Oktoberfest em São Paulo

Oktoberfest Paulaner
Foto divulgação

Canecas ao alto! No próximo fim de semana, vai ter Oktoberfest em São Paulo, com direito à estrutura de tendas da festa original, em Munique, e 25 mil litros de cerveja.

A iniciativa é da Paulaner, uma das seis cervejarias que fornecem a bebida para a Oktoberfest em Munique – que, por sinal, começa em setembro, e não em outubro, como o nome indica.

Oktoberfest em São Paulo
Foto: divulgação

As tendas já estão sendo montadas no Esporte Clube Pinheiros (Jardim Europa), para receber um público estimado em 5 mil pessoas nos dois dias de evento (14 e 15 de outubro).

É a primeira vez que a Paulaner traz a estrutura da festa original para o Brasil

A proposta da cervejaria é reproduzir para o público paulistano o formato das festividades na Alemanha, com pratos e quitutes bávaros, música e dança folclórica, e uma programação animada por bandas e DJs.

Oktoberfest em São Paulo
Foto divulgação

Embora a Paulaner produza 15 tipos de cerveja, apenas um deles é servido no evento, o Oktoberfest. Aliás, em Munique nem é hábito se referir à bebida simplesmente como cerveja, mas como Oktoberfestbier. É uma cerveja sazonal, cuja principal referência de produção é o estilo Märzen (que em alemão significa março).

Mas espera!

Outubro, setembro, março…

Afinal, qual a ligação entre esses três meses e por que o evento em Munique se chama Oktoberfest (festa de outubro), se acontece em setembro?

Bom, vamos lá:

OUTUBRO

O nome Oktoberfest vem da festa que deu origem ao evento atual: o casamento do príncipe Lodwig, que seria o rei da Baviera, com a princesa Therese da Saxônia, em outubro de 1810.

Foi uma grande festa aberta ao público, teve corrida de cavalos e a animação foi tão grande que o evento passou a ser repetido nos anos seguintes.

Oktoberfest em São Paulo
Pintura retrata a Oktoberfest em 1823 Imagem: Germany.info

Com o tempo, barracas começaram a ser montadas para atender a um número cada vez mais expressivo de turistas. E a Oktoberfest acabou se tornando o maior evento de cervejas do planeta.

Detalhe: a cerveja só seria liberada na Oktoberfest em 1918.

SETEMBRO

Em Munique, onde a Oktoberfest é também conhecida como Wiesn, as festividades passaram a acontecer a partir da metade do mês de setembro por uma questão climática: o evento foi adiantado para um período com dias mais quentes e menor probabilidade de chuva.

Neste ano de 2016, por exemplo, a festa aconteceu entre 17 de setembro e 3 de outubro.

MARÇO

Séculos atrás, as cervejas eram produzidas apenas durante os meses frios. Como não existia refrigeração, era grande o risco de contaminação por bactérias no calor.

Sendo assim, a produção cervejeira começava no outono, para dar conta do consumo até a primavera. E no mês de março, acontecia o pico de produção para o consumo nos meses quentes, gerando uma cerveja um pouco mais alcoólica, de cor marrom, com presença pronunciada de malte.

A produção, então, era suspensa, para ser retomada no outono.

O estilo ganhou o nome de Märzen e, por muito tempo, foi servido na Oktoberfest, virando praticamente sinônimo do evento

Na década de 1970, a Paulaner criou um estilo alternativo para as festividades, de corpo mais leve e cor mais clara, preservando a forte presença do malte.

E em 1990, o “Oktoberfest” passou a ser o estilo predominante no evento.

Oktoberfest em São Paulo
Foto: divulgação

A CERVEJA DO EVENTO

De cor dourado profundo, equilibra harmoniosamente o dulçor do malte ao sabor do lúpulo. É um pouco mais forte que uma Lager tradicional, mas o alto grau de fermentação a torna particularmente fácil de beber. Apresenta aromas delicados de lúpulo e ótima formação de espuma, com boa persistência. O volume alcoólico é de 6%.

Os ingressos para a Oktoberfest em São Paulo vão de R$ 90,00 (pista) a R$ 400,00 (camarote all inclusive).

Até a publicação deste post, ainda havia lugares na pista e nos camarotes para sexta-feira.

Para o sábado, os ingressos na pista já estão esgotados, mas ainda há vagas nos camarotes.

1º OKTOBERFEST PAULANER BRASIL
Onde: Esporte Clube Pinheiros – Rua Tucumã, 142, Jd Europa, São Paulo.
Quando: Sexta e sábado, 14 e 15 de outubro/2016.
Ingressos: Ticket360.com.br

The following two tabs change content below.
Oktoberfest em São Paulo
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Oktoberfest em São Paulo

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)