Serra da Capivara, Piauí

Museu na Serra da Capivara
Um verdadeiro museu a céu aberto que reúne mais de 900 sítios arqueológicos, com os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano.

Pouco se fala sobre o Piauí quando o assunto é turismo. Mas o estado, embora não ofereça boa estrutura voltada para esse setor, conta com locais interessantíssimos. Um deles é o Parque Nacional Serra da Capivara, do qual todo brasileiro deve se orgulhar. A foto que abre o post é o do museu local.

Mas o maior museu fica a céu aberto e reúne mais de 900 sítios arqueológicos. Ali foram encontrados objetos e pinturas rupestres – os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano, que datariam de cem mil anos atrás.

O lugar tem beleza rústica e especial, que atinge seu ápice no período das chuvas, quando a paisagem da caatinga, de galhos retorcidos e raízes profundas, fica ainda mais verde e ganha o colorido das flores.

É bom lembrar que a estrada de Teresina para a cidade de São Raimundo Nonato, ponto de partida para o Parque, não é nada boa. Aliás, sendo o caminho para um tesouro arqueológico, a estrada merecia mais carinho por parte do Governo. Os hotéis locais também deixam a desejar. Mas é o preço que se paga – pelo menos por enquanto – para conhecer esse lugar incrível, declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.

The following two tabs change content below.
Serra da Capivara, Piauí
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem, atualmente diretora de redação da revista Wine.com.br, publicação sobre vinhos de maior tiragem do Brasil. Foi crítica de restaurantes da revista Playboy, repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Serra da Capivara, Piauí

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)