Pudim de Pão

Faz bastante tempo que venho pondo em prática uma versão de pudim de pão que foge da tradicional. A textura é mais homogênea e o s De tanto pedirem minha receita, achei que seria o momento de dividi-la. Pode-se utilizar uma assadeira média com furo no centro, ou então forminhas individuais. Vamos lá.

Pudim de Pão

PUDIM DE PÃO
(8 porções)

4 INGREDIENTES:

5 fatias de pão de forma de passas e canela (costumo usar Wickbold ou Nutrella)
750 ml de leite
2 xícaras (chá) de açúcar cristal (1 para o pudim, outra para caramelizar a assadeira)
3 ovos

PREPARO

1. Comece a preparar o pudim de pão 4 Ingredientes® pré-aquecendo o forno a 180ºC.  Divida o açúcar em duas partes iguais: com uma das metades, caramelize uma forma com 20 cm de diâmetro com furo no centro. Ou use várias forminhas. Nunca é demais lembrar que todo cuidado é pouco na hora de caramelizar o açúcar, que atinge altíssimas temperaturas quando aquecido. Reserve.

Pudim de Pão

2. Bata bem, no liquidificador,  o leite, a outra xícara de açúcar e os ovos:

Pudim de Pão

3. Adicione, uma a uma, as fatias de pão de forma em pedaços, batendo bem,  até que o líquido fique homogêneo:

Pudim de Pão

4. Despeje o líquido sobre a assadeira (ou forminhas) e leve ao forno, em banho-maria, por cerca de 40 minutos, ou até que o pudim esteja consistente.

Pudim de Pão

5. A dica para desenformá-lo corretamente é levá-lo, já frio, à geladeira para que ganhe consistência ainda mais firme (uma hora é suficiente). Depois, aqueça a assadeira levemente em fogo brando, por 20 segundos.  Passe uma faca ao redor da borda para soltar o pudim. Desenforme e sirva.

Pudim de Pão

Se quiser dar uma dose extra de charme ao seu pudim de pão, polvilhe a superfície com uma camada finíssima de açúcar segundos antes de servi-lo. Complete com um maçarico, dando um troque brûlée.

Pudim de Pão

The following two tabs change content below.
Pudim de Pão
Jornalista e consultora nas áreas de gastronomia e viagem. Foi diretora de redação de publicações especializadas como Wine.com.br e Meridiani, e crítica de restaurantes da revista Playboy, além de repórter e apresentadora na Rede Globo, Record e TV Cultura.
Pudim de Pão

Latest posts by Luciana Lancellotti (see all)