Na Bretanha, aliás, o hábito é consumir a sidra em xícaras.

Embed from Getty Images
Nos..
Nos Estados Unidos, a sidra nunca fez tanto sucesso como agora.
.
O consumo entre os norte-americanos é o que apresenta o maior crescimento entre as bebidas alcoólicas desde 2013, ultrapassando até mesmo o aumento do interesse pelas cervejas artesanais.
 .
ONDE ENCONTRAR BOAS SIDRAS NO BRASIL
.
Tenho saudades do extinto restaurante Le Petit Trou, no bairro paulistano de Pinheiros, comandado pelo músico Edgard Scandurra e o chef Luiz Emanuel. Era uma delícia, um lugar que prestigiava a boa cozinha bretã e tinha rótulos bem interessantes de sidras.
.
Saudosismos à parte, nem tudo está perdido. A revista VejaSP listou alguns lugares na capital paulista onde é possível provar boas opções de sidras.
.
Também há vários sites que disponibilizam rótulos de diferentes estilos e nacionalidades de sidras e entregam para todo o Brasil, como a WBeerMistralCervejaStore e de la Croix.
.
 Vamos lá, que tal dar uma chance à sidra? 😉
The following two tabs change content below.
Afinal de contas: é cidra ou sidra?
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Afinal de contas: é cidra ou sidra?

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)