Wine bars em Lisboa | 2

Vestigius Wine Bar Lisboa

Belém, Alfama e Cais do Sodré. série sobre wine bars de Lisboa começa com indicações em três bairros icônicos da capital portuguesa.

Vamos a eles:

E N O T E C A  D E  B E L É M

Wine bars em Lisboa | 2
Nas prateleiras, rótulos de todas as regiões portuguesas (Foto: Reprodução/Facebook)

Enoteca de Belém fica escondida em uma travessa pertinho do Mosteiro dos Jerónimos e da Antiga Confeitaria de Belém (onde são preparados, desde 1837, os célebres pastéis de Belém). É uma espécie de segredo bem guardado, onde se tem uma das melhores experiências com vinhos na cidade.

Pra começar, não há carta de vinhos. E quer saber? É um dos charmes do lugar. As garrafas ficam expostas em prateleiras e os vinhos são escolhidos diretamente pelos rótulos, com a ajuda de binóculos oferecidos aos clientes (foto).

Wine bars em Lisboa | 2
Binóculos e pratos harmonizados (Fotos: Fernando Carriço e Reprodução/Facebook)

O lugar é bem pequeno, com capacidade para umas 20 pessoas, entre mesinhas e balcão (por isso, reservas são altamente recomendáveis).

Nas prateleiras há cerca de 80 opções de vinhos selecionados pelo sommelier Angelo Santos – de pequenos produtores e de vinícolas consagradas de Portugal, além de rótulos próprios. A maior parte sai por 22 euros a garrafa (e 4,50 a taça).

A gastronomia é outro ponto forte do lugar, com pratos criados pelo chef Ricardo Gonçalves, pensados especialmente para a harmonização, como o camarão com especiarias e pastel de abóbora e o peixe-galo com arroz negro, mexilhão e molho de açafrão.

Um fato bem bacana a destacar: na mesma travessa onde fica a enoteca, uma antiga capela abandonada foi transformada em galeria de arte contemporânea. Ali também foi montada uma oficina de joalheria. Esses três estabelecimentos integram um projeto muito legal, a Travessa da Ermida, que promove aspectos culturais e turísticos de Belém e Lisboa.

Enoteca de Belém
Travessa Marta Pinto, 10
Belém, Lisboa
Tel+351 21 363 1511

W I N E B A R   DO  C A S T E L O

Wine bars em Lisboa | 2
Ruelas em Alfama, onde fica o Winebar do Castelo (Foto: Reprodução/Facebook)

Não tenha dúvida de que erguer um brinde no bairro de Alfama, entre aquelas ruelas e casotas tão típicas, é uma grande ideia. A dica, neste caso, é caminhar até o pequeno Winebar do Castelo. É um lugar com ambiente simples, de paredes de pedra e mesas rústicas de madeira, vizinho do Castelo de São Jorge, daí o nome.

Wine bars em Lisboa | 2
Alguns exemplares raros e porções caprichadas (Foto: Reprodução/Facebook)

Para acompanhar os vinhos, nada de muita firula: apenas porções bem caprichadas contendo, por exemplo, queijos do Alentejo, embutidos bem curados e pães.

A carta é animadora, com mais de 150 rótulos de todas as regiões produtoras portuguesas e eventualmente alguns achados como o Niepoort Porto Colheita 1937 e algumas raridades, como uma garrafa de Madeira Terrantez 1795.

E apesar de esta ser uma área mais turística da cidade, os preços são OK.

Comece a conversar com os sommeliers da equipe e logo você vai perceber como são apaixonados pelo que fazem: Márcio (brasileiro!), Diogo Rui. Nuno, além de sommelier, é gerente e fundador do lugar.

Todos muito simpáticos e prontos a auxiliar com as melhores sugestões de vinhos.

Winebar do Castelo
Rua Bartolomeu de Gusmão, 11
Alfama, Lisboa
Tel:  +351 21 887 9093

Leia também:

+ O excelente momento dos vinhos portugueses é o melhor motivo para conhecer os wine bars de Lisboa

+ Os melhores wine bars da região do Bairro Alto/Chiado

V E S T I G I U S

A foto escandalosamente bonita lá em cima, abrindo este post, é do Vestigius. O ambiente é um dos diferenciais do lugar e, se você quiser entrar no clima, comece assistindo ao vídeo:

https://youtu.be/yG1aA47yTE0

A região onde o Vestigius está instalado, o Cais do Sodré, é uma das mais agitadas de Lisboa atualmente, onde ficam o LX Factory e o Mercado da Ribeira.

A proposta vai um pouco além de ser um wine bar: as paredes fazem as vezes de galeria de arte e há um espaço dedicado para apresentações de jazz e shows de humor.

Wine bars em Lisboa | 2
Vista para o Tejo, descontração e porções (Foto: Reprodução/Facebook)

A carta de vinhos é diversificada, com mais de 200 rótulos de todas as regiões portuguesas e também importados. Também faz sucesso a carta de Gins, com 100 opções.

Recomendo começar com uma pedra mista de queijos e enchidos (embutidos) e optar por um dos modelos prontos de degustação. Há três modalidades:

  • Os Estilos de Portugal
    1 branco, 1 tinto, 1 rosé, 1 espumante e 1 fortificado
    Mínimo: 2 pessoas
  • Monocastas de Orgulho
    1 Alvarinho, 1 Encruzado, 1 Touriga Nacional e 1 Baga
    Mínimo: 4 pessoas
  • Fortificados com História
    1 Porto Branco Seco, 1 Porto Tawny Datado, 1 Porto LBV, 1 Madeira Datado e 1 Moscatel de Setúbal Datado
    Mínimo: 4 Pessoas

E ainda que você não queira entrar no ritual da degustação, vale passar um fim de tarde no terraço (debruçado para o Tejo) e deixe o tempo passar ao sabor de um bom Vinho Verde.

Vestigius
Rua da Cintura do Porto de Lisboa,
Caís do Sodré – Arm. A17
Tel: +351 218 203 320

No próximo post, trago indicações de wine bars da região do Chiado/Bairro Alto. Até mais!

Passeios em Lisboa com a Ticketbar

LOCALIZAÇÃO DOS WINEBARS 

The following two tabs change content below.
Wine bars em Lisboa | 2
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, não recusa uma taça de um bom Syrah. Editora de Estilo da revista ISTOÉ Dinheiro, foi diretora de redação da revista WINE, crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo São Paulo e TV Cultura.
Wine bars em Lisboa | 2

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)

More from Luciana Lancellotti
Profissionais negros no mercado do vinho
Saiu nos Estados Unidos uma das edições da Wine Enthusiast mais aguardadas...
Read More
0 replies on “Wine bars em Lisboa | 2”