Chocolate

Os chocólatras vão ao delírio com as cenas do filme Chocolate (Chocolat, 2000), estrelado por Juliette Binoche (Vianne) e Jonny Depp (Roux).

(atenção: contém spoiler)

Bem resumidamente, uma jovem mãe solteira e sua filha de seis anos vão morar na cidade francesa (fictícia) de Lansquenet-sous-Tannes. Ao abrir uma chocolataria bem em frente à igreja, Vianne desafia os padrões locais até, claro, conquistar o paladar dos antes resistentes à “tentação”.

A especialidade de Vianne é um poderoso chocolate quente com toque levemente picante.

A cena  acima retrata os preparativos para uma festa e destaca outras delícias preparadas com chocolate. Ao fim, o austero conde de Paul de Reynaud (Alfred Molina) se acaba nas delícias que tanto condenara.

Curiosidade: as externas foram rodadas em Flavigny, um vilarejo francês do séc. X. Como não há rio na cidade, as cenas com água foram filmadas na Inglaterra.

O mais inusitado é saber que Johnny Deep não gosta de chocolate – e sofreu um bocado para gravar as cenas em que comia bombons (quem entregou foi a própria Juliette Binoche em uma entrevista ao The Hollywood Reporter).

O filme foi inspirado no livro homônimo de  Joanne Harris, que conta com uma edição em português:

Chocolate

CHOCOLAT (comprar no Submarino)
Joanne Harris
(Ed Rocco, 320 págs)

No livro, a história é contada, alternadamente, por Vianne e por Reynaud, que revelam, aos poucos, o que viveram no passado e o que os levou a construir as personalidades que tanto influenciam quem está a seu redor.
Tanto Vianne quanto Reynaud exercem o poder através do misticismo, seja pela religiosidade ou pela feitiçaria, que a nova moradora de Lansquenet aprendeu com a mãe.
O saboroso estilo de Joanne Harris descreve as fragrâncias que invadem Lanquesnet e que definem as características de cada personagem. E refletem sobre o desafio enfrentado por uma mulher em busca do sucesso profissional, do romance, da realização na maternidade e, principalmente, de vivenciar a liberdade.

The following two tabs change content below.
Chocolate
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Chocolate

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)