Aulas na Toscana

Badia a Coltibuono

A 500 metros de altitude, na região da Toscana,  localiza-se  a Badia a Coltibuono, uma das mais importantes produtoras de vinhos do Chianti. O lugar abrigou, originalmente, um mosteiro, fundado em 1501 por padres beneditinos, que funcionou até o ano de 1810.  Pouco tempo depois,  a propriedade foi comprada pela família Stucchi Prinetti. Os descendentes são os proprietários até hoje.

A Badia abriga o primeiro hotel dedicado ao vinho na região. É um  lugar cercado por história e por jardins no estilo italiano, com direito a um restaurante inspirador e mesas ao ar livre. Uma ótima oportunidade para mergulhar no estilo de hospitalidade local e apreciar os sabores toscanos, dos pães aos doces.

Alunos dos cursos de três ou cinco dias podem se hospedar na Badia, que tem quartos bem confortáveis.

O lugar ainda promove cursos de culinária típica toscana, ministrados sempre de março  a novembro,  com duração de um, três ou cinco dias. No curso de três dias, por exemplo, aprende-se a preparar um menu completo. As aulas, práticas, foram criadas há mais de 20 anos por Lorenza de Medici, casada com um dos proprietários – uma respeitada autora de livros  de culinária toscana. O comando das aulas fica a cargo do filho da escritora, Guido Stucchi-Prinetti.

Em tempo: é possível, também, visitar as vinhas e a adega – no lugar são promovidas várias degustações. E não custa lembrar que o restaurante local é aberto, também, a quem não é hóspede.

Badia a Coltibuono
53013 Gaiole in Chianti (SI)
Itália
Tel. (+39) 0577 744832

The following two tabs change content below.
Aulas na Toscana
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Aulas na Toscana

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)